PALMAS

CIDADES

Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza monitoramento do Rio Azuis

O objetivo é coletar dados precisos para medir a vazão anual do rio, além de monitorar se a seca que atinge a região Sudeste do Tocantins afeta o seu corpo hídrico.

Publicado em

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza pela primeira vez a medição de vazão e qualidade da água do Rio Azuis, considerado uns dos menores do mundo por ter apenas 143 metros de extensão e derramar 0,5 m³ (metros cúbicos) de água por segundo. A coleta ocorre nesta semana e será realizada pela equipe técnica de hidrometeorologia da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

 

O objetivo é coletar dados precisos para medir a vazão anual do rio, além de monitorar se a seca que atinge a região Sudeste do Tocantins afeta o seu corpo hídrico. Recentemente, os técnicos estiveram no Rio Azuis para realizar uma vistoria prévia.

 

Para realizar o trabalho de campo serão utilizados os novos equipamentos adquiridos pela Semarh, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), incluindo sondas multiparâmetro, que enviam os dados para as 31 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) distribuídas em pontos estratégicos do estado.

 

O gerente de Hidrometeorologia, Lorenzo Rigo Holsbach, ressalta que as novas ações para conhecer as bacias hidrográficas do Tocantins fazem parte do plano estratégico da Semarh. “É importante conhecermos o que temos para realizarmos um monitoramente de quantidade e qualidade eficiente”, afirma.

Leia Também:  Vereador Jair Souza defende melhorias na área de infraestrutura de Gurupi

 

Rio Azuis

 

O rio está situado às margens da rodovia TO-110, bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga. Com uma extensão de apenas 143 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book. Possui uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo, com águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela beleza marcante.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Prefeitura pede à Justiça Estadual que Estado faça escolta de caminhões com combustíveis para Palmas

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA