PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cultura tocantinense

Com apoio do senador Eduardo Gomes, artista radicado no Tocantins leva arte inspirada nas cavernas do estado para o Senado

Publicado em

Com articulação do vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, foi aberta nesta terça-feira, 14, a exposição “Espeleocromologia & Os Guardiões da Vida”, do artista plástico Anselmo Rodrigues, na Galeria do Senado Federal. Natural de Sergipe e radicado em Aurora, o artista tem no cerrado e nas cavernas da região a principal fonte de inspiração para suas obras.

Eduardo Gomes, que é patrono do artista, destacou a importância de levar ao Senado o trabalho de quem transforma as belezas naturais do Tocantins em expressão artística. “A arte do Anselmo traduz o espírito do Tocantins: é criativa, autêntica e profundamente conectada à natureza. Trazer essa exposição ao Senado é uma forma de mostrar o talento e o potencial cultural do nosso Estado”, afirmou.

O artista agradeceu o apoio e ressaltou a ligação de sua produção com o território tocantinense. “Aurora é um dos mais importantes cenários da espeleologia do Brasil, com 188 cavernas catalogadas, campo fértil para o meu trabalho”, destacou.

A mostra, com curadoria de Fernanda Curado, reúne esculturas, pinturas e instalações que exploram a relação entre arte, natureza e espiritualidade, e permanece aberta ao público na Galeria do Senado Federal até o dia 24 de outubro.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes reafirma protagonismo nacional e é reconhecido novamente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso
Advertisement

CULTURA

Uma celebração das raízes africanas, da identidade afro-brasileira e da luta por equidade racial em Porto Nacional

Published

on

No próximo dia 18 de novembro, Porto Nacional será palco da primeira edição do Festival de Cultura Afro, uma iniciativa das Secretarias da Mulher e Igualdade Racial, Cultura e Educação. O evento nasce com o propósito de celebrar as raízes africanas, fortalecer a identidade afro-brasileira e promover diálogos fundamentais sobre diversidade, inclusão e equidade racial.

Com uma programação intensa ao longo de todo o dia, o festival reunirá arte, tradição, saberes e expressões culturais. O público poderá prestigiar apresentações como sanfona com Jucimar Souza Ribeiro, apresentação cultural em Libras, uma vibrante roda de Capoeira e outras manifestações que prometem enriquecer ainda mais o evento.

Programação da manhã: debates, cultura e educação

A manhã será marcada pelo Painel Temático sobre Diversidade Racial e busca por equidade, também terá apresentações culturais, exibição de um curta-metragem promovida pela Superintendência Regional de Ensino e por uma roda de conversa sobre cultura e identidade quilombola.

Tarde de reflexões e representatividade

Durante a tarde, o público terá momentos dedicados à reflexão e ao aprendizado, com destaque para o debate sobre a representatividade da mulher negra nos espaços de liderança. Haverá também a palestra que abordará o tema “Diversidade Racial em Busca de Equidade”.

Leia Também:  1º dia da Temporada de Férias 2018 tem Fernandinho, Livres para Adorar e mais em Palmas

A programação segue com uma apresentação cultural gospel do estudante Felipe Dartanhan, além dos concursos de desenho, pintura, paródia e do desfile Miss e Mister Afro. Será uma tarde voltada ao talento, à expressão cultural, ao reconhecimento das identidades e à celebração da cultura afro-brasileira.

Um marco para a inclusão e a equidade racial

O I Festival de Cultura Afro de Porto Nacional chega para valorizar a cultura afro-brasileira e trazer espaços de aprendizado, reflexão e celebração. Com atividades variadas, o evento destaca a importância da história e da ancestralidade que fazem parte da identidade da comunidade.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA