PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Tocantins apresenta proposta de turismo integrado

O turismo de natureza pode ser uma alternativa para desenvolver a economia regional, garantir a conservação do bioma Cerrado e promover culturas tradicionais locais.

Publicado em

O ecoturismo é um dos segmentos turísticos que apresenta expansão de 15% a 25% ao ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). E o Brasil tem grande potencial para desenvolver o setor, uma vez que está entre os 17 países de maior biodiversidade. Diante desse cenário, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, apresentou a proposta de elaboração de um projeto de turismo integrado entre os estados membros do Consórcio Brasil Central, no 3º Fórum Brasil Central de 2016, realizado na manhã desta sexta-feira, 3, em Palmas.

 

O turismo de natureza pode ser uma alternativa para desenvolver a economia regional, garantir a conservação do bioma Cerrado e promover culturas tradicionais locais. “A proposta é a criação de políticas conjuntas entre os consorciados, a promoção e divulgação – principalmente no exterior – de roteiros integrados entre os estados participantes e a atração de investimentos para a área do turismo”, defendeu o secretário durante a sua apresentação.

Sobre a proposta, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, parabenizou a iniciativa e disse que deve ser considerada.  “Poucos temas podem integrar tanto a região como o turismo. O turismo é uma área de grande potencial de geração de renda de forma sustentável”, pontuou.

Leia Também:  Empresa deverá indenizar em R$ 60 mil homem mutilado por fogos de artifício com defeito

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que a proposta está de acordo com um dos eixos estratégicos do Consórcio, que é meio ambiente e turismo, e que inclui ainda  infraestrutura; logística;  industrialização; empreendedorismo;  educação e ciência, tecnologia e inovação, no intuito de consolidar políticas e ações para o desenvolvimento nos estados desses setores.

Para elaboração do projeto, devem ser levantadas informações sobre os roteiros, infraestrutura, equipamentos e profissionais ligados ao turismo, assim como, a elaboração de um plano estratégico estabelecendo metas e ações a curto, médio e longo prazos.

Fórum

O  3º Fórum Brasil Central de 2016 tem como objetivo estabelecer uma agenda comum para o desenvolvimento dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central. Juntos, os estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e o Distrito Federal ocupam 25% do território nacional e possuem 18 milhões de habitantes.  

Na reunião desta sexta-feira, 3, foi assinado um protocolo de intenções para enfrentamento

aos problemas de segurança  e discutidos assuntos nas áreas de educação e saúde, temas previamente definidos por secretários dos estados participantes. Esta é a nona edição do evento e a terceira realizada somente este ano. É a segunda vez que o Tocantins sedia o encontro.
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com novo secretário, Porto Nacional busca consolidar título de capital da Cultura e fortalecer Turismo na cidade

Published

on

A cultura e o turismo constituem alicerces essenciais para o progresso de Porto Nacional, uma cidade com uma rica história e uma identidade cultural vibrante em suas raízes. Pensando nisso, e para intensificar o fortalecimento desses setores, um novo período começa com a nomeação do novo secretário de Cultura e Turismo. O cientista político e produtor audiovisual Jerfeson Nascimento terá a tarefa de dar prosseguimento ao trabalho já feito, escutando, dialogando e formulando, em colaboração com os produtores de cultura e turismo, estratégias para preservar e fomentar o patrimônio e as tradições locais.

“Atendendo ao chamado do prefeito Ronivon Maciel, sua gestão inicia-se com a responsabilidade de fortalecer ainda mais o setor cultural e turístico da cidade. E para isso, o primeiro passo será ouvir aqueles que constroem diariamente essa identidade: os fazedores de cultura e os produtores culturais do município. Estamos prontos para colaborar nesse processo, as expectativas são as melhores. Começamos essa jornada com o pé direito, certos de que juntos construiremos um cenário ainda mais vibrante para a cultura e o turismo deste município tão rico”, destacou o novo secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jerfeson Nascimento.

Leia Também:  Palmas ganha circuito de Natal especial este ano

Confira o currículo do novo secretário:

Cientista Político, Consultor Político, Produtor Audiovisual e Palestrante, 43 anos. Pós-graduado em Direito Eleitoral e pós-graduando em Smart Cities (USP). Atua como roteirista e diretor de fotografia, desenvolvendo projetos de comunicação de impacto, voltados ao marketing estratégico e à produção cultural e social. Possui experiência com Gestão de Projetos, captação de recursos e produção multimídia.

Conta com uma vasta experiência profissional: Chefe de Comunicação — Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins: Responsável pela comunicação estratégica da Secretaria, com foco em campanhas voltadas aos povos originários e tradicionais. Produtor Audiovisual e Analista Técnico — Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins: Atuação na produção de conteúdos audiovisuais para divulgação das ações governamentais. Produtor Audiovisual — Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins: Produção de conteúdos audiovisuais para promover programas e iniciativas institucionais da Secretaria. Analista e Consultor Legislativo — Câmara Municipal de Palmas: Consultoria legislativa e apoio técnico na elaboração de projetos e estratégias de comunicação. Produtor Cultural: Idealizador de eventos culturais de destaque, como o Giro Cultural e a Primeira Virada Cultural de Palmas (2019). Parceiro do SEBRAE-TO: Produção de eventos como o Prêmio Prefeito Empreendedor, Mulher de Negócios e Feira do Empreendedor em Araguaína. Serviços Multimídia: Prestação de serviços para empresas e produtores do setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA