PALMAS

EMPRÉSTIMO

Governo vai investir R$ 2,2 milhões em sinalização turística nas Serras Gerais

Publicado em

CULTURA

O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), assinou nesta segunda-feira, 22, o contrato para execução das obras de sinalização turística das regiões das Serras Gerais. No valor de R$ 2.201.262,05, o processo de sinalização turística da região é uma demanda dos gestores e empresas ligadas ao trade turístico da região, sendo uma importante ferramenta para a comunicação turística e acessibilidade aos visitantes.

A execução do projeto de sinalização turística foi possível através do  empréstimo, realizado pelo Governo do Estado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), responsável pelo financiamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS).

Serão contempladas com a sinalização as cidades de Almas, Arraias, Aurora do TO, Dianópolis, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga.

De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto principal tem por objetivo fomentar componentes da infraestrutura turística, como o melhoramento da eficácia do transporte rodoviário e melhoramento na eficiência e seleção dos serviços públicos, além de garantir o apoio ao desenvolvimento integrado do Estado.

Leia Também:  Encontro de Máquinas em Palmas apresentará diversos modelos de carros e motos

Entre os benefícios esperados com a sinalização, estão o aumento do fluxo turístico, facilidade de acesso para os turistas; sinalização turística apropriada e harmonizada com o meio ambiente e maior segurança e conforto para as comunidades e turistas ao visitar a região.

“Nós acreditamos que o turismo é uma atividade que contempla a valorização de uma localidade. Portanto, a sinalização turística pode ser considerada uma relevante componente no ordenamento e estruturação da atividade turística em nosso Estado, pois ela influencia diretamente na interpretação das regiões e atrativos, além de facilitar o deslocamento dos nossos visitantes”, afirmou Jairo Mariano ao mencionar a determinação do Governador em exercício Wanderlei Barbosa, para que o procedimento de implantação da sinalização fosse feito com celeridade, atendendo aos anseios dos, gestores, comunidade e investidores da região.

Sinalização fortalecerá turismo na região – Henrique Lopes / Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Tocantins participa da 9ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA)

Publicados

em


Parte dos estados que compõem as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), o Estado do Tocantins está presente na 9ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que acontece na Estação das Docas, em Belém. 

Aberta na última quinta-feira, 25, a feira ocorre de forma híbrida com programação presencial e on-line, com foco na divulgação de destinos, roteiros, atrativos que fazem parte da  Amazônia Legal Brasileira entre outros países que fazem parte da Amazônia Internacional, com o objetivo de gerar negócios e conectar profissionais do turismos, órgãos oficiais, estudantes e empresas do trade. Ao todo são 50 grupos expositores de diversos vários municípios da região norte e estados da Amazônia Legal. 

Participando do estande da Rotas Amazônicas Integradas, o Estado do Tocantins apresenta as paisagens e beleza ímpar do paraíso localizado no coração do Brasil, que reúne particularidades da biodiversidade da Amazônia, as riquezas do Cerrado e a exuberância do Pantanal, que proporcionam experiências inimagináveis, que unidas com os ritos e cultura tradicional, são o ponto chave para a imersão no turismo cultural, religioso, turismo de aventura, ecoturismo, turismo de pesca, além do etnoturismo e turismo de experiência. 

Leia Também:  Núbia Dourado faz show no Coronel's nesta quarta-feira, 29

Durante a cerimônia-show, que marcou a abertura da FITA, o Tocantins que tem sido referência na retomada consciente da atividade turística com ações que têm sido destaque em todo o país, foi mencionado pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado, que falou da sua relação pessoal com o Estado. Gilson ainda frisou a importância da integração das Rotas Amazônicas, projeto do que trabalha o desenvolvimento integrado de produtos ligados à natureza e à pesca esportiva nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.  “A região Norte do Brasil é única e seu potencial precisa ser conhecido. “O turista estrangeiro que conhece o Brasil se surpreende ao perceber que o que falam lá fora é mentira! A Amazônia não acabou. Ela está aí, firme e forte, para todo mundo ver, desfrutar e proteger. Somos o país mais preservado do mundo, sim”, destacou. 

Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Ayres Rodrigues Filho, a participação do Tocantins na Fita é fundamental para a integração dos roteiros tocantinenses com as rotas amazônicas. “O Tocantins está presente na Amazônia Legal e mostrar o nossos potenciais em uma feira importante como a FITA faz com que todo o trade turístico e os visitantes conheçam mais sobre o nosso estado e se interesse em visitá-lo como um dos portais de acesso para as rotas integradas”, mencionou Hercy. 

Leia Também:  Morador captura sucuri de quatro metros na 105 Norte, em Palmas

Fortalecimento da RAI 

Antes da abertura da FITA, secretários de Estado, presidentes de órgãos ligados ao turismo e representantes do trade turístico estiveram reunidos em com a equipe do Ministério do Turismo, momento em que pautaram as demandas dos estados amazônicos para ampliação e fortalecimento das rotas integradas e do turismo na região. 

Entre as demandas estiveram a criação de políticas e um plano de ação estratégico para aumentar o fluxo turístico na região amazônica, a criação de uma campanha de marketing com foco nos destinos da RAI e a intervenção junto a Embraer e companhias aéreas para tornar mais acessível os valores das passagens para a região norte.

Estado do Tocantins apresenta roteiros turísticos no estande das Rotas Amazônicas Integradas (RAI) – Henrique Lopes / Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA