PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas inicia nesta segunda, 24

Publicado em

Tem início às 7h30 desta segunda-feira, 24, o ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas: conexões entre memória, identidade e desenvolvimento’. Uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ambas autarquias vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), e a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult-TO), o evento é gratuito e a maior parte de suas atividades será desenvolvida no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, localizado na Quadra ACSU-SO 30 (303 Sul), na Avenida NS 01.

Voltado a gestores públicos, agentes e coletivos culturais, museólogos, professores, estudantes e a quem tiver interesse pela temática, o ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas’ já está com o credenciamento on-line aberto aqui. E a partir das 7h30 desta segunda-feira, 24, as inscrições poderão ser feitas também presencialmente, no local do evento, que possui programação para os turnos matutino, vespertino e noturno tanto em seu primeiro dia quanto na terça-feira, 25.

Leia Também:  Linha 091/Praia Graciosa ganha reforço para as programações do Palmas Férias

‘(re)Conexões’
A convite da presidente da FCP, Luara Aquino, a presidente do Ibram/MinC, Fernanda Castro, apresentará, na programação de abertura do Semiário, o ‘(re)Conexões’, inserindo Palmas na consulta pública nacional. O programa, segundo descreve o próprio Ibram/MinC, “tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025/2035, documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.”

Além do ‘(re)Conexões’, o Seminário colocará em pauta diversos outros assuntos, como a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), a implantação do Sistema de Participação Social (SPAS) , e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM), e discussões focadas na temática ‘Patrimônio Cultural’, com a participação de técnicos do Iphan/MinC.

Algumas atividades artístico-culturais também integram o evento, a exemplo da abertura da exposição ‘Ecos da Serra’ e do lançamento do livro ‘Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado’, no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, no Parque Cesamar.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Caseratto abre a primeira unidade em Araguaína (TO)

Published

on

Rede goiana inicia expansão nacional com nova operação no Shopping Lago Center

A Rede Caseratto, um dos grupos de gastronomia mais consolidados de Goiânia, avança em seu plano estratégico de crescimento e dá início à expansão nacional com a inauguração da primeira unidade fora do estado. Araguaína, no Tocantins, foi escolhida pelo grupo para receber a nova operação — um movimento que reforça o momento de consolidação da marca e sua aposta em mercados de alto potencial gastronômico.

Instalada no Shopping Lago Center, principal polo de convivência, lazer e gastronomia da cidade, a nova casa ocupa 720 m² e comporta até 400 pessoas. O centro comercial, que reúne o maior fluxo de público de Araguaína, foi decisivo na escolha do local e integra o planejamento da rede para chegar a regiões estratégicas do país.

“Araguaína era uma cidade mapeada pelo grupo há bastante tempo. Quando recebemos o convite do Shopping Lago Center, tudo se encaixou. A localização, o momento e a oportunidade fizeram total sentido para iniciarmos essa expansão para fora de Goiânia”, afirma Rafael Dâmaso, sócio da rede.

Leia Também:  Campanha "Janeiro Roxo" para tratamento da Hanseníase é lançada em Porto Nacional

A unidade mantém a proposta que consolidou o Caseratto como referência em Goiânia: cardápio amplo, cozinha técnica e identidade própria. Entre os destaques estão carnes Angus, risotos, massas, saladas, petiscos variados, além de carta de drinks autorais e vinhos. O premiado chef Rafael Reis, responsável pela supervisão culinária do grupo, assina o menu. Clássicos da marca — como o arroz nordestino e o tradicional pudim na lata — passam a integrar também a experiência gastronômica do público tocantinense.

A operação funcionará todos os dias, das 11h à 1h, com ambiente pensado para conforto, som moderado e um happy hour estruturado para atender a demanda local. A unidade também contará com delivery pelo iFood e por plataformas regionais.

Com projeto arquitetônico assinado por Willian Hanna, profissional responsável por alguns dos mais renomados bares e restaurantes de Goiânia, a nova casa empregará entre 50 e 60 colaboradores, reforçando o impacto econômico e a geração de empregos qualificados na cidade.

A abertura em Araguaína integra um plano robusto de expansão: ainda este ano, o Caseratto inaugura uma nova unidade em Brasília, na Asa Sul. A meta do grupo é alcançar 30 unidades até 2030, fortalecendo sua presença nacional e mantendo a essência que originou a marca na capital goiana — onde já opera quatro unidades.

Leia Também:  Palmas corre risco de chuvas intensas nos próximos dois dias

“Nosso crescimento é planejado, responsável e fiel à experiência que construímos ao longo dos anos. Araguaína representa o início de uma jornada que queremos viver com excelência, respeito ao público e muito trabalho”, destaca Tales Garcia, sócio do Caseratto.

Com a chegada ao Tocantins, o Caseratto avança de forma estruturada para se tornar um grupo nacional, levando sua identidade gastronômica a novos públicos e consolidando seu posicionamento como uma das redes mais promissoras do setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA