CULTURA
Cia Cenaberta apresenta o espetáculo Torrenegra neste final de semana em Palmas
Com Paulo Vieira, Kaká Nogueira e Thiago Omena no elenco, o espetáculo Torrenegra será apresentado sábado e domingo, 20 e 21, às 20h30, no Theatro Fernanda Montenegro.
Com Paulo Vieira, Kaká Nogueira e Thiago Omena no elenco, o espetáculo teatral “Torrenegra” será apresentado no próximo final de semana na Capital. As sessões acontecem no sábado e domingo, 20 e 21, às 20h30, no Theatro Fernanda Montenegro. Os ingressos antecipados já estão à venda pelo sitewww.tonolucro.com.br, e na loja Black West – Capim Dourado Shopping. A classificação é de 10 anos e a produção é de EMI Produções.
“Torrenegra” (texto Wilson Fumoy) é dirigido por Ana Isabel Friedlander e trata da história de três homens que, talvez por ganância pura ou por um amor incondicional, realizam o maior assalto da história e cientes de terem executado um plano perfeito, se refugiam no sub-solo da casa de um deles. Contudo, por ironia do destino ou não, ficam presos e sem possibilidade aparente de fuga do buraco que criaram. Diante da iminente morte tentam agarrar, a todo custo, um tênue fio que os conduza à liberdade e à vida. Um engodo, um erro de estratégia ou a hora deles havia chegado? O absurdo da situação, as mudanças de rumo, a verdade que não se quer encarar, o humor nervoso e o ambiente estranho dão à peça um insólito tempero. Mais informações osbre a temporada em Palmas podem ser obtidas pelo telefone 9108-1756 ou pelo email[email protected].
Turnê
Na semana passada, o grupo estreou em Palmas o espetáculo “Dias Difíceis”. As apresentações dão a largada para a turnê nacional da Cia Cenaberta com os dois espetáculos teatrais em mais de 20 cidades brasileiras. A turnê tem patrocínio do Ministério da Cultura e da empresa Gelnex, através da Lei Rouanet.
Após a apresentação em Palmas o grupo parte para apresentação nas cidades de Araguaína (TO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), sendo duas apresentações de cada espetáculo em cada cidade. Além das apresentações teatrais, o grupo fará em cada cidade um bate-papo com a comunidade após o espetáculo e ainda oficinas teatrais gratuitas.
Conforme o presidente da Cia, Kaká Nogueira, com a turnê nacional, almeja-se o alcance de ao menos seis mil espectadores, bem como outros participantes diretos e indiretos, sendo que este conjunto de ações se vincula à necessidade de formação de plateia para o teatro brasileiro, compreendendo como espaço de convívio social e lazer, bem como instrumento de inclusão cultural.
Histórico
O conjunto de trabalhos realizados pela Cia Cenaberta já alcançou um público de mais de 20 mil espectadores, em peças teatrais, palestras, pesquisas e formações. A Cenaberta – Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas, com sede em Palmas, tem foco na promoção da pesquisa, produção e difusão artística e cultural. Nos últimos anos vem se dedicando mais fortemente nas áreas teatral e da produção cultural, além de desenvolver com constância formações iniciais para o teatro. Ligados à Companhia Cenaberta, estão atores, produtores e técnicos de artes cênicas, dramaturgos e outros profissionais da área cultural, que desenvolvem atividades profissionais especializada em três núcleos: Núcleo de Artes Cênicas, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Formação Artística. Os espetáculos produzidos já foram apresentados em todas as regiões brasileiras, e esteve presente em importantes Festivais, como Festival Internacional de Teatro de Curitiba (2010), Mostra Diabo Velho de Goiás (2013), dentre outros.
Na área sociocultural, está desenvolvendo o projeto Poquelin – Formação para o Teatro, um projeto de formação e inserção cultural para jovens de cidades do interior do Tocantins, que estão recebendo estudos dirigidos na área teatral, visando não somente à formação para o teatro, mas a compreensão do oficio, suas dificuldades e possibilidades, atendendo, prioritariamente, jovens de áreas de risco social em municípios com baixo IDHM.
