CULTURA
Miracaxi Festival reúne público recorde de 77 mil pessoas em Miracema
Em 2015, cerca de 40 mil pessoas circularam pela festa, esse ano de acordo a polícia militar o circuito reuniu aproximadamente 77 mil pessoas.

De acordo com números contabilizados pela Polícia Militar, a micareta fora de época de Miracema reuniu no circuito da festa um público de aproximadamente 77 mil pessoas. Em 2015, cerca de 40 mil pessoas circularam pela festa em Miracema.
Na sexta-feira, 15, primeira noite de Miracaxi, animada por Bell Marques, o público estimado pela Polícia foi de 32 mil pessoas. No sábado,16, o corredor da folia recebeu a banda Cheiro de Amor e 29 mil foliões. No domingo,17, Gabriel Diniz comandou a última noite e fez 16 mil pessoas curtirem sua pegada dançante de arrocha.
Tenente Coronel Sebastião Márcio Bandeira Lima, Comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM), destacou que o Miracaxi é uma tradição no Estado e Miracema conseguiu reunir centenas de pessoas em uma festa sem ocorrências de grande relevância. “É preciso destacar o trabalho em conjunto entre o Governo do Estado e o município. A festa é grandiosa e a segurança organizada para as três noites de Miracaxi resultaram em um saldo positivo”, comentou.
A prefeita Magda Borba também comentou a realização do Miracaxi frisando o empenho da gestão em movimentar o comércio e o turismo de Miracema. “Somos uma cidade pequena e que consegue, todos os anos, movimentar o comércio de várias regiões. Essa edição foi um sucesso em todos os sentidos”, comemorou Magda.
O Miracaxi é uma realização da Prefeitura de Miracema do Tocantins. Em 2016, a festa completou 19 anos.

CULTURA
Defensoria Pública presente no Ritual de Iniciação Karajá Hetohoky

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins acompanhou, neste fim de semana, o Ritual de Iniciação Karajá Hetohoky, festa tradicional que representa a passagem da adolescência para a vida adulta dos meninos indígenas da comunidade. A celebração foi realizada na Aldeia Santa Isabel do Morro, localizada próxima da cidade de Lagoa da Confusão (TO), na região da Ilha do Bananal.
“Foi uma experiência singular participar deste momento tão especial para o povo Karajá, (…). Trata-se de um ritual rico em símbolos e significados, essencial para a passagem dos meninos para a vida adulta, garantindo a continuidade dos saberes, valores e tradições do povo Yny. Essa transmissão cultural fortalece a identidade da comunidade e assegura que suas raízes permaneçam vivas, sendo este um direito inegociável”, destacou a coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), Letícia Cristina Amorim Saraiva dos Santos Moura.
Fonte: www.defensoria.to.def.br
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição 505
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 506
-
GERAL5 dias atrás
Inscrições abertas para a Marista Night Run
-
GERAL6 dias atrás
Grupo empresarial abre vagas para Pessoas com Deficiência
-
PUBLICIDADE LEGAL6 dias atrás
Demonstrações Contábeis Anuais de 2024 – Porto Franco Energética S/A
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Sprite Sem Açúcar chega a Goiás e Tocantins
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Agro 360 Tocantins abre inscrições para dinâmica de máquinas
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
De quase falido a criador de um novo modelo de saúde para brasileiros nos EUA