PALMAS

ATRATIVOS NATURAIS

Carlesse visita feira de turismo em Fortaleza e reafirma compromisso com o setor

Publicado em

CULTURA

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou nesta sexta-feira, 8, da 48ª edição da ABAV Expo & Collab, a maior feira de negócios de turismo da América Latina, em Fortaleza-CE. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), é uma referência internacional de negociações de um dos setores que mais cresce no Brasil.

Recepcionado pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, que acompanha o evento desde sua abertura, o governador Mauro Carlesse visitou o estande tocantinense e conversou com representantes do trade turístico nacional, autoridades, investidores e visitantes que pautaram o protagonismo do Tocantins na retomada do turismo com segurança, após o período crítico da pandemia da covid-19.

O governador Mauro Carlesse afirmou que a participação do Tocantins abre um leque de oportunidades de atração de investimentos que irão fortalecer a retomada das atividades turísticas em todo o Estado. “Estamos trabalhando de uma forma positiva para valorizar os nossos atrativos e a nossa cultura. Apresentar nossos potenciais nesta feira é mostrar o nosso povo, a nossa cultura e as nossas belezas naturais e buscar melhorias para que possamos implementar ainda mais o turismo no nosso Estado”, ressaltou.

Leia Também:  Tocantins receberá até a quinta mais de 130 mil doses de vacinas contra Covid-19

O Tocantins tem sido referência na retomada consciente da atividade turística com ações que tem sido destaque em todo o país e que ganharam notoriedade na ABAV Expo & Collab, por meio do Ministro do Turismo, Gilson Machado. O Estado se destaca pela sua pluralidade de destinos e atrativos turísticos ligados ao turismo de natureza, ecoturismo, pesca esportiva, observação de aves e turismo de experiência.

Com estande próprio de 80m², o Governo do Tocantins apresentou os roteiros e atrativos culturais tocantinenses, apoiando mais de 30 empresas e instituições ligadas ao trade turístico que participaram da ABAV Expo & Collab 2021 e utilizaram o espaço para comercialização dos seus produtos e serviços.

O governador Carlesse elogiou a organização do evento durante encontro com a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar. “A Abav tem investido para que possamos mostrar que o Brasil tem muitos lugares a serem visitados, em especial o nosso Tocantins com regiões encantadoras e uma rica cultura”, frisou.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, considerou positiva a participação do Tocantins na Abav. “Recebemos diversos investidores com interesse em montar seus negócios no Tocantins. A feira abre as portas de todos os estados para a retomada do turismo nacional, com um incentivo para que as empresas e os turistas descubram os destinos brasileiros. Como um dos destinos mais desejados do Brasil, o Tocantins não poderia ficar de fora de um evento como esse, com a sua representatividade cultural e turística”, ressaltou.

Leia Também:  Governo lança edital para seleção de artesãos para feira de artesanato em São Paulo

O Tocantins tem sido referência na retomada consciente da atividade turística com ações que tem sido destaque em todo o país e que ganharam notoriedade na ABAV Expo & Collab – Henrique Lopes/Governo do Tocantins

Estado se destaca pela sua pluralidade de destinos e atrativos turísticos ligados ao turismo de natureza, ecoturismo, pesca esportiva, observação de aves e turismo de experiência – Henrique Lopes/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins apresentou os roteiros e atrativos culturais tocantinenses, apoiando mais de 30 empresas e instituições ligadas ao trade turístico que participaram da ABAV Expo & Collab 2021 – Henrique Lopes/Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Adetuc retoma projeto da Sexta Cultural

Publicados

em


Considerado um dos maiores eventos do calendário cultural do Tocantins, que conta com diversas atrações gratuitas, entre shows, intervenções artísticas circenses, dança e manifestações populares, além de exposição e comercialização de artesanato e de comidas regionais, a Sexta Cultural será retomada neste ano com continuidade em 2022, mediante a aprovação dos membros do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPT-TO), para a execução do edital que atenderá diversos artistas e levará o projeto, executado em Palmas, a outras cidades do Estado.

A 8ª reunião ordinária do CPT-TO, ocorrida nesta terça-feira, 19, por videoconferência, pautou diversos assuntos relacionados ao setor de cultura do Estado, sendo conduzida pela presidente em exercício, Meire Maria, juntamente com a secretaria geral, Luara Aquino, com a participação da vice-presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Mounira Hawat do superintendente da cultura Relmivam Milhomem.

Durante a reunião, a secretária geral, Luara Aquino, apresentou a proposta de aquisição de obras de arte e artesanato, por meio de edital, para formação de acervo cultural e circulação, aprovado por todos os membros do Conselho. “Esse é um projeto muito importante e contar com a compreensão do Conselho de Cultura e o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, irá permitir que a nossa cultura e nossos artistas sejam mais valorizados”, defendeu Luara.  

Leia Também:  Dupla reincidente no crime é presa pela PM por tráfico de drogas

Ainda foram mencionados os projetos de Adequação de som, luz e palco do Memorial Coluna Prestes, Avança Cultura 2021/2022; Encontro das Rabecas e Violas de Buriti; Festival de Festivais do Tocantins e o proposta que prevê a elaboração de material promocional para o artesanato e manifestações culturais do Tocantins, que devem ser apresentados no próximo encontro dos membros.

Ao citar os projetos a serem executados, o superintendente da cultura, Relmivam Milhomem, destacou a parceria do Governo do Estado com os membros do Conselho. “É importante ver os representantes da sociedade e organizações atuando junto com o Governo, principalmente nas políticas culturais. Hoje aprovamos o projeto da sexta Cultural e outros projetos, para eu possamos fazer esse planejamento é pensar essas políticas dialogando com o conselho”, frisou Relmivam.

Já a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, mencionou que as demandas que chegam do Conselho de Cultura têm sido ouvidas pelo Governo do Estado. “Estamos buscando implementar as propostas dentro da nossa estrutura, pois sabemos que essa formulação de projetos de forma colaborativa garantirá uma maior abrangência das ações no atendimento de toda a classe cultural”, completou.

Leia Também:  Victor e Leo abrem a 12ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os membros do conselho também discutiram outras pautas, a exemplo da retomada das reuniões de forma presencial e as mudanças do regimento interno do CPT-TO. A presidente do conselho, Meire Maria, também usou o espaço da reunião para explanar sobre a participação da cultura na Abav Expo & Collab 2021. “Foi um momento muito especial, ver a nossa cultura sendo levada às feiras novamente e mostrada ao mundo. Essa integração do Turismo e da Cultura irá fortalecer nossos artistas e apresentar, cada vez mais, o Tocantins como nos conhecemos”, completou ao avaliar positivamente a participação das manifestações culturais nas feiras e exposições.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA