PALMAS

CULTURA

Governo do Tocantins apoia mostra de danças populares e tradicionais do Tocantins

Publicado em

CULTURA


Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas apresenta até o próximo sábado, 16, o projeto Do Ritual – Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins. O evento pode ser conferido no canal do Youtube Ninho Cultural, às 19 horas, com classificação livre.

O projeto traz as manifestações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e do interior do Estado. Integram a programação a Dança do Lindô (Comunidade Cocalinho), Os Cantos do Maracá (Comunidade Indígena – Xerente), Dança do Lenço (Barra da Aroeira), Dança do Tambor (Monte do Carmo), Dança do Maculelê (Barra da Aroeira) e Dança do Congo e Taieiras (Monte do Carmo). A programação teve início na segunda, 11, e ofertará todos os dias apresentações com grupos tradicionais de diversas regiões do Tocantins.

De acordo com a diretora artística da Mostra, Liu Moreira, além das apresentações, o projeto conta com entrevistas com os integrantes dessas comunidades. Para a elaboração dos documentários que compõem a mostra “Foi realizado o registro audiovisual e fotográfico com a ida da equipe de produção técnica e artística na cidade dos grupos, onde foi realizada a gravação de uma apresentação de cada grupo e entrevistas”, explica.

Leia Também:  Com incentivo do Governo do Tocantins, espetáculo teatral aborda saúde feminina com foco educativo

Como fruto do projeto foram concebidos seis vídeos documentários. Todas as exibições dos vídeos contam com intérpretes de Libras.  Após a semana de estreia, os vídeos ficarão disponíveis para livre acesso do público, de forma gratuita, no canal do Youtube do ninho cultural e na landpage https://ninhocultural.com.br/mostradoritual, até o dia 20 de outubro. Neste canal terão acesso às apresentações, entrevistas e portfólio de todos os grupos de dança selecionados.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto é de grande valor para o resgate da cultura popular do Estado. “ O Tocantins possui uma grande diversidade cultural com manifestações populares que formam a identidade Cultural do Estado”, considera. 

O projeto “Do Ritual:  Mostra de Danças Populares e Tradicionais do Tocantins” é uma realização da Associação de Artes Ninho Cultural e do coletivo de criação cênica Agulha Cenas. O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”.

Leia Também:  Maratona do Oscar terá sessões comentadas dos filmes O Escândalo e Adoráveis Mulheres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Adetuc retoma projeto da Sexta Cultural

Publicados

em


Considerado um dos maiores eventos do calendário cultural do Tocantins, que conta com diversas atrações gratuitas, entre shows, intervenções artísticas circenses, dança e manifestações populares, além de exposição e comercialização de artesanato e de comidas regionais, a Sexta Cultural será retomada neste ano com continuidade em 2022, mediante a aprovação dos membros do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPT-TO), para a execução do edital que atenderá diversos artistas e levará o projeto, executado em Palmas, a outras cidades do Estado.

A 8ª reunião ordinária do CPT-TO, ocorrida nesta terça-feira, 19, por videoconferência, pautou diversos assuntos relacionados ao setor de cultura do Estado, sendo conduzida pela presidente em exercício, Meire Maria, juntamente com a secretaria geral, Luara Aquino, com a participação da vice-presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Mounira Hawat do superintendente da cultura Relmivam Milhomem.

Durante a reunião, a secretária geral, Luara Aquino, apresentou a proposta de aquisição de obras de arte e artesanato, por meio de edital, para formação de acervo cultural e circulação, aprovado por todos os membros do Conselho. “Esse é um projeto muito importante e contar com a compreensão do Conselho de Cultura e o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, irá permitir que a nossa cultura e nossos artistas sejam mais valorizados”, defendeu Luara.  

Leia Também:  Aprovado pela Ancine, filme vai contar a infância e adolescência de Ayrton Senna no Tocantins

Ainda foram mencionados os projetos de Adequação de som, luz e palco do Memorial Coluna Prestes, Avança Cultura 2021/2022; Encontro das Rabecas e Violas de Buriti; Festival de Festivais do Tocantins e o proposta que prevê a elaboração de material promocional para o artesanato e manifestações culturais do Tocantins, que devem ser apresentados no próximo encontro dos membros.

Ao citar os projetos a serem executados, o superintendente da cultura, Relmivam Milhomem, destacou a parceria do Governo do Estado com os membros do Conselho. “É importante ver os representantes da sociedade e organizações atuando junto com o Governo, principalmente nas políticas culturais. Hoje aprovamos o projeto da sexta Cultural e outros projetos, para eu possamos fazer esse planejamento é pensar essas políticas dialogando com o conselho”, frisou Relmivam.

Já a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, mencionou que as demandas que chegam do Conselho de Cultura têm sido ouvidas pelo Governo do Estado. “Estamos buscando implementar as propostas dentro da nossa estrutura, pois sabemos que essa formulação de projetos de forma colaborativa garantirá uma maior abrangência das ações no atendimento de toda a classe cultural”, completou.

Leia Também:  Com incentivo do Governo do Tocantins, espetáculo teatral aborda saúde feminina com foco educativo

Os membros do conselho também discutiram outras pautas, a exemplo da retomada das reuniões de forma presencial e as mudanças do regimento interno do CPT-TO. A presidente do conselho, Meire Maria, também usou o espaço da reunião para explanar sobre a participação da cultura na Abav Expo & Collab 2021. “Foi um momento muito especial, ver a nossa cultura sendo levada às feiras novamente e mostrada ao mundo. Essa integração do Turismo e da Cultura irá fortalecer nossos artistas e apresentar, cada vez mais, o Tocantins como nos conhecemos”, completou ao avaliar positivamente a participação das manifestações culturais nas feiras e exposições.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA