CIDADES
TRE-TO requisita Força Federal para Zona Eleitoral de Pedro Afonso
Em virtude da região possuir históricos de conflitos e por se tratar de área indígena, é imprescindível a presença de Força Federal para garantir a segurança durante o pleito eleitoral.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) aprovou, no fim da tarde desta terça-feira (16/8), a requisição de Força Pública Federal, para atuar durante as eleições municipais desse ano, nas Aldeias Indígenas da 23º Zona Eleitoral de Pedro Afonso.
Em virtude da região possuir históricos de conflitos e por se tratar de área indígena, é imprescindível a presença de Força Federal para garantir a segurança durante o pleito eleitoral, evitando possíveis contratempos. A requisição da Força Federal está prevista no Código Eleitoral e regulamentada pela Resolução/TSE nº 21.843/2004.
A Força irá atuar durante a votação na Seção Eleitoral nº 104, na sede da Escola Indígena Wakrero Kâtopkuze, localizada na Aldeia Lageado pertencente ao município de Pedro Afonso.
Parte do território do município de Pedro Afonso é terra do povo Xerente e se estende até o município vizinho de Tocantínia. O município ainda possui outras três aldeias indígenas: Aldeia Santo Antônio, Olho D’água e São José. E os indígenas destas aldeias votarão na Aldeia Lageado.

CIDADES
Arraias recebe etapa regional da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial e reforça a luta por justiça e reparação no Tocantins.

Arraias foi palco, nesta semana, de mais uma etapa regional da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial, reunindo representantes do poder público, lideranças quilombolas, povos de terreiro e a sociedade civil para debater os rumos das políticas de igualdade racial no Tocantins.
Conhecida por sua forte presença quilombola, Arrais, recebeu um espaço de escuta, troca e construção coletiva.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência regional reforçou o papel fundamental da sociedade civil na formulação de propostas que ajudem a combater o racismo e ampliar o acesso da população negra, quilombola, indígena, cigana e de terreiros aos seus direitos.
O encontro em Arraias fortalece o compromisso firmado nacionalmente desde a criação do Ministério da Igualdade Racial, em 2023, retomando uma agenda interrompida por anos.
Mais do que apresentar problemas históricos, os participantes levantaram soluções concretas e urgentes para garantir permanência, valorização e representatividade dos povos tradicionais nas políticas públicas.
A escuta ativa das comunidades quilombolas do município foi central para compreender, a partir da base, os desafios vividos e apontar caminhos para transformações reais.
“Cada fala, proposta e vivência compartilhada ajudaram a fortalecer o espírito democrático da conferência “.
Explica o Secretário da Igualdade Racial, Adão Francisco, na mesa de abertura do evento em Arraias.
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeitura de Palmas implanta recuos para lixeiras em pontos estratégicos da cidade
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Prestigiada, Agro 360 Tocantins é aberta oficialmente e segue com programação de palestras, leilão e negócios
-
POLÍCIA6 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa promove mais de 1.200 policiais militares em celebração histórica
-
GERAL2 dias atrás
BRK disponibiliza simulador de tarifa em agência virtual
-
Estado4 dias atrás
Tocantins lidera na Região Norte com maior índice de recuperação de áreas degradadas
-
GERAL4 dias atrás
Em Aliança, primeira-dama Karynne Sotero lança projeto Tocantins Amigo do Pet com ações de cuidado e proteção animal
-
GERAL5 dias atrás
Coordenada pela primeira-dama Karynne Sotero, Rede Cuidar inicia articulação entre secretarias estaduais para potencializar políticas sociais no Tocantins
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Cinex Arch Goiânia inaugura nova sede