FICHA TÉCNICA:
REALIZAÇÃO: CIA. CENABERTA DE TEATRO
TEXTO: Wilson Fumoy
DIREÇÃO: Ana Isabel Friedlander
ILUMINAÇÃO: Ana Isabel Friedlander / Francisco Lustosa
TÉCNICA: Hananias Vieiras e Tito Carvalho
ELENCO: Paulo Vieira, Kaká Nogueira e Thiago Omena
CENOGRAFIA: Renato Moura e Kaká Nogueira
CENOTÉCNICA: Renato Moura
SONOPLASTIA EXCLUSIVA: Antônio Carlos Vena, Fábio Geriz e Paulo Vieira
FIGURINOS: Maira Belline
REDES SOCIAIS: Ana Thais Kanitz
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Cinthia Abreu
PRODUÇÃO EXECUTIVA: CENABERTA Produções Culturais
COPRODUÇÃO: Emi Produções
CULTURA
Uma celebração das raízes africanas, da identidade afro-brasileira e da luta por equidade racial em Porto Nacional
No próximo dia 18 de novembro, Porto Nacional será palco da primeira edição do Festival de Cultura Afro, uma iniciativa das Secretarias da Mulher e Igualdade Racial, Cultura e Educação. O evento nasce com o propósito de celebrar as raízes africanas, fortalecer a identidade afro-brasileira e promover diálogos fundamentais sobre diversidade, inclusão e equidade racial.
Com uma programação intensa ao longo de todo o dia, o festival reunirá arte, tradição, saberes e expressões culturais. O público poderá prestigiar apresentações como sanfona com Jucimar Souza Ribeiro, apresentação cultural em Libras, uma vibrante roda de Capoeira e outras manifestações que prometem enriquecer ainda mais o evento.
Programação da manhã: debates, cultura e educação
A manhã será marcada pelo Painel Temático sobre Diversidade Racial e busca por equidade, também terá apresentações culturais, exibição de um curta-metragem promovida pela Superintendência Regional de Ensino e por uma roda de conversa sobre cultura e identidade quilombola.
Tarde de reflexões e representatividade
Durante a tarde, o público terá momentos dedicados à reflexão e ao aprendizado, com destaque para o debate sobre a representatividade da mulher negra nos espaços de liderança. Haverá também a palestra que abordará o tema “Diversidade Racial em Busca de Equidade”.
A programação segue com uma apresentação cultural gospel do estudante Felipe Dartanhan, além dos concursos de desenho, pintura, paródia e do desfile Miss e Mister Afro. Será uma tarde voltada ao talento, à expressão cultural, ao reconhecimento das identidades e à celebração da cultura afro-brasileira.
Um marco para a inclusão e a equidade racial
O I Festival de Cultura Afro de Porto Nacional chega para valorizar a cultura afro-brasileira e trazer espaços de aprendizado, reflexão e celebração. Com atividades variadas, o evento destaca a importância da história e da ancestralidade que fazem parte da identidade da comunidade.
-
POLÍCIA6 dias atrásPF cumpre mandados contra Wanderlei Barbosa, Karynne Sotero, deputado Léo Barbosa, Cláudia Lelis e ex-secretários em nova fase da Operação Fames-19
-
CIDADES5 dias atrásDetran/TO realiza décimo leilão do ano com 274 veículos em Arraias
-
PALMAS6 dias atrásPalmas lança programa que reforça o compromisso da gestão Eduardo Siqueira Campos com o desenvolvimento e a geração de empregos
-
Estado3 dias atrásGovernador Laurez Moreira visita centro de distribuição da SES/TO e acompanha envio de ar-condicionados para reforçar estrutura dos hospitais estaduais
-
PODCAST FOLHA CAPITAL7 dias atrásPastor Manoel Albuquerque — Fé, Transformação e a Missão de Salvar Vidas | Comunidade Leão de Judá
-
Estado3 dias atrásVisita técnica do MPTO ao Quilombo Grotão revela urgências em infraestrutura, acesso e regularização do território
-
POLÍTICA3 dias atrásGovernador Laurez Moreira encerra participação na COP30 e destaca diálogo, cooperação e parcerias para o desenvolvimento sustentável
-
PALMAS5 dias atrásPopulação aprova nova Base de Segurança da Guarda Metropolitana na Praia da Graciosa




