PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CULTURA

Aluno do Tocantins é 3º colocado no Festival Internacional de Dança de Goiás

Integrante do Balé Popular do Tocantins, Maicon Cardoso, garantiu bolsa integral para o Summer Brasil 2017 da Cia de Ballet do Rio de Janeiro.

Publicado em

Maicon Cardoso, integrante do Balé Popular do Tocantins, coleciona mais uma vitória para o Estado. Desta vez, o dançarino recebeu a terceira colocação no Festival Internacional de Dança de Goiás, na categoria Ballet Clássico Livre Solo, o que garantiu uma bolsa de estudo integral para o Summer Brasil 2017 da Cia de Ballet do Rio de Janeiro.

 

O tocantinense foi o único classificado na competição, que teve a presença de companhias renomadas, como o The Royal Ballet Of Flanders, da Bélgica.

 

De acordo com o professor Jefferson Marques, a preparação dos bailarinos para a competição foi intensa. “Eles ensaiavam além dos nossos horários habituais. Foi um esforço que valeu a pena”, contou o professor.

 

Segundo Jefferson, a vitória de Maicon surpreendeu pelo nível da competição, que também foi disputada por dançarinos profissionais. “Isso nos deixou muito felizes. Maicon superou os seus próprios desafios e buscou dar o melhor de si na competição”, afirmou.

 

Essa é a 25ª bolsa que Maicon recebe. Recentemente ele foi selecionado para participar de um intercâmbio em uma das mais importantes escolas de dança dos Estados Unidos, o Joffrey Ballet.  “Sinto-me honrado a cada premiação, pois é o resultado de muito esforço, de muito ensaio. Meu sentimento é de muita felicidade”, ressaltou o bailarino.

Leia Também:  Secretário Hercy Filho reúne equipe para celebrar o dia do servidor público

 

Com viagem para os EUA marcada para a próxima sexta-feira, 15, ele falou da satisfação que tem em levar o nome do Tocantins para ser representado fora do País. “Fico muito feliz, pois sou o primeiro bailarino do Estado a conseguir essa bolsa internacional. Está sendo uma experiência nova, em que vou colher vários frutos. Quero aproveitar muito para tirar as dúvidas que tenho e voltar para o Tocantins renovado e adquirido mais conhecimentos”, disse.

 

O Balé Popular do Tocantins é um projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A companhia, formada por estudantes de Palmas, foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos alunos por meio do estudo teórico e prático da dança.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Defensoria Pública presente no Ritual de Iniciação Karajá Hetohoky

Published

on

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins acompanhou, neste fim de semana, o Ritual de Iniciação Karajá Hetohoky, festa tradicional que representa a passagem da adolescência para a vida adulta dos meninos indígenas da comunidade. A celebração foi realizada na Aldeia Santa Isabel do Morro, localizada próxima da cidade de Lagoa da Confusão (TO), na região da Ilha do Bananal.

“Foi uma experiência singular participar deste momento tão especial para o povo Karajá, (…). Trata-se de um ritual rico em símbolos e significados, essencial para a passagem dos meninos para a vida adulta, garantindo a continuidade dos saberes, valores e tradições do povo Yny. Essa transmissão cultural fortalece a identidade da comunidade e assegura que suas raízes permaneçam vivas, sendo este um direito inegociável”, destacou a coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), Letícia Cristina Amorim Saraiva dos Santos Moura.

Fonte: www.defensoria.to.def.br

Fotos: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vereadores aprovam Projeto de Lei que cria o Festival de Música de Gurupi
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA