PALMAS

CIDADES

Secretários de Saúde definem implantação de leitos de UTI Pediátrica em Araguaína

Musafir e o secretário municipal de Saúde de Araguaína, Jean Luís, apresentaram nesta quarta-feira, a proposta para implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica na cidade.

Publicado em

Buscando atender a demanda de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica em Araguaína, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e o secretário municipal de Saúde de Araguaína, Jean Luís Coutinho Santos, uniram esforços e apresentaram nesta quarta-feira, 3, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins, em Araguaína, a proposta para implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica  na cidade.

 

Durante a reunião foram apresentados a planta e um vídeo com o projeto que prevê leitos de isolamento e  leitos de transição, sala de acolhimento familiar e toda a infraestrutura técnica exigida para oferecer a qualidade e a segurança necessária aos pacientes futuramente assistidos.

O Município de Araguaína se incumbiu da reforma e ampliação do espaço disponibilizado no Hospital Municipal Eduardo Medrado, enquanto o Estado se encarregará dos equipamentos.  Com relação à manutenção e custeio,  estes seguirão a normatização do Sistema Único de Saúde (SUS), ficando estabelecidos os percentuais de custeio de 25% para o Estado, 25% para o município e 50% oriundos do Ministério da Saúde.

Leia Também:  Defesa Civil divulga informações do boletim meteorológico sobre o tempo no feriado

“Esse é um projeto prioritário do governador Marcelo Miranda e estamos formatando este  trabalho em conjunto com o Ministério da Saúde e  Secretaria   de Saúde de Araguaína. Infelizmente existem fatores externos e a burocracia. Temos que seguir a legislação para aquisição dos equipamentos, atender às resoluções e normativas da Anvisa para a segurança do paciente   e reformar o ambiente, além de remanejar  e treinar o  pessoal. Mas tudo isso já está sendo trabalhado para que os leitos entrem em funcionamento o mais breve possível”, disse o secretário Marcos Musafir.

 

“Analisamos e definimos a reforma do local para implantação de dez leitos porque isso vai melhorar o atendimento às crianças de toda a região. Vamos fazer a ampliação que deve ser finalizada no prazo aproximado de cinco meses e a Saúde do Estado vai comprar os equipamentos necessários. Vamos  fazer a UTI Pediátrica mais moderna do Brasil, com ambiente agradável para melhor recuperação dos pacientes”, afirmou Jean Luís Coutinho Santos, secretário de Saúde de Araguaína.

 

Na ocasião, ficou acordado que no prazo de três meses os gestores participarão de uma nova reunião para informar a sociedade sobre o andamento da implantação dos leitos. Para um dos representantes da Associação Mães que Amam (AMAM), Luís Eduardo Tolentino, os leitos serão uma conquista, pois o serviço vai garantir o atendimento mais ágil a pacientes que precisam. “Fica nosso clamor para que esta implantação ocorra o mais urgente possível, pois esse serviço vai garantir a vida de pacientes  de Araguaína e das regiões circunvizinhas”, afirmou.

Leia Também:  Empossada nova diretoria da Assemp

 

A empresária Renata Leal Leite Cardoso, que também faz parte da associação,  falou da importância da reunião.  “Foi muito importante essa reunião, pois nós vemos esse leito como uma necessidade de urgência, tendo em vista a quantidade de crianças  que já necessitaram do serviço. E esse benefício não será só para Araguaína, mas para os 71 municípios vizinhos”, enfatizou.

 

Além de representantes da AMAM, a reunião contou com representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Associação Comercial e Industrial deAraguaína (Aciara), Hospital de Doenças Tropicais, (HDT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins e  dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Defesa Civil divulga informações do boletim meteorológico sobre o tempo no feriado

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA