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CULTURA

Alunos do CEM Felix Camoa realizam mostra fotográfica

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Uma palestra com o artista e historiador Everton dos Andes foi realizada para os alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Felix Camoa, que participam do projeto Memórias Fotográficas. A palestra , que teve como tema o patrimônio cultural do Tocantins, foi a culminância da exposição fotográfica “Porto Nacional, suas ruas, suas janelas, suas portas, seus batentes, suas eiras e beiras”, que fez parte da abertura da 14ª Semana Nacional dos Museus, na cidade histórica localizada a cerca de 65 Km de Palmas.

 

 A coordenadora do Projeto Memórias Fotográficas, Graças Cantão, destacou que a exposição buscou retratar os aspectos históricos e artísticos do antigo casario de Porto Nacional. “A mostra de fotografias trouxe um material que retratou a história de Porto através das construções do centro histórico, como as casas, o seminário e a catedral de Nossa Senhora das Mercês”, explicou.

 

Durante a palestra, o historiador Everton dos Andes falou sobre a cultura do Tocantins e destacou as centenárias construções que, em suas palavras, “são um museu a céu aberto que conta toda uma história da fundação do povo de Porto”.

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“Para os alunos, a palestra dada por Everton foi de suma importância, já que a proposta da aula de campo seria ouvir sobre a história de Porto, ver as fotografias e assim poder formar seus próprios conceitos sobre a cultura local”, concluiu Graças.

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CULTURA

Plataforma Sommos Amazônia faz evento de pré-lançamento no Matapi

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Com lançamento previsto para janeiro de 2025, iniciativa é dedicada aos conteúdos culturais da Amazônia

A cultura amazônica vai ganhar um espaço exclusivo para reunir diferentes tipos de conteúdo audiovisual e um marketplace totalmente dedicado aos produtos e temas da região. A Sommos Amazônia é a primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região. Com previsão de lançamento para janeiro de 2025, a iniciativa será apresentada em um pré-lançamento, no dia 27 de Novembro, durante o Matapi, evento do mercado audiovisual da região amazônica, que será realizado, entre 26 e 29 de novembro, em Manaus.

A plataforma apresenta oito verticais de conteúdos diversos, que incluem filmes, música, livros, artes, alimentação, notícias e parceiros, além de um marketplace de produtos físicos. O acervo da Sommos Amazônia é formado pelo licenciamento constante de conteúdos, com especial foco na produção de uma ampla rede de parceiros locais, composta por artistas e produtores independentes; pequenas e médias empresas; instituições culturais e socioambientais; e agências de notícias, e poderão ser acessados através de uma única assinatura, em um único app.

A plataforma será lançada em protuguês, inglês e espanhol e a expectativa é que já estejam disponíveis cerca de 300 filmes, 25 mil músicas, 200 obras de artistas visuais e mais de 2 mil livros. O acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$ 9,90, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.

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“Queremos promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da Sommos Amazônia é resultado da percepção da escassez na mídia de espaços dedicados à difusão digital de conteúdo cultural da Amazônia. Além disso, a plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o desenvolvimento sustentável e geração de renda para a população da região e que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais, contribui para o enfrentamento da emergência climática”, explica Ricardo Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações da Sommos Amazônia.

“A nossa missão é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas. Além disso, estamos trabalhando para ser a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia”, afirma Alexandre Agra, sócio fundador da Sommos Amazônia.

“A plataforma vem para somar e difundir ainda mais as produções amazônicas, abrindo espaço para mais uma possibilidade de visualização e reverberação de artistas e obras importantes para nossa região. O Matapi segue acreditando em novas iniciativas e fortalecendo o crescimento do nosso segmento”, disse Carlos Barbosa, um dos organizadores do Matapi.

Desenvolvida pela Sommos Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira, a plataforma é liderada por Alexandre Agra, Ricardo Ribenboim, Roberto Nunes, Mariana Dupas e Yeda Oliveira.

Sobre o Matapi

Em sua 7ª edição, o marcado do Matapi acontece de 26 a 29 de novembro e traz como tema a internacionalização das produções, juntamente com nomes de relevância nacional e internacional.

 

O Mercado é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem realização da Leão do Norte e Casa Ninja Amazônia, co-realização com o Instituto Audiovisual Em Todos os Eixos, e apoio do Projeto Paradiso, Ibis Styles Sebrae Amazonas, Cinema do Brasil e Brazilian Content.

Para mais informações sobre a SOMMOS Amazônia:
Gabriela Murad – [email protected].br – 21 99964-4521
FOTOS: Juliana Pesqueira/Matapi | Divulgação/Sommos Amazônia
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