PALMAS

CULTURA

Com incentivo do Governo do Tocantins, espetáculo teatral aborda saúde feminina com foco educativo

Publicado em

CULTURA


Com o objetivo de quebrar tabus a respeito de temas do universo feminino, especialmente algumas patologias, como vaginismo, endometriose, dispareunia e tabus sobre a vulva da mulher, a Cia de Teatro da Essência, com incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), apresenta espetáculo teatral EU & MINHA GINA. A atração estará em cartaz no Sesc, com apresentações presenciais nos dias 30 e 31 de outubro e já está com a venda antecipada.

De acordo com a diretora da Cia de Teatro da Essência, roteirista e protagonista do espetáculo, a atriz e professora de teatro Dalila Cristiny, o roteiro da peça foi criado em 2018 e agora segue novos rumos e possibilidade de apresentações. “Queremos a pegada de trazer a reflexão sobre temas tabus que envolvem a vulva da mulher e as pressões que costumeiramente a mulher sofre da sociedade, mas faremos tudo com muito bom humor. É uma comédia, com nuances do gênero teatral contemporâneo, queremos que o conteúdo seja divertido, mas também bastante reflexivo”, explica, ressaltando EU & MINHA GINA traz uma vagina em formato de boneca que dança, canta e até dialoga.

Leia Também:  Axé gospel do Trio Salvador abre a programação cultural dos 35 anos de Fátima

Segundo o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o espetáculo aborda temas importantes para saúde da mulher. “Utilizar a arte para a alertar as mulheres sobre temas relacionados à saúde, além de tratar o tema de forma divertida contribui para quebrar barreiras e homenagear as mulheres tocantinenses”, destacou.

Os ingressos físicos podem ser adquiridos nas lojas Clube do Alicate Esmalteria (204 e 303 Sul), Loucas por Esmaltes (104 Sul), Fran’s Café Palmas (104 Sul) e Potência AutoCar (403 Sul). O valor é R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), sendo aceitos somente em dinheiro ou Pix. É possível adquirir o ingresso também via Pix por meio do celular (99) 9 8109-3667.

O projeto é uma realização da empresa Teatro & Consultoria, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc, pela Agência de Desenvolvimento Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Adetuc retoma projeto da Sexta Cultural

Publicados

em


Considerado um dos maiores eventos do calendário cultural do Tocantins, que conta com diversas atrações gratuitas, entre shows, intervenções artísticas circenses, dança e manifestações populares, além de exposição e comercialização de artesanato e de comidas regionais, a Sexta Cultural será retomada neste ano com continuidade em 2022, mediante a aprovação dos membros do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPT-TO), para a execução do edital que atenderá diversos artistas e levará o projeto, executado em Palmas, a outras cidades do Estado.

A 8ª reunião ordinária do CPT-TO, ocorrida nesta terça-feira, 19, por videoconferência, pautou diversos assuntos relacionados ao setor de cultura do Estado, sendo conduzida pela presidente em exercício, Meire Maria, juntamente com a secretaria geral, Luara Aquino, com a participação da vice-presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Mounira Hawat do superintendente da cultura Relmivam Milhomem.

Durante a reunião, a secretária geral, Luara Aquino, apresentou a proposta de aquisição de obras de arte e artesanato, por meio de edital, para formação de acervo cultural e circulação, aprovado por todos os membros do Conselho. “Esse é um projeto muito importante e contar com a compreensão do Conselho de Cultura e o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, irá permitir que a nossa cultura e nossos artistas sejam mais valorizados”, defendeu Luara.  

Leia Também:  Espetáculo Vinil de Asfalto é apresentado nesta sexta

Ainda foram mencionados os projetos de Adequação de som, luz e palco do Memorial Coluna Prestes, Avança Cultura 2021/2022; Encontro das Rabecas e Violas de Buriti; Festival de Festivais do Tocantins e o proposta que prevê a elaboração de material promocional para o artesanato e manifestações culturais do Tocantins, que devem ser apresentados no próximo encontro dos membros.

Ao citar os projetos a serem executados, o superintendente da cultura, Relmivam Milhomem, destacou a parceria do Governo do Estado com os membros do Conselho. “É importante ver os representantes da sociedade e organizações atuando junto com o Governo, principalmente nas políticas culturais. Hoje aprovamos o projeto da sexta Cultural e outros projetos, para eu possamos fazer esse planejamento é pensar essas políticas dialogando com o conselho”, frisou Relmivam.

Já a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, mencionou que as demandas que chegam do Conselho de Cultura têm sido ouvidas pelo Governo do Estado. “Estamos buscando implementar as propostas dentro da nossa estrutura, pois sabemos que essa formulação de projetos de forma colaborativa garantirá uma maior abrangência das ações no atendimento de toda a classe cultural”, completou.

Leia Também:  Abertas 300 vagas para cursos de artes pela Fundação Cultural de Palmas

Os membros do conselho também discutiram outras pautas, a exemplo da retomada das reuniões de forma presencial e as mudanças do regimento interno do CPT-TO. A presidente do conselho, Meire Maria, também usou o espaço da reunião para explanar sobre a participação da cultura na Abav Expo & Collab 2021. “Foi um momento muito especial, ver a nossa cultura sendo levada às feiras novamente e mostrada ao mundo. Essa integração do Turismo e da Cultura irá fortalecer nossos artistas e apresentar, cada vez mais, o Tocantins como nos conhecemos”, completou ao avaliar positivamente a participação das manifestações culturais nas feiras e exposições.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA