CULTURA
Cia Cenaberta entra em circulação nacional
O grupo circulará pelo País com espetáculos teatrais a partir do mês de agosto. A estreia será em Palmas, depois Araguaína (TO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).
A Cia Cenaberta vai entrar em circulação nacional com dois espetáculos teatrais. Com patrocínio da Lei Rouanet, através da empresa Gelnex, o grupo circulará pelo País com os espetáculos teatrais “Torrenegra” e “Dias Difíceis”, a partir do mês de agosto. A estreia da turnê será em Palmas, no Theatro Fernanda Montenegro, com apresentação do espetáculo “Torrenegra”, nos dias 12, 13 e 14 de agosto; e do espetáculo “Dias Difíceis” em 19, 20 e 21 de agosto. A apresentação em Palmas tem patrocínio da FCP – Fundação Cultural de Palmas.
Após a apresentação em Palmas o grupo parte para apresentação nas cidades de Araguaína (TO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), sendo duas apresentações de cada espetáculo em cada cidade. Além das apresentações teatrais, o grupo fará em cada cidade um bate-papo com a comunidade após o espetáculo e ainda oficinas teatrais gratuitas.
Conforme o presidente da Cia, Kaká Nogueira, com a turnê nacional, almeja-se o alcance de ao menos seis mil espectadores, bem como outros participantes diretos e indiretos, sendo que este conjunto de ações se vincula à necessidade de formação de plateia para o teatro brasileiro, compreendendo como espaço de convívio social e lazer, bem como instrumento de inclusão cultural.
Espetáculos
O espetáculo “Dias Difíceis”, dirigido por Ana Isabel Friedlander, é estrelado pelos atores Kaká Nogueira, Bell Gama e Thiago Omena, e conta a história de uma dupla de bandidos incompetentes na profissão que, naquele momento, tem apenas um ao outro. Na encruzilhada da vida, naquele deserto, discutem sua amizade e qual o caminho certo a seguir. De acordo a diretora do espetáculo, Ana Isabel Friedlander, o espetáculo é, acima de tudo, um tributo a todas as formas de amizade. “Ele mostra que este forte elo pode superar até os dias mais difíceis e os lugares mais inóspitos”, complementa.
Já o espetáculo “Torrenegra”, também dirigido por Ana Isabel Friedlander, é apresentado pelos atores Kaká Nogueira, Paulo Vieira e Thiago Omena e trata da história de três homens que, talvez por ganância pura ou por um amor incondicional, realizam o maior assalto da história e cientes de terem executado um plano perfeito, se refugiam no sub-solo da casa de um deles. Contudo, por ironia do destino ou não, ficam presos e sem possibilidade aparente de fuga do buraco que criaram. Diante da iminente morte tentam agarrar, a todo custo, um tênue fio que os conduza à liberdade e à vida. Um engodo, um erro de estratégia ou a hora deles havia chegado? O absurdo da situação, as mudanças de rumo, a verdade que não se quer encarar, o humor nervoso e o ambiente estranho dão à peça um insólito tempero.
Histórico
A Cenaberta – Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas, com sede em Palmas, tem foco na promoção da pesquisa, produção e difusão artística e cultural. Nos últimos anos vem se dedicando mais fortemente nas áreas teatral e da produção cultural, além de desenvolver com constância formações para o teatro, produções culturais. Ligados à Companhia Cenaberta, estão atores, produtores e técnicos de artes cênicas, dramaturgos e outros profissionais da área cultural, que desenvolvem atividades profissionais especializada em três núcleos: Núcleo de Artes Cênicas, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Formação Artística. Os espetáculos produzidos já foram apresentados em todas as regiões brasileiras, e esteve presente em importantes Festivais, como Festival Internacional de Teatro de Curitiba (2010), Mostra Diabo Velho de Goiás (2013), dentre outros.
O conjunto de trabalhos realizados pela Cia Cenaberta já alcançou um público de mais de 20 mil espectadores, em peças teatrais, palestras, pesquisas e formações. Na área sociocultural, está desenvolvendo o projeto Poquelin – Formação para o Teatro, um projeto de formação e inserção cultural para jovens de cidades do interior do Tocantins, que estão recebendo estudos dirigidos na área teatral, visando não somente à formação para o teatro, mas a compreensão do oficio, suas dificuldades e possibilidades, atendendo, prioritariamente, jovens de áreas de risco social em municípios com baixo IDHM.
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PRINCIPAIS ESPETÁCULOS DA CIA. CENABERTA DE TEATRO:
– Adaptação Dramatúrgica e Direção: Kaká Nogueira.
– Texto de Wilson Fumoy e Direção de Ana Isabel Friedlander;
– Ganhador do Prêmio BASA 2010, Selecionado para Festival de Curitiba 2010.
