PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza monitoramento do Rio Azuis

O objetivo é coletar dados precisos para medir a vazão anual do rio, além de monitorar se a seca que atinge a região Sudeste do Tocantins afeta o seu corpo hídrico.

Publicado em

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza pela primeira vez a medição de vazão e qualidade da água do Rio Azuis, considerado uns dos menores do mundo por ter apenas 143 metros de extensão e derramar 0,5 m³ (metros cúbicos) de água por segundo. A coleta ocorre nesta semana e será realizada pela equipe técnica de hidrometeorologia da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

 

O objetivo é coletar dados precisos para medir a vazão anual do rio, além de monitorar se a seca que atinge a região Sudeste do Tocantins afeta o seu corpo hídrico. Recentemente, os técnicos estiveram no Rio Azuis para realizar uma vistoria prévia.

 

Para realizar o trabalho de campo serão utilizados os novos equipamentos adquiridos pela Semarh, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), incluindo sondas multiparâmetro, que enviam os dados para as 31 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) distribuídas em pontos estratégicos do estado.

 

O gerente de Hidrometeorologia, Lorenzo Rigo Holsbach, ressalta que as novas ações para conhecer as bacias hidrográficas do Tocantins fazem parte do plano estratégico da Semarh. “É importante conhecermos o que temos para realizarmos um monitoramente de quantidade e qualidade eficiente”, afirma.

Leia Também:  UFT oferta disciplina sobre sofrimento mental na universidade

 

Rio Azuis

 

O rio está situado às margens da rodovia TO-110, bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga. Com uma extensão de apenas 143 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book. Possui uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo, com águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela beleza marcante.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Comitiva do GT participa da Cavalgada 2023 de Formoso do Araguaia

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Sindifiscal solicita apoio para reforço policial nos postos de fiscalização

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA