PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CULTURA

Cia Cenaberta entra em circulação nacional

O grupo circulará pelo País com espetáculos teatrais a partir do mês de agosto. A estreia será em Palmas, depois Araguaína (TO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

Publicado em

A Cia Cenaberta vai entrar em circulação nacional com dois espetáculos teatrais. Com patrocínio da Lei Rouanet, através da empresa Gelnex, o grupo circulará pelo País com os espetáculos teatrais “Torrenegra” e “Dias Difíceis”, a partir do mês de agosto. A estreia da turnê será em Palmas, no Theatro Fernanda Montenegro, com apresentação do espetáculo “Torrenegra”, nos dias 12, 13 e 14 de agosto; e do espetáculo “Dias Difíceis” em 19, 20 e 21 de agosto. A apresentação em Palmas tem patrocínio da FCP – Fundação Cultural de Palmas.

 

Após a apresentação em Palmas o grupo parte para apresentação nas cidades de Araguaína (TO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), sendo duas apresentações de cada espetáculo em cada cidade. Além das apresentações teatrais, o grupo fará em cada cidade um bate-papo com a comunidade após o espetáculo e ainda oficinas teatrais gratuitas.

 

Conforme o presidente da Cia, Kaká Nogueira, com a turnê nacional, almeja-se o alcance de ao menos seis mil espectadores, bem como outros participantes diretos e indiretos, sendo que este conjunto de ações se vincula à necessidade de formação de plateia para o teatro brasileiro, compreendendo como espaço de convívio social e lazer, bem como instrumento de inclusão cultural.

 

Espetáculos

O espetáculo “Dias Difíceis”, dirigido por Ana Isabel Friedlander, é estrelado pelos atores Kaká Nogueira, Bell Gama e Thiago Omena, e conta a história de uma dupla de bandidos incompetentes na profissão que, naquele momento, tem apenas um ao outro. Na encruzilhada da vida, naquele deserto, discutem sua amizade e qual o caminho certo a seguir. De acordo a diretora do espetáculo, Ana Isabel Friedlander, o espetáculo é, acima de tudo, um tributo a todas as formas de amizade. “Ele mostra que este forte elo pode superar até os dias mais difíceis e os lugares mais inóspitos”, complementa.

Leia Também:  Gurupi recebe Pré-Festa do Chefão nesta sexta-feira

Já o espetáculo “Torrenegra”, também dirigido por Ana Isabel Friedlander, é apresentado pelos atores Kaká Nogueira, Paulo Vieira e Thiago Omena e trata da história de três homens que, talvez por ganância pura ou por um amor incondicional, realizam o maior assalto da história e cientes de terem executado um plano perfeito, se refugiam no sub-solo da casa de um deles. Contudo, por ironia do destino ou não, ficam presos e sem possibilidade aparente de fuga do buraco que criaram. Diante da iminente morte tentam agarrar, a todo custo, um tênue fio que os conduza à liberdade e à vida. Um engodo, um erro de estratégia ou a hora deles havia chegado? O absurdo da situação, as mudanças de rumo, a verdade que não se quer encarar, o humor nervoso e o ambiente estranho dão à peça um insólito tempero.

 

Histórico

A Cenaberta – Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas, com sede em Palmas, tem foco na promoção da pesquisa, produção e difusão artística e cultural. Nos últimos anos vem se dedicando mais fortemente nas áreas teatral e da produção cultural, além de desenvolver com constância formações para o teatro, produções culturais. Ligados à Companhia Cenaberta, estão atores, produtores e técnicos de artes cênicas, dramaturgos e outros profissionais da área cultural, que desenvolvem atividades profissionais especializada em três núcleos: Núcleo de Artes Cênicas, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Formação Artística. Os espetáculos produzidos já foram apresentados em todas as regiões brasileiras, e esteve presente em importantes Festivais, como Festival Internacional de Teatro de Curitiba (2010), Mostra Diabo Velho de Goiás (2013), dentre outros.