CONVERSA NA ESTAÇÃO (2014)
– Adaptação Dramatúrgica de Bell Bama e Direção de Kaká Nogueira;
– Primeiro lugar do Festival SESC/Jiquitáia 2014).
– Texto de Renato Costa e Direção de Ana Isabel Friedlander;
– Prêmio Funcult de Teatro Arnaud Rodrigues 2011 e Prêmio Funarte deTeatro Miryan Muniz 2012.
O POLÍTICO (2012)
– Adaptação Dramatúrgica e Direção de Kaká Nogueira;
– Melhor Ator (Kaká Nogueira) e 2º lugar do Festival SESC/Jiquitáia 2012.
O ASSALTO (2011)
– Adaptação Dramatúrgica de Bell Gama e Direção de Kaká Nogueira;
– Melhor Ator (Jhon Weiner) e Primeiro lugar no Festival SESC/Jiquitáia 2011.
Agenda Turnê
Palmas: 12 a 14 de agosto (Torrenegra) e de 19 a 21 de agosto (Dias Difíceis)
Araguaína: 27 agosto (Torrenegra) e 28 de agosto (Dias Difíceis)
Goiânia: 08 e 09 de setembro (Torrenegra) e 10 e 11 de setembro (Dias Difíceis)
Brasília: 22 e 23 de setembro (Torrenegra) e 24 e 25 de setembro (Dias Difíceis)
Belo Horizonte: 13 e 14 de outubro (Torrenegra) e 15 e 16 de outubro (Dias Difíceis)
São Paulo: 10 e 11 de novembro (Torrenegra) e 12 e 13 de novembro (Dias Difíceis)
Rio de Janeiro: 08 e 09 de dezembro (Torrenegra) e 10 e 11 de dezembro (Dias Difíceis)
CULTURA
Plataforma Sommos Amazônia faz evento de pré-lançamento no Matapi
Com lançamento previsto para janeiro de 2025, iniciativa é dedicada aos conteúdos culturais da Amazônia
A cultura amazônica vai ganhar um espaço exclusivo para reunir diferentes tipos de conteúdo audiovisual e um marketplace totalmente dedicado aos produtos e temas da região. A Sommos Amazônia é a primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região. Com previsão de lançamento para janeiro de 2025, a iniciativa será apresentada em um pré-lançamento, no dia 27 de Novembro, durante o Matapi, evento do mercado audiovisual da região amazônica, que será realizado, entre 26 e 29 de novembro, em Manaus.
A plataforma apresenta oito verticais de conteúdos diversos, que incluem filmes, música, livros, artes, alimentação, notícias e parceiros, além de um marketplace de produtos físicos. O acervo da Sommos Amazônia é formado pelo licenciamento constante de conteúdos, com especial foco na produção de uma ampla rede de parceiros locais, composta por artistas e produtores independentes; pequenas e médias empresas; instituições culturais e socioambientais; e agências de notícias, e poderão ser acessados através de uma única assinatura, em um único app.
A plataforma será lançada em protuguês, inglês e espanhol e a expectativa é que já estejam disponíveis cerca de 300 filmes, 25 mil músicas, 200 obras de artistas visuais e mais de 2 mil livros. O acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$ 9,90, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.
“Queremos promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da Sommos Amazônia é resultado da percepção da escassez na mídia de espaços dedicados à difusão digital de conteúdo cultural da Amazônia. Além disso, a plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o desenvolvimento sustentável e geração de renda para a população da região e que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais, contribui para o enfrentamento da emergência climática”, explica Ricardo Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações da Sommos Amazônia.
“A nossa missão é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas. Além disso, estamos trabalhando para ser a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia”, afirma Alexandre Agra, sócio fundador da Sommos Amazônia.
“A plataforma vem para somar e difundir ainda mais as produções amazônicas, abrindo espaço para mais uma possibilidade de visualização e reverberação de artistas e obras importantes para nossa região. O Matapi segue acreditando em novas iniciativas e fortalecendo o crescimento do nosso segmento”, disse Carlos Barbosa, um dos organizadores do Matapi.
Desenvolvida pela Sommos Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira, a plataforma é liderada por Alexandre Agra, Ricardo Ribenboim, Roberto Nunes, Mariana Dupas e Yeda Oliveira.
Sobre o Matapi
Em sua 7ª edição, o marcado do Matapi acontece de 26 a 29 de novembro e traz como tema a internacionalização das produções, juntamente com nomes de relevância nacional e internacional.
O Mercado é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem realização da Leão do Norte e Casa Ninja Amazônia, co-realização com o Instituto Audiovisual Em Todos os Eixos, e apoio do Projeto Paradiso, Ibis Styles Sebrae Amazonas, Cinema do Brasil e Brazilian Content.
Para mais informações sobre a SOMMOS Amazônia:
Gabriela Murad – [email protected]. br – 21 99964-4521
FOTOS: Juliana Pesqueira/Matapi | Divulgação/Sommos Amazônia
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