CIDADES
Visitantes precisam ter cuidados com saúde e alimentação em praias
É importante que as famílias levem itens essenciais para evitar ou após acidentes que vierem ocorrer, como repelentes, álcool, algodão, protetor solar e remédios e um kit de primeiros-socorros.

Neste mês de julho, em Araguaína, quase todas as famílias têm o habito de arrumar as malas e ir para as praias dos rios Araguaia, Tocantins, cachoeiras e lagos na região. Mas, em momentos de diversão, é preciso também ter alguns cuidados essenciais com a saúde e a alimentação para que as viagens de férias não se tornem um pesadelo. Um item que não pode faltar na bagagem é o kit de primeiros-socorros.
A equipe de atenção básica do Município destaca que é importante que as famílias levem itens essenciais para evitar ou após acidentes que vierem ocorrer, como repelentes, álcool, algodão, colírio, protetor solar e remédios como antialérgicos, anti-inflamatórios e analgésico.
Os remédios só devem ser ingeridos se houver necessidade, como dor de cabeça ou possível alergia por picada de algum inseto, por exemplo. Mas, lembrando sempre que, se a dor persistir ou qualquer outro problema de saúde mais grave ocorrer, a pessoa deve procurar imediatamente os postos de saúde montados nas praias. Caso esteja em acampamento e não haja postos, procure a unidade básica de saúde mais próxima.
Cuidados
Em caso de alguma queimadura, ou mesmo picada de piranha, por exemplo, os cuidados são: lavar o local com água limpa e de preferência gelada e com sabão neutro. Se ocorrer de alguém ser picado por uma arraia, o ideal é colocar o pé em um balde ou bacia com água morna, para o alívio da dor, até que cheque ao local do atendimento médico.
Em caso de picadas de inseto, se houver irritação ou alergia, a recomendação é não coçar o local afetado, recomenda-se colocar gelo ou passar álcool na área afetada.
Insolação, por excesso de exposição ao sol, pode causar mal-estar e até dor na pele. O recomendado é que a hidratação seja redobrada com a ingestão de muito líquido, além de repouso.
Em caso de dúvidas, ou mesmo se tiver tido algum acidente durante as diversões, procure imediatamente a equipe médica dos postos de saúde ou o Corpo de Bombeiros.
Alimentação
É importante cuidar da alimentação nos acampamentos para hidratar o corpo e evitar algum transtorno, como diarreias, por exemplo. Beber bastante água e outros líquidos é fundamental, como sucos naturais, bebidas isotônicas e água de coco.
Evite comidas gordurosas e frituras e alimente-se à base de frutas e verduras. Os alimentos perecíveis precisam estar refrigerados para não estragar. Se no acampamento não tiver freezer ou geladeira, podem ser armazenados em caixas de isopor com bastante gelo.

CIDADES
Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.
O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.
Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.
Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.
Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
Eleição5 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES1 dia atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022