PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Setas realiza diagnóstico da situação dos lixões e aterro sanitário em Araguaína

O Projeto quer fomentar empreendimentos solidários constituídos por catadores de materiais reutilizáveis que atuam em todo o Tocantins.

Publicado em

Restos de plásticos, papéis, vidros, detritos orgânicos e uma infinidade de outros materiais que não são utilizados pelas pessoas em suas residências geralmente têm como destino lixões e aterros sanitários. Pensando em promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico e financeiro de famílias de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) está desenvolvendo ações de políticas públicas desde maio deste ano, por meio do Projeto Lixo & Cidadania onde várias cidades tocantinenses já foram visitadas.

 

Até está sexta-feira, 15, a equipe do Projeto fará uma radiografia regionalizada; na região Sul contempla as cidades de Araguaína e Guaraí; na região Centro; Xambioá e na Norte; Wanderlândia. Na tarde desta segunda-feira, 11, a equipe da Secretaria esteve com a primeira-dama de Araguaína, Nil Dimas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do setor Céu Azul. “Sem dúvida é um projeto inovador, e nós do poder público damos total apoio para essa ação, que é um presente para os profissionais, e junto com nossos projetos sociais poderemos melhorar a situação econômica de cada catador”, enfatizou. Assistentes sociais e catadores da cidade também fizeram se presentes no local. 

Leia Também:  Governo leva ações para empreendedores de turismo e artesanato de Taquaruçu

 

“O Projeto tem o intuito de fomentar empreendimentos solidários constituídos por catadores de materiais reutilizáveis que atuam em todo o Tocantins”, explicou o engenheiro Rafael Marcolino de Souza, da empresa Plêiade Ambiental responsável pela execução do projeto. Associativismo O ex-presidente da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ACCM) de Araguaína, Antonio Marcos da Silva, que atua na área há 12 anos, informou que na cidade existem aproximadamente 400 trabalhadores que catam, selecionam e vendem materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e outros reaproveitáveis. “O trabalho de quem se dedica às atividades de coleta é árduo, de baixo de sol e chuva, estamos nas ruas à procura de materiais reaproveitáveis”, observou.

 

Iniciativa Membro da Natura-Ativa Proteger é Viver, de Araguaína, Alcir Batista Mattos disse que o trabalho dos catadores tem que ser valorizado, pois são eles quem coletam, separam, transportam e, às vezes até transformam o que antes era visto como lixo inútil e pronto para ser descartado, em mercadorias, com valor de uso e de troca. Por sua vez, Antonio Marcos da Silva disse que com as associações e cooperativas, o trabalho dos catadores ganhará outras proporções, com a possibilidade de coleta e tratamento de maiores quantidades de material reciclável e, consequentemente, sua venda com a geração de mais renda para cada cooperado.  Lixo & Cidadania. Nessa etapa do diagnóstico, que consiste na identificação e situação dos lixões e aterros sanitários, cadastro e análise de informações ambientais e socioeconômicas dos catadores e catadoras, a equipe é formada por um catador, um engenheiro ambiental e um assistente social. Estima-se que até setembro a fase de diagnóstico seja concluída. Ao término de todas as etapas espera-se que sejam atendidas duas mil pessoas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Com salários de R$ 1.300 para cargos de nível superior, Prefeitura de Gurupi reabre as inscrições para concurso

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Banda Nechivile abre a temporada na Praia da Tartaruga com show gratuito

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA