PALMAS

CULTURA

Espetáculo “Dias Difíceis” estreia neste final de semana em Palmas

As sessões acontecem no sábado e domingo, 13 e 14, às 20h30, no Theatro Fernanda Montenegro.

Publicado em

Estreia no próximo final de semana na Capital o espetáculo teatral “Dias Difíceis”, da Cia Cenaberta. As sessões acontecem no sábado e domingo, 13 e 14, às 20h30, no Theatro Fernanda Montenegro. A classificação é de 10 anos. Os ingressos antecipados para a temporada em Palmas já estão à venda pelo sitewww.tonolucro.com.br, e na loja Black West – Capim Dourado Shopping.

 

A peça tem a direção artística de Ana Isabel Friedlander e é estrelada pelos atores Bell Gama, Thiago Omena e Kaká Nogueira. “Dias Difíceis” (texto Renatho Costa) conta a história de uma dupla de bandidos incompetentes na profissão que, naquele momento, tem apenas um ao outro. Na encruzilhada da vida, naquele deserto, discutem sua amizade e qual o caminho certo a seguir. De acordo a diretora do espetáculo, o espetáculo é, acima de tudo, um tributo a todas as formas de amizade. “Ele mostra que este forte elo pode superar até os dias mais difíceis e os lugares mais inóspitos”, complementa.

 

A apresentação na Capital dá início à turnê nacional de dois espetáculos teatrais da Cenaberta, “Torrenegra” (texto de Wilson Fumoy) e “Dias Difíceis” (texto de Renatho Costa). Já o espetáculo “Torrenegra”, que conta com Paulo Vieira, Thiago Omena e Kaká Nogueira no elenco, será apresentado em Palmas nos dias 20 e 21 de agosto, também no Theatro Fernanda Montenegro.

 

Turnê

Após a apresentação em Palmas, o grupo parte para apresentação nas cidades de Araguaína (TO), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), sendo duas apresentações de cada espetáculo em cada cidade. Além das apresentações teatrais, o grupo fará em cada cidade um bate-papo com a comunidade após o espetáculo e ainda oficinas teatrais gratuitas. A turnê tem patrocínio da Lei Rouanet, através da empresa Gelnex.

Leia Também:  Lançamento da Expopalmas 2019 é cancelado

 

O conjunto de trabalhos realizados pela Cia Cenaberta já alcançou um público de mais de 20 mil espectadores, em peças teatrais, palestras, pesquisas e formações. Conforme o presidente da Cia, Kaká Nogueira, com a turnê nacional, almeja-se o alcance de ao menos seis mil espectadores, bem como outros participantes diretos e indiretos, sendo que este conjunto de ações se vincula à necessidade de formação de plateia para o teatro brasileiro, compreendendo como espaço de convívio social e lazer, bem como instrumento de inclusão cultural.

 

Espetáculos

Já o espetáculo “Torrenegra” (texto Wilson Fumoy), também dirigido por Ana Isabel Friedlander, é apresentado pelos atores Kaká Nogueira, Paulo Vieira e Thiago Omena e trata da história de três homens que, talvez por ganância pura ou por um amor incondicional, realizam o maior assalto da história e cientes de terem executado um plano perfeito, se refugiam no sub-solo da casa de um deles. Contudo, por ironia do destino ou não, ficam presos e sem possibilidade aparente de fuga do buraco que criaram. Diante da iminente morte tentam agarrar, a todo custo, um tênue fio que os conduza à liberdade e à vida. Um engodo, um erro de estratégia ou a hora deles havia chegado? O absurdo da situação, as mudanças de rumo, a verdade que não se quer encarar, o humor nervoso e o ambiente estranho dão à peça um insólito tempero.

Leia Também:  Fogo no Cerrado: Embrapa disponibiliza cartilha com foco no público infanto-juvenil

 

Histórico

A Cenaberta – Companhia de Pesquisas e Produções Artísticas, com sede em Palmas, tem foco na promoção da pesquisa, produção e difusão artística e cultural. Nos últimos anos vem se dedicando mais fortemente nas áreas teatral e da produção cultural, além de desenvolver com constância formações iniciais para o teatro. Ligados à Companhia Cenaberta, estão atores, produtores e técnicos de artes cênicas, dramaturgos e outros profissionais da área cultural, que desenvolvem atividades profissionais especializada em três núcleos: Núcleo de Artes Cênicas, Núcleo de Produções Culturais e Núcleo de Formação Artística. Os espetáculos produzidos já foram apresentados em todas as regiões brasileiras, e esteve presente em importantes Festivais, como Festival Internacional de Teatro de Curitiba (2010), Mostra Diabo Velho de Goiás (2013), dentre outros.

