PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CULTURA

Aluno do Tocantins é 3º colocado no Festival Internacional de Dança de Goiás

Integrante do Balé Popular do Tocantins, Maicon Cardoso, garantiu bolsa integral para o Summer Brasil 2017 da Cia de Ballet do Rio de Janeiro.

Publicado em

Maicon Cardoso, integrante do Balé Popular do Tocantins, coleciona mais uma vitória para o Estado. Desta vez, o dançarino recebeu a terceira colocação no Festival Internacional de Dança de Goiás, na categoria Ballet Clássico Livre Solo, o que garantiu uma bolsa de estudo integral para o Summer Brasil 2017 da Cia de Ballet do Rio de Janeiro.

 

O tocantinense foi o único classificado na competição, que teve a presença de companhias renomadas, como o The Royal Ballet Of Flanders, da Bélgica.

 

De acordo com o professor Jefferson Marques, a preparação dos bailarinos para a competição foi intensa. “Eles ensaiavam além dos nossos horários habituais. Foi um esforço que valeu a pena”, contou o professor.

 

Segundo Jefferson, a vitória de Maicon surpreendeu pelo nível da competição, que também foi disputada por dançarinos profissionais. “Isso nos deixou muito felizes. Maicon superou os seus próprios desafios e buscou dar o melhor de si na competição”, afirmou.

 

Essa é a 25ª bolsa que Maicon recebe. Recentemente ele foi selecionado para participar de um intercâmbio em uma das mais importantes escolas de dança dos Estados Unidos, o Joffrey Ballet.  “Sinto-me honrado a cada premiação, pois é o resultado de muito esforço, de muito ensaio. Meu sentimento é de muita felicidade”, ressaltou o bailarino.

Leia Também:  Artista tocantinense busca realizar sonho por meio do crowdfunding

 

Com viagem para os EUA marcada para a próxima sexta-feira, 15, ele falou da satisfação que tem em levar o nome do Tocantins para ser representado fora do País. “Fico muito feliz, pois sou o primeiro bailarino do Estado a conseguir essa bolsa internacional. Está sendo uma experiência nova, em que vou colher vários frutos. Quero aproveitar muito para tirar as dúvidas que tenho e voltar para o Tocantins renovado e adquirido mais conhecimentos”, disse.

 

O Balé Popular do Tocantins é um projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A companhia, formada por estudantes de Palmas, foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos alunos por meio do estudo teórico e prático da dança.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Uma celebração das raízes africanas, da identidade afro-brasileira e da luta por equidade racial em Porto Nacional

Published

on

No próximo dia 18 de novembro, Porto Nacional será palco da primeira edição do Festival de Cultura Afro, uma iniciativa das Secretarias da Mulher e Igualdade Racial, Cultura e Educação. O evento nasce com o propósito de celebrar as raízes africanas, fortalecer a identidade afro-brasileira e promover diálogos fundamentais sobre diversidade, inclusão e equidade racial.

Com uma programação intensa ao longo de todo o dia, o festival reunirá arte, tradição, saberes e expressões culturais. O público poderá prestigiar apresentações como sanfona com Jucimar Souza Ribeiro, apresentação cultural em Libras, uma vibrante roda de Capoeira e outras manifestações que prometem enriquecer ainda mais o evento.

Programação da manhã: debates, cultura e educação

A manhã será marcada pelo Painel Temático sobre Diversidade Racial e busca por equidade, também terá apresentações culturais, exibição de um curta-metragem promovida pela Superintendência Regional de Ensino e por uma roda de conversa sobre cultura e identidade quilombola.

Tarde de reflexões e representatividade

Durante a tarde, o público terá momentos dedicados à reflexão e ao aprendizado, com destaque para o debate sobre a representatividade da mulher negra nos espaços de liderança. Haverá também a palestra que abordará o tema “Diversidade Racial em Busca de Equidade”.

Leia Também:  Filme O Destino de Uma Nação é destaque no Cine Cultura

A programação segue com uma apresentação cultural gospel do estudante Felipe Dartanhan, além dos concursos de desenho, pintura, paródia e do desfile Miss e Mister Afro. Será uma tarde voltada ao talento, à expressão cultural, ao reconhecimento das identidades e à celebração da cultura afro-brasileira.

Um marco para a inclusão e a equidade racial

O I Festival de Cultura Afro de Porto Nacional chega para valorizar a cultura afro-brasileira e trazer espaços de aprendizado, reflexão e celebração. Com atividades variadas, o evento destaca a importância da história e da ancestralidade que fazem parte da identidade da comunidade.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA