CULTURA
Gibi é apresentado nesta quinta-feira em Palmas
A peça conta as aventuras de palhaços que tem as histórias em quadrinhos, com ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. E o espetáculo é permeado pelas músicas eruditas.

O fantástico mundo dos quadrinhos contado de uma forma irreverente e com muita expressão corporal, que envolve teatro, dança e também o universo circense. Essa é a proposta do espetáculo infantil “Gibi”, estrelado pela Cia do Tocantins Lamira Artes Cênicas. A montagem, que tem 40 minutos de duração, vai ser apresentada nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, no teatro Sesc, através do projeto Maturando.
O espetáculo conta com a participação de cinco artistas em cena. Em um cenário que remete a folhas de Gibis gigantes, os artistas prendem à atenção do publico com inúmeras brincadeiras, diversões e muita palhaçada, já que aborda o universo dos Clows.
A peça conta as aventuras de palhaços que tem as histórias em quadrinhos, com ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. O espetáculo é permeado pelas músicas eruditas, que ajudam a criar uma atmosfera imaginária, que remete à infância e suas brincadeiras, resultado desse encontro entre circo, literatura e a dança contemporânea.
A montagem foi criada a partir de pesquisas sobre o imaginário infantil e as histórias em quadrinhos. Ao término do espetáculo, gibizinhos são entregues, ajudando no fortalecimento das ideias trabalhadas em cena, e dando uma oportunidade de discussão entre crianças e pais ou responsáveis, dentro do ambiente do lar.
Ficha Técnica
Durante o processo de criação, Gibi agregou importantes nomes artísticos das mais diversas áreas: João Vicente assina a coreografia, a direção artística e o cenário; Fernando Yamamoto (diretor dos Clowns de Shakespeare) e o consultor de direção teatral; Adelvane Néia (uma das principais formadoras de palhaços do Brasil) assina a preparação de palhaço da Cia; Geuvar Oliveira (referência nos quadrinhos tocantinenses) cuidou da consultoria de linguagens de HQs.
Maturando
Em comemoração aos seis anos da Lamira Artes Cênicas, a companhia realiza neste mês, o projeto “Maturando”. A iniciativa tem como proposta mostrar um pouco do universo do grupo, que em todo esse tempo vem trabalhando para disseminar sua arte no Tocantins e no Brasil. A programação, recheada de novidades culturais, conta com um livro de fotos sobre a trajetória do grupo profissional; uma Instalação e ainda temporada com apresentações dos espetáculos.
O Maturando, que está sendo realizado desde o último 30 de junho e encerra nesta sexta-feira, 15 de julho, no Teatro Sesc Palmas, foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.

CULTURA
Raksha Bandhan: festival indiano que promove a pureza humana chega ao Brasil

O festival de Raksha Bandhan, ou Rakhi, é celebrado na Índia há milênios, sempre no mês de agosto. Considerado um símbolo da pureza interna nas relações humanas, a celebração da data tem por objetivo promover a abstenção de vícios e a prática de ações puras e virtuosas.
Dentre os costumes relacionados à data, está o uso do rakhi, um fio que pode ser amarrado no pulso tanto por sacerdotes quanto por irmãs de sangue. Em tempos antigos, era comum que sacerdotes Brahmins visitassem as casas de sua região e amarrassem o fio sagrado no pulso das pessoas, conferindo-lhes proteção. O hábito, segundo a tradição, afastava a negatividade e os maus atos.
A simbologia do Raksha Bandhan toca em valores humanos universais, como a pureza e a virtude. Anualmente, a ONG Brahma Kumaris (BK) celebra estes e outros valores durante o festival. A BK é um movimento espiritual dedicado à transformação pessoal e à aplicação prática de valores positivos.
A ONG, que tem sedes espalhadas por todo o território nacional, criou um calendário de eventos presenciais públicos em celebração ao festival:
GRAVATÁ/PE
13/08 – 17h
Raksha Bandhan – No toldo do amor da proteção de Deus
Local: Condomínio Nossa Senhora Rainha da Paz – Salão de Festas
Rua Maria Auxiliadora, S/N – Gravatá/PE
SÃO PAULO/SP
18/08 – 18h: meditação; 18h30: programa
Raksha Bandhan – O vínculo de amor e proteção
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Sede da Brahma Kumaris em São Paulo
Rua Dona Germaine Burchard, 589 – Perdizes
SERRA NEGRA/SP
21/08 – 16h
Raksha Bandhan – O elo de amor e proteção
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Sede da Brahma Kumaris em Serra Negra – Vila Serra Serena
Rodovia SP-360 Km 155 (entre Serra Negra e Lindoia)
FLORIANÓPOLIS/SC
21/08 – 18h
Raksha Bandhan – Festival indiano da fraternidade
Local: Sede da Brahma Kumaris em Florianópolis
Rua Fernando Ferreira de Mello, 41 – Abraão
FORTALEZA/CE
21/08 – 17h
Raksha Bandhan – O compromisso de amor com Deus
Local: Sede da Brahma Kumaris em Fortaleza
Rua Gonçalves Lêdo, 1438 – Centro
LIMEIRA/SP
23/08 – 19h
Raksha Bandhan – Conectar com nossa pureza para servir ao mundo
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Sede da Brahma Kumaris em Limeira
Rua Deputado Otávio Lopes, 291 – Centro
PIRACICABA/SP
28/08 – 17h
Raksha Bandhan – Celebrando a realeza da pureza e o vínculo do amor
Local: Sede da Brahma Kumaris em Piracicaba
Rua João de Oliveira Algodoal, 84 – Bairro: Jardim Elite
PORTO ALEGRE/RS
28/08 – 17h30: meditação; 18h: palestra e celebração
Raksha Bandhan – Pureza, proteção e paz
Local: Sede da Brahma Kumaris em Porto Alegre
Rua Ferreira Viana 812 – Bairro: Petrópolis
SALVADOR/BA
29/08 – 19h
Festival de Raksha Bandhan
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Teatro Jorge Amado
Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Bairro: Pituba
Além dos encontros presenciais, haverá também um evento online sobre o festival, conduzido por Gopi Patel, liderança internacional da Brahma Kumaris. A ação está prevista para o dia 21 de agosto, às 18h30, e será transmitida pelo canal da Brahma Kumaris Brasil no YouTube.
Neste mesmo mês de agosto, a ONG disponibilizará diversos conteúdos ao vivo e gratuitos em celebração ao Dia dos Pais. É possível conferir tudo isso e muito mais no site https://brahmakumaris.org.br/ e no Instagram @brahmakumarisbrasil.
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
Eleição5 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES1 dia atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022