PALMAS

CULTURA

Músicos belgas estão em Palmas para apresentação de jazz hoje à noite

Publicado em

O trio de jazz belga composto por Nathan Daems (Saxofone Tenor), Bart Vervaeck (Guitarra) e Lieven Van Pee (Baixo) desembarcou pela primeira vez em Palmas, acompanhados do embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, no final da manhã desta terça-feira, 24, para concerto que acontecerá, logo mais, a partir das 20 horas, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas. O evento tem entrada gratuita.

 

O grupo foi recebido pelo superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Secretaria de do Desenvolvimento Econômico, Ciência, tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Melck Aquino, que destacou que o evento é uma oportunidade de intercâmbio cultural entre Brasil e Bélgica. “A cultura da Bélgica é muito rica. Lugar que tem muito museus, muita produção na parte de audiovisual e muita coisa na área da música. Se pudermos fazer essa interação, não só de receber o que se produz lá, mas mandar um pouco dos nossos artistas para a Bélgica, vai ser muito positivo, e acho que ganhamos todos”, reforçou.

Leia Também:  Joelma se apresenta neste domingo, 28, no Ginásio Ayrton Senna e encerra Palmas Férias 2019

O único que fala português dos integrantes, Nathan Daems disse que o grupo está curioso sobre como será a apresentação. “Nunca estivemos em Palmas e algumas pessoas disseram que aqui não é um lugar típico para tocar concerto, como Rio [de Janeiro] e São Paulo. E estamos felizes de tocar aqui hoje”, disse animado.

Outro integrante do trio, Lieven Van Pee, brincando com a equipe, disse que chegaram de sandálias e roupas leves preparados para o calor da cidade. “Soubemos que houve muita publicidade sobre o show e a nossa expectativa é alta”, ressaltou sobre a apresentação.

O concerto, apresentado pela Embaixada da Bélgica, é fruto de uma aproximação com o Governo do Estado, por meio da Seden, como explicou o embaixador da Bélgica, Jozef Semets. “Tivemos essa ideia de lançar uma inciativa no setor cultural, porque as relações entre nações não são apenas relações diplomáticas. A cultura é uma porta de entrada muito importante e o jazz é uma linguagem internacional”, destaca.

O jazz da Bélgica é diferenciado, pois é conhecido como Jazz Manouche ou Gypsy Jazz. Django Reinhardt, o famoso padrinho mundial deste gênero, nasceu na Bélgica em 1910 e foi o primeiro a misturar o fogo da música cigana com o jazz tradicional (swing jazz). “O Gypsy Jazz é um estilo que é mais folclórico e fácil de compreender. Não é muito abstrato e mais popular na Europa”, explicou Nathan Daems.

Leia Também:  Arcebispo de Palmas lança Campanha da Fraternidade 2019 na Assembleia Legislativa nesta quinta, 14

Workshop de Jazz

Na tarde desta terça-feira, às 16 horas, o trio vai ministrar um workshop para músicos do Tocantins, também no auditório do Tribunal de Justiça

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Raksha Bandhan: festival indiano que promove a pureza humana chega ao Brasil

Published

on

O festival de Raksha Bandhan, ou Rakhi, é celebrado na Índia há milênios, sempre no mês de agosto. Considerado um símbolo da pureza interna nas relações humanas, a celebração da data tem por objetivo promover a abstenção de vícios e a prática de ações puras e virtuosas.

Dentre os costumes relacionados à data, está o uso do rakhi, um fio que pode ser amarrado no pulso tanto por sacerdotes quanto por irmãs de sangue. Em tempos antigos, era comum que sacerdotes Brahmins visitassem as casas de sua região e amarrassem o fio sagrado no pulso das pessoas, conferindo-lhes proteção. O hábito, segundo a tradição, afastava a negatividade e os maus atos.

A simbologia do Raksha Bandhan toca em valores humanos universais, como a pureza e a virtude. Anualmente, a ONG Brahma Kumaris (BK) celebra estes e outros valores durante o festival. A BK é um movimento espiritual dedicado à transformação pessoal e à aplicação prática de valores positivos.

A ONG, que tem sedes espalhadas por todo o território nacional, criou um calendário de eventos presenciais públicos em celebração ao festival:

GRAVATÁ/PE

13/08 – 17h

Raksha Bandhan – No toldo do amor da proteção de Deus

Local: Condomínio Nossa Senhora Rainha da Paz – Salão de Festas

Leia Também:  Rede de Leitura inclusiva reúne alunos de escolas municipais no Parque Cimba

Rua Maria Auxiliadora, S/N – Gravatá/PE

 

SÃO PAULO/SP

18/08 – 18h: meditação; 18h30: programa

Raksha Bandhan – O vínculo de amor e proteção

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em São Paulo

Rua Dona Germaine Burchard, 589 – Perdizes

 

SERRA NEGRA/SP

21/08 – 16h

Raksha Bandhan – O elo de amor e proteção

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em Serra Negra – Vila Serra Serena

Rodovia SP-360 Km 155 (entre Serra Negra e Lindoia)

 

FLORIANÓPOLIS/SC

21/08 – 18h

Raksha Bandhan – Festival indiano da fraternidade

Local: Sede da Brahma Kumaris em Florianópolis

Rua Fernando Ferreira de Mello, 41 – Abraão

 

FORTALEZA/CE

21/08 – 17h

Raksha Bandhan – O compromisso de amor com Deus

Local: Sede da Brahma Kumaris em Fortaleza

Rua Gonçalves Lêdo, 1438 – Centro

 

LIMEIRA/SP

23/08 – 19h

Raksha Bandhan – Conectar com nossa pureza para servir ao mundo

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em Limeira

Leia Também:  Praia da Tartaruga: Solange Almeida, Kevinho, Cleber & Cauan são algumas das atrações da temporada

Rua Deputado Otávio Lopes, 291 – Centro

 

PIRACICABA/SP

28/08 – 17h

Raksha Bandhan – Celebrando a realeza da pureza e o vínculo do amor

Local: Sede da Brahma Kumaris em Piracicaba

Rua João de Oliveira Algodoal, 84 – Bairro: Jardim Elite

 

PORTO ALEGRE/RS

28/08 – 17h30: meditação; 18h: palestra e celebração

Raksha Bandhan – Pureza, proteção e paz

Local: Sede da Brahma Kumaris em Porto Alegre

Rua Ferreira Viana 812 – Bairro: Petrópolis

SALVADOR/BA

29/08 – 19h

Festival de Raksha Bandhan

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Teatro Jorge Amado

Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Bairro: Pituba

 

Além dos encontros presenciais, haverá também um evento online sobre o festival, conduzido por Gopi Patel, liderança internacional da Brahma Kumaris. A ação está prevista para o dia 21 de agosto, às 18h30, e será transmitida pelo canal da Brahma Kumaris Brasil no YouTube.

Neste mesmo mês de agosto, a ONG disponibilizará diversos conteúdos ao vivo e gratuitos em celebração ao Dia dos Pais. É possível conferir tudo isso e muito mais no site https://brahmakumaris.org.br/ e no Instagram @brahmakumarisbrasil.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA