CIDADES
UFT realiza campanha em parceria com a Hemorrede para doação de sangue em Palmas
Em parceria com a Hemorrede do Tocantins, a campanha acontece nos dias 15 e 16 de junho. O objetivo é promove uma ação educativa que visa aumentar a captação de sangue.

No dia 14 de junho se comemora o dia Mundial do Doador de Sangue. A data comemorativa foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, e o objetivo principal é despertar nas pessoas a consciência sobre a importância da oferta de sangue seguro. Pensando nisso, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove uma ação educativa que visa aumentar a captação de sangue durante o período de férias.
A campanha é uma referência à campanha nacional “Junho Vermelho”, e vai acontecer nos dias 15 e 16 de junho em parceria com a Hemorrede do Tocantins. Os pontos de coleta serão no Hemocentro e no Hospital Geral de Palmas, HGP.
Para doar sangue é necessário estar com boa saúde, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e portar documento de identidade original com foto recente. É importante ficar atento que para realizar a doação, deve-se evitar alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, e em caso de bebida alcoólicas, 12 horas antes.
Para Thiago Moura, servidor da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde e organizador da campanha, a doação de sangue é importante e pode salvar vidas. “É uma campanha de conscientização e de incentivo para salvarmos vidas. Sabemos que sangue é algo que temos e, se pararmos para pensar, é de baixo custo e o nosso organismo vai produzir mais. Não custa nada doar”, disse. Ainda de acordo com Moura, o interessado em fazer a doação deve comparecer ao Hemocentro ou ao Hospital Geral de Palmas e dizer que é participante da campanha.
Dados da OMS apontam que no mundo todo são coletadas 92 milhões de bolsas, sendo que no Brasil, 3,7 milhões são captadas anualmente. Participe!
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3232- 8146

CIDADES
Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.
A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.
“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.
A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo, para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.
Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.
Lava-pés
A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos. Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
-
Edicao Digital1 dia atrás
Edição Digital de 22 de Abril de 2025
-
PALMAS5 dias atrás
Missa do Lava pés inicia o Tríduo Pascal na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Taquaralto
-
PALMAS6 dias atrás
Deputada Janad Valcari promove 3ª edição da Semana da Arte, Cultura e Empreendedorismo na Aleto
-
PUBLICIDADE LEGAL1 dia atrás
Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária da Empresa Agro Industrial de Cereais Verdes Campos S/A
-
PALMAS6 dias atrás
Sorteio do ‘Nota Palmense Premiada’ acontece neste sábado, 19
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho da Páscoa
-
PALMAS2 dias atrás
Prefeitura de Palmas encerra programação da Páscoa dos Sonhos e reúne famílias com música, cultura e gastronomia
-
PALMAS6 dias atrás
Escola de Governo abre inscrições para curso de capacitação e aperfeiçoamento em elaboração de leis e normas