 

O conjunto de trabalhos realizados pela Cia Cenaberta já alcançou um público de mais de 20 mil espectadores, em peças teatrais, palestras, pesquisas e formações. Na área sociocultural, está desenvolvendo o projeto Poquelin – Formação para o Teatro, um projeto de formação e inserção cultural para jovens de cidades do interior do Tocantins, que estão recebendo estudos dirigidos na área teatral, visando não somente à formação para o teatro, mas a compreensão do oficio, suas dificuldades e possibilidades, atendendo, prioritariamente, jovens de áreas de risco social em municípios com baixo IDHM.

Leia Também:  Rubel se apresenta em Palmas no Theatro Fernanda Montenegro neste sábado, 08

.

 

PRINCIPAIS ESPETÁCULOS DA CIA. CENABERTA DE TEATRO:

L!ngua preZa (2015)

– Adaptação Dramatúrgica e Direção: Kaká Nogueira.

TORRENEGRA (2009/2013)

– Texto de Wilson Fumoy e Direção de Ana Isabel Friedlander;

– Ganhador do Prêmio BASA 2010, Selecionado para Festival de Curitiba 2010.

CONVERSA NA ESTAÇÃO (2014)

– Adaptação Dramatúrgica de Bell Bama e Direção de Kaká Nogueira;

– Primeiro lugar do Festival SESC/Jiquitáia 2014).

DIAS DIFÍCEIS (2012)

– Texto de Renato Costa e Direção de Ana Isabel Friedlander;

– Prêmio Funcult de Teatro Arnaud Rodrigues 2011 e Prêmio Funarte deTeatro Miryan Muniz 2012.

O POLÍTICO (2012)

– Adaptação Dramatúrgica e Direção de Kaká Nogueira;

– Melhor Ator (Kaká Nogueira) e 2º lugar do Festival SESC/Jiquitáia 2012.

O ASSALTO (2011)

– Adaptação Dramatúrgica de Bell Gama e Direção de Kaká Nogueira;

– Melhor Ator (Jhon Weiner) e Primeiro lugar no Festival SESC/Jiquitáia 2011.

 

 

Agenda Turnê

Palmas: 12 a 14 de agosto (Torrenegra) e de 19 a 21 de agosto (Dias Difíceis)

Araguaína: 27 agosto (Torrenegra) e 28 de agosto (Dias Difíceis)

Goiânia: 08 e 09 de setembro (Torrenegra) e 10 e 11 de setembro (Dias Difíceis)

Brasília: 22 e 23 de setembro (Torrenegra) e 24 e 25 de setembro (Dias Difíceis)

Belo Horizonte: 13 e 14 de outubro (Torrenegra) e 15 e 16 de outubro (Dias Difíceis)

São Paulo: 10 e 11 de novembro (Torrenegra) e 12 e 13 de novembro (Dias Difíceis)

Rio de Janeiro: 08 e 09 de dezembro (Torrenegra) e 10 e 11 de dezembro (Dias Difíceis)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Defensoria Pública presente no Ritual de Iniciação Karajá Hetohoky

Published

on

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins acompanhou, neste fim de semana, o Ritual de Iniciação Karajá Hetohoky, festa tradicional que representa a passagem da adolescência para a vida adulta dos meninos indígenas da comunidade. A celebração foi realizada na Aldeia Santa Isabel do Morro, localizada próxima da cidade de Lagoa da Confusão (TO), na região da Ilha do Bananal.

“Foi uma experiência singular participar deste momento tão especial para o povo Karajá, (…). Trata-se de um ritual rico em símbolos e significados, essencial para a passagem dos meninos para a vida adulta, garantindo a continuidade dos saberes, valores e tradições do povo Yny. Essa transmissão cultural fortalece a identidade da comunidade e assegura que suas raízes permaneçam vivas, sendo este um direito inegociável”, destacou a coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), Letícia Cristina Amorim Saraiva dos Santos Moura.

Fonte: www.defensoria.to.def.br

Fotos: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Concurso Nacional Novos Poetas
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA