PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Seduc abre vagas para curso de formação em libras, braile e soroban

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 12. O objetivo dos cursos é fornecer aos profissionais da educação uma capacitação que promova a inclusão social de alunos com deficiência.

Publicado em

Fundamental para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva, a Educação Especial atende, com formações, professores e sociedade em geral. Desta forma, estão abertas, a partir desta segunda-feira, 8, as inscrições para os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para Braile e Soroban – espécie de aparelho para o ensino de Matemática para pessoas cegas.

 

As inscrições seguem até o dia 12 para os profissionais da educação e devem ser feitas na Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), localizada no Anexo II da Pasta. “O objetivo dos cursos é fornecer aos profissionais da educação uma capacitação que promova a inclusão social de alunos com deficiência”, destacou a gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins Bruno.

 

Ao todo, são ofertadas 60 vagas para os cursos, que terão carga horária de 120 horas/aula. Inicialmente, as vagas na formação são voltadas a educadores das redes pública e particular de ensino. “Se, até o dia 12, não tivermos preenchido todas as vagas, iremos abrir as vagas para a comunidade em geral”, destacou. Para este segundo público, as inscrições estarão abertas no período de 15 a 19 de agosto.

Leia Também:  Colinas recebe investimentos da BRK Ambiental que irá beneficiar em 13 bairros

 

De acordo com a coordenação dos cursos, as aulas de Libras serão divididas em três módulos: I – iniciante; II – Intermediário e III – Avançado. As aulas, tanto para a Língua Brasileira de Sinais, quanto para Braile e Soroban têm previsão de início para o dia 22 de agosto. “O número mínimo de alunos para abrirmos a turma é 15”, alertou Paola Martins.

 

Os interessados em se inscrever nos cursos devem procurar a Gerência de Educação Especial da Seduc, localizada no Anexo II da Pasta, na quadra 103 Norte, Av. JK, Lote 145 – centro. Os documentos necessários para a efetivação das inscrições são as cópias do RG e do CPF. Para mais informações, a Seduc disponibilizou o endereço eletrônico [email protected] e o telefone 3218 6118 / 6105.

 

Soroban

O Soroban é uma espécie de ábaco utilizado no ensino de Matemática. Ele serve para desenvolver o aprendizado de pessoas cegas que, ao utilizá-lo, são capazes de realizar qualquer operação, como adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada. Seu uso melhora a concentração e memorização, sobretudo para números, conforma Paola Martins. “Pessoas que sabem Soroban desenvolvem um raciocínio lógico mais apurado”, completou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  MPTO requisita a criação de comissão para regularizar ensino em escola municipal

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Prefeituras tem até o dia 27 para solicitar apoio aos bombeiros para temporada de praia

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA