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CULTURA

Gibi é apresentado nesta quinta-feira em Palmas

A peça conta as aventuras de palhaços que tem as histórias em quadrinhos, com ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. E o espetáculo é permeado pelas músicas eruditas.

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O fantástico mundo dos quadrinhos contado de uma forma irreverente e com muita expressão corporal, que envolve teatro, dança e também o universo circense. Essa é a proposta do espetáculo infantil “Gibi”, estrelado pela Cia do Tocantins Lamira Artes Cênicas. A montagem, que tem 40 minutos de duração, vai ser apresentada nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, no teatro Sesc, através do projeto Maturando.

 

O espetáculo conta com a participação de cinco artistas em cena. Em um cenário que remete a folhas de Gibis gigantes, os artistas prendem à atenção do publico com inúmeras brincadeiras, diversões e muita palhaçada, já que aborda o universo dos Clows.

 

A peça conta as aventuras de palhaços que tem as histórias em quadrinhos, com ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. O espetáculo é permeado pelas músicas eruditas, que ajudam a criar uma atmosfera imaginária, que remete à infância e suas brincadeiras, resultado desse encontro entre circo, literatura e a dança contemporânea. 

 

A montagem foi criada a partir de pesquisas sobre o imaginário infantil e as histórias em quadrinhos. Ao término do espetáculo, gibizinhos são entregues, ajudando no fortalecimento das ideias trabalhadas em cena, e dando uma oportunidade de discussão entre crianças e pais ou responsáveis, dentro do ambiente do lar.

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Ficha Técnica

Durante o processo de criação, Gibi agregou importantes nomes artísticos das mais diversas áreas: João Vicente assina a coreografia, a direção artística e o cenário; Fernando Yamamoto (diretor dos Clowns de Shakespeare) e o consultor de direção teatral; Adelvane Néia (uma das principais formadoras de palhaços do Brasil) assina a preparação de palhaço da Cia; Geuvar Oliveira (referência nos quadrinhos tocantinenses) cuidou da consultoria de linguagens de HQs.

 

Maturando

Em comemoração aos seis anos da Lamira Artes Cênicas, a companhia realiza neste mês, o projeto “Maturando”. A iniciativa tem como proposta mostrar um pouco do universo do grupo, que em todo esse tempo vem trabalhando para disseminar sua arte no Tocantins e no Brasil. A programação, recheada de novidades culturais, conta com um livro de fotos sobre a trajetória do grupo profissional; uma Instalação e ainda temporada com apresentações dos espetáculos.

O Maturando, que está sendo realizado desde o último 30 de junho  e encerra nesta sexta-feira, 15 de julho, no Teatro Sesc Palmas, foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.

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CULTURA

Plataforma Sommos Amazônia faz evento de pré-lançamento no Matapi

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Com lançamento previsto para janeiro de 2025, iniciativa é dedicada aos conteúdos culturais da Amazônia

A cultura amazônica vai ganhar um espaço exclusivo para reunir diferentes tipos de conteúdo audiovisual e um marketplace totalmente dedicado aos produtos e temas da região. A Sommos Amazônia é a primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região. Com previsão de lançamento para janeiro de 2025, a iniciativa será apresentada em um pré-lançamento, no dia 27 de Novembro, durante o Matapi, evento do mercado audiovisual da região amazônica, que será realizado, entre 26 e 29 de novembro, em Manaus.

A plataforma apresenta oito verticais de conteúdos diversos, que incluem filmes, música, livros, artes, alimentação, notícias e parceiros, além de um marketplace de produtos físicos. O acervo da Sommos Amazônia é formado pelo licenciamento constante de conteúdos, com especial foco na produção de uma ampla rede de parceiros locais, composta por artistas e produtores independentes; pequenas e médias empresas; instituições culturais e socioambientais; e agências de notícias, e poderão ser acessados através de uma única assinatura, em um único app.

A plataforma será lançada em protuguês, inglês e espanhol e a expectativa é que já estejam disponíveis cerca de 300 filmes, 25 mil músicas, 200 obras de artistas visuais e mais de 2 mil livros. O acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$ 9,90, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.

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“Queremos promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da Sommos Amazônia é resultado da percepção da escassez na mídia de espaços dedicados à difusão digital de conteúdo cultural da Amazônia. Além disso, a plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o desenvolvimento sustentável e geração de renda para a população da região e que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais, contribui para o enfrentamento da emergência climática”, explica Ricardo Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações da Sommos Amazônia.

“A nossa missão é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas. Além disso, estamos trabalhando para ser a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia”, afirma Alexandre Agra, sócio fundador da Sommos Amazônia.

“A plataforma vem para somar e difundir ainda mais as produções amazônicas, abrindo espaço para mais uma possibilidade de visualização e reverberação de artistas e obras importantes para nossa região. O Matapi segue acreditando em novas iniciativas e fortalecendo o crescimento do nosso segmento”, disse Carlos Barbosa, um dos organizadores do Matapi.

Desenvolvida pela Sommos Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira, a plataforma é liderada por Alexandre Agra, Ricardo Ribenboim, Roberto Nunes, Mariana Dupas e Yeda Oliveira.

Sobre o Matapi

Em sua 7ª edição, o marcado do Matapi acontece de 26 a 29 de novembro e traz como tema a internacionalização das produções, juntamente com nomes de relevância nacional e internacional.

 

O Mercado é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem realização da Leão do Norte e Casa Ninja Amazônia, co-realização com o Instituto Audiovisual Em Todos os Eixos, e apoio do Projeto Paradiso, Ibis Styles Sebrae Amazonas, Cinema do Brasil e Brazilian Content.

Para mais informações sobre a SOMMOS Amazônia:
Gabriela Murad – [email protected].br – 21 99964-4521
FOTOS: Juliana Pesqueira/Matapi | Divulgação/Sommos Amazônia
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