 

Na área sociocultural, está desenvolvendo o projeto Poquelin – Formação para o Teatro, um projeto de formação e inserção cultural para jovens de cidades do interior do Tocantins, que estão recebendo estudos dirigidos na área teatral, visando não somente à formação para o teatro, mas a compreensão do oficio, suas dificuldades e possibilidades, atendendo, prioritariamente, jovens de áreas de risco social em municípios com baixo IDHM.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Raksha Bandhan: festival indiano que promove a pureza humana chega ao Brasil

Published

on

O festival de Raksha Bandhan, ou Rakhi, é celebrado na Índia há milênios, sempre no mês de agosto. Considerado um símbolo da pureza interna nas relações humanas, a celebração da data tem por objetivo promover a abstenção de vícios e a prática de ações puras e virtuosas.

Dentre os costumes relacionados à data, está o uso do rakhi, um fio que pode ser amarrado no pulso tanto por sacerdotes quanto por irmãs de sangue. Em tempos antigos, era comum que sacerdotes Brahmins visitassem as casas de sua região e amarrassem o fio sagrado no pulso das pessoas, conferindo-lhes proteção. O hábito, segundo a tradição, afastava a negatividade e os maus atos.

A simbologia do Raksha Bandhan toca em valores humanos universais, como a pureza e a virtude. Anualmente, a ONG Brahma Kumaris (BK) celebra estes e outros valores durante o festival. A BK é um movimento espiritual dedicado à transformação pessoal e à aplicação prática de valores positivos.

A ONG, que tem sedes espalhadas por todo o território nacional, criou um calendário de eventos presenciais públicos em celebração ao festival:

GRAVATÁ/PE

13/08 – 17h

Raksha Bandhan – No toldo do amor da proteção de Deus

Local: Condomínio Nossa Senhora Rainha da Paz – Salão de Festas

Leia Também:  Fogo no Cerrado: Embrapa disponibiliza cartilha com foco no público infanto-juvenil

Rua Maria Auxiliadora, S/N – Gravatá/PE

 

SÃO PAULO/SP

18/08 – 18h: meditação; 18h30: programa

Raksha Bandhan – O vínculo de amor e proteção

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em São Paulo

Rua Dona Germaine Burchard, 589 – Perdizes

 

SERRA NEGRA/SP

21/08 – 16h

Raksha Bandhan – O elo de amor e proteção

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em Serra Negra – Vila Serra Serena

Rodovia SP-360 Km 155 (entre Serra Negra e Lindoia)

 

FLORIANÓPOLIS/SC

21/08 – 18h

Raksha Bandhan – Festival indiano da fraternidade

Local: Sede da Brahma Kumaris em Florianópolis

Rua Fernando Ferreira de Mello, 41 – Abraão

 

FORTALEZA/CE

21/08 – 17h

Raksha Bandhan – O compromisso de amor com Deus

Local: Sede da Brahma Kumaris em Fortaleza

Rua Gonçalves Lêdo, 1438 – Centro

 

LIMEIRA/SP

23/08 – 19h

Raksha Bandhan – Conectar com nossa pureza para servir ao mundo

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em Limeira

Leia Também:  XVI Encontro de Músicos realizado pela AASJN

Rua Deputado Otávio Lopes, 291 – Centro

 

PIRACICABA/SP

28/08 – 17h

Raksha Bandhan – Celebrando a realeza da pureza e o vínculo do amor

Local: Sede da Brahma Kumaris em Piracicaba

Rua João de Oliveira Algodoal, 84 – Bairro: Jardim Elite

 

PORTO ALEGRE/RS

28/08 – 17h30: meditação; 18h: palestra e celebração

Raksha Bandhan – Pureza, proteção e paz

Local: Sede da Brahma Kumaris em Porto Alegre

Rua Ferreira Viana 812 – Bairro: Petrópolis

SALVADOR/BA

29/08 – 19h

Festival de Raksha Bandhan

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Teatro Jorge Amado

Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Bairro: Pituba

 

Além dos encontros presenciais, haverá também um evento online sobre o festival, conduzido por Gopi Patel, liderança internacional da Brahma Kumaris. A ação está prevista para o dia 21 de agosto, às 18h30, e será transmitida pelo canal da Brahma Kumaris Brasil no YouTube.

Neste mesmo mês de agosto, a ONG disponibilizará diversos conteúdos ao vivo e gratuitos em celebração ao Dia dos Pais. É possível conferir tudo isso e muito mais no site https://brahmakumaris.org.br/ e no Instagram @brahmakumarisbrasil.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA