CIDADES
Visitantes precisam ter cuidados com saúde e alimentação em praias
É importante que as famílias levem itens essenciais para evitar ou após acidentes que vierem ocorrer, como repelentes, álcool, algodão, protetor solar e remédios e um kit de primeiros-socorros.

Neste mês de julho, em Araguaína, quase todas as famílias têm o habito de arrumar as malas e ir para as praias dos rios Araguaia, Tocantins, cachoeiras e lagos na região. Mas, em momentos de diversão, é preciso também ter alguns cuidados essenciais com a saúde e a alimentação para que as viagens de férias não se tornem um pesadelo. Um item que não pode faltar na bagagem é o kit de primeiros-socorros.
A equipe de atenção básica do Município destaca que é importante que as famílias levem itens essenciais para evitar ou após acidentes que vierem ocorrer, como repelentes, álcool, algodão, colírio, protetor solar e remédios como antialérgicos, anti-inflamatórios e analgésico.
Os remédios só devem ser ingeridos se houver necessidade, como dor de cabeça ou possível alergia por picada de algum inseto, por exemplo. Mas, lembrando sempre que, se a dor persistir ou qualquer outro problema de saúde mais grave ocorrer, a pessoa deve procurar imediatamente os postos de saúde montados nas praias. Caso esteja em acampamento e não haja postos, procure a unidade básica de saúde mais próxima.
Cuidados
Em caso de alguma queimadura, ou mesmo picada de piranha, por exemplo, os cuidados são: lavar o local com água limpa e de preferência gelada e com sabão neutro. Se ocorrer de alguém ser picado por uma arraia, o ideal é colocar o pé em um balde ou bacia com água morna, para o alívio da dor, até que cheque ao local do atendimento médico.
Em caso de picadas de inseto, se houver irritação ou alergia, a recomendação é não coçar o local afetado, recomenda-se colocar gelo ou passar álcool na área afetada.
Insolação, por excesso de exposição ao sol, pode causar mal-estar e até dor na pele. O recomendado é que a hidratação seja redobrada com a ingestão de muito líquido, além de repouso.
Em caso de dúvidas, ou mesmo se tiver tido algum acidente durante as diversões, procure imediatamente a equipe médica dos postos de saúde ou o Corpo de Bombeiros.
Alimentação
É importante cuidar da alimentação nos acampamentos para hidratar o corpo e evitar algum transtorno, como diarreias, por exemplo. Beber bastante água e outros líquidos é fundamental, como sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco.
Evite comidas gordurosas e frituras e alimente-se à base de frutas e verduras. Os alimentos perecíveis precisam estar refrigerados para não estragar. Se no acampamento não tiver freezer ou geladeira, podem ser armazenados em caixas de isopor com bastante gelo.

CIDADES
Porto Nacional promove ação de conscientização no Dia Mundial da Água com gincana ecológica na orla

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN), iniciou na segunda-feira (24) uma programação especial com o tema “Orla linda é Orla limpa”. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
A ação contou com a participação de alunos da APAE, que se envolveram em uma gincana ecológica na orla da cidade, próximo ao antigo flutuante do João Terror. A atividade, ministrada pela analista ambiental Sonaira Parente, teve caráter lúdico e educativo, promovendo integração e conscientização sobre a importância da água e da limpeza dos espaços públicos.
“Nosso objetivo hoje foi reforçar a necessidade de separar os resíduos recicláveis, que devem ser encaminhados à associação responsável, enquanto o lixo comum deve ser destinado ao aterro sanitário. Queremos divulgar a forma correta de descarte e lembrar que o lixo não deve ficar na orla, nem no lago, mas sim nas lixeiras adequadas”, explicou Sonaira.
A secretária executiva do Meio Ambiente, Wislane Viana, destacou que a programação seguirá até 31 de março, com ações em Porto Nacional e no distrito de Luzimangues. “Iniciamos hoje uma série de atividades, incluindo palestras para alunos da rede municipal e ações na orla de Luzimangues. Além disso, nesta terça-feira (25), realizaremos o plantio de mudas nativas no projeto ‘Plantando Águas’, na area de preservação permanente (APP) do Córrego Francesquinha, próximo ao setor Praia Bela”, afirmou.
A Base Fortins Ambiental, empresa responsável pelo aterro sanitário do município, também participou do evento. O engenheiro Tales Gonçalves reforçou a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para a promoção de práticas sustentáveis. “Somos responsáveis pela gestão do aterro sanitário e estamos comprometidos em contribuir com ações ambientais no município. Sempre que houver iniciativas como essa, estaremos presentes para apoiar a sociedade portuense”, declarou.
Programação Completa:
• 25/03 – 15h (Terça-feira): Plantio de mudas nativas do cerrado, às margens do córrego Francisquinha.
• 31/03 – 14h (Segunda-feira): Palestra na orla de Luzimangues.
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição 505
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 506
-
GERAL5 dias atrás
Inscrições abertas para a Marista Night Run
-
GERAL6 dias atrás
Grupo empresarial abre vagas para Pessoas com Deficiência
-
PUBLICIDADE LEGAL6 dias atrás
Demonstrações Contábeis Anuais de 2024 – Porto Franco Energética S/A
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Sprite Sem Açúcar chega a Goiás e Tocantins
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Agro 360 Tocantins abre inscrições para dinâmica de máquinas
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
De quase falido a criador de um novo modelo de saúde para brasileiros nos EUA