PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Secretários de Saúde definem implantação de leitos de UTI Pediátrica em Araguaína

Musafir e o secretário municipal de Saúde de Araguaína, Jean Luís, apresentaram nesta quarta-feira, a proposta para implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica na cidade.

Publicado em

Buscando atender a demanda de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica em Araguaína, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e o secretário municipal de Saúde de Araguaína, Jean Luís Coutinho Santos, uniram esforços e apresentaram nesta quarta-feira, 3, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins, em Araguaína, a proposta para implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica  na cidade.

 

Durante a reunião foram apresentados a planta e um vídeo com o projeto que prevê leitos de isolamento e  leitos de transição, sala de acolhimento familiar e toda a infraestrutura técnica exigida para oferecer a qualidade e a segurança necessária aos pacientes futuramente assistidos.

O Município de Araguaína se incumbiu da reforma e ampliação do espaço disponibilizado no Hospital Municipal Eduardo Medrado, enquanto o Estado se encarregará dos equipamentos.  Com relação à manutenção e custeio,  estes seguirão a normatização do Sistema Único de Saúde (SUS), ficando estabelecidos os percentuais de custeio de 25% para o Estado, 25% para o município e 50% oriundos do Ministério da Saúde.

Leia Também:  Governadora em exercício prestigia condecoração de alunos do colégio militar de Palmas

“Esse é um projeto prioritário do governador Marcelo Miranda e estamos formatando este  trabalho em conjunto com o Ministério da Saúde e  Secretaria   de Saúde de Araguaína. Infelizmente existem fatores externos e a burocracia. Temos que seguir a legislação para aquisição dos equipamentos, atender às resoluções e normativas da Anvisa para a segurança do paciente   e reformar o ambiente, além de remanejar  e treinar o  pessoal. Mas tudo isso já está sendo trabalhado para que os leitos entrem em funcionamento o mais breve possível”, disse o secretário Marcos Musafir.

 

“Analisamos e definimos a reforma do local para implantação de dez leitos porque isso vai melhorar o atendimento às crianças de toda a região. Vamos fazer a ampliação que deve ser finalizada no prazo aproximado de cinco meses e a Saúde do Estado vai comprar os equipamentos necessários. Vamos  fazer a UTI Pediátrica mais moderna do Brasil, com ambiente agradável para melhor recuperação dos pacientes”, afirmou Jean Luís Coutinho Santos, secretário de Saúde de Araguaína.

 

Na ocasião, ficou acordado que no prazo de três meses os gestores participarão de uma nova reunião para informar a sociedade sobre o andamento da implantação dos leitos. Para um dos representantes da Associação Mães que Amam (AMAM), Luís Eduardo Tolentino, os leitos serão uma conquista, pois o serviço vai garantir o atendimento mais ágil a pacientes que precisam. “Fica nosso clamor para que esta implantação ocorra o mais urgente possível, pois esse serviço vai garantir a vida de pacientes  de Araguaína e das regiões circunvizinhas”, afirmou.

Leia Também:  Júnior Geo comemora lançamento do edital do concurso da Câmara

 

A empresária Renata Leal Leite Cardoso, que também faz parte da associação,  falou da importância da reunião.  “Foi muito importante essa reunião, pois nós vemos esse leito como uma necessidade de urgência, tendo em vista a quantidade de crianças  que já necessitaram do serviço. E esse benefício não será só para Araguaína, mas para os 71 municípios vizinhos”, enfatizou.

 

Além de representantes da AMAM, a reunião contou com representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Associação Comercial e Industrial deAraguaína (Aciara), Hospital de Doenças Tropicais, (HDT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Tocantins e  dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Arraias recebe etapa regional da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial e reforça a luta por justiça e reparação no Tocantins.

Published

on

Arraias foi palco, nesta semana, de mais uma etapa regional da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial, reunindo representantes do poder público, lideranças quilombolas, povos de terreiro e a sociedade civil para debater os rumos das políticas de igualdade racial no Tocantins.

Conhecida por sua forte presença quilombola, Arrais, recebeu um espaço de escuta, troca e construção coletiva.

 

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência regional reforçou o papel fundamental da sociedade civil na formulação de propostas que ajudem a combater o racismo e ampliar o acesso da população negra, quilombola, indígena, cigana e de terreiros aos seus direitos.

 

O encontro em Arraias fortalece o compromisso firmado nacionalmente desde a criação do Ministério da Igualdade Racial, em 2023, retomando uma agenda interrompida por anos.

 

Mais do que apresentar problemas históricos, os participantes levantaram soluções concretas e urgentes para garantir permanência, valorização e representatividade dos povos tradicionais nas políticas públicas.

 

A escuta ativa das comunidades quilombolas do município foi central para compreender, a partir da base, os desafios vividos e apontar caminhos para transformações reais.

Leia Também:  Municípios podem retirar vacinas junto à SES a partir desta segunda-feira

 

“Cada fala, proposta e vivência compartilhada ajudaram a fortalecer o espírito democrático da conferência “.

Explica o Secretário da Igualdade Racial, Adão Francisco, na mesa de abertura do evento em Arraias.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA