PALMAS

CULTURA

Olivier Anquier traz um verdadeiro show de sabores ao Festival Gastronômico de Taquaruçu

O chef trouxe ao público o preparo de tucunaré recheado com castanhas de caju, acompanhando de arroz ao leite de coco babaçu e vinagrete de cajuí.

Publicado em

A Cozinha Show faz jus ao nome e seguindo os sucessos das edições anteriores do Festival Gastronômico de Taquaraçu traz  o renomado chef Olivier Anquier, que se rendeu aos encantos dos ingredientes regionais.

O chef que faz questão de se intitular brasileiro, mesmo tendo sua origem francesa, trouxe ao público o preparo de tucunaré recheado com castanhas de caju, acompanhando de arroz ao leite de coco babaçu e vinagrete de cajuí. E preservando suas raízes, não deixou de utilizar em sua receita o mais francês dos alimentos, o pão, tanto no recheio quanto no empanado.

Para ajudá-lo no preparo do prato, o chef contou com participação de Maria Ruth de Souza, uma chef tocantinense, que participa do reality show “Cozinheiros em Ação”, no qual Olivier é apresentador no GNT.

Olivier diz que foi Ruth quem o convidou a vir a Palmas. “Sinto honrado em estar aqui, após 20 anos. Os ingredientes dessa região são riquíssimos e alguns eu pude conhecer hoje, como a farinha do coco babaçu”. O chef disse ter ficado impressionado com a popularidade do festival e com a quantidade de participantes.

Leia Também:  Quarta Clássica traz o espetáculo Mãeria de Mãe para Mãe

Olivier com sua simpatia atraiu a atenção do público que interagiu com o apresentador. O mineiro Márcio Vieira, de Patrocínio, disse ter percorrido 1400 km só para participar do Festival Gastronômico de Taquaraçu, que neste ano chega a sua 10° edição. ” Estou encantado com a apresentação, uma receita deliciosa, antes de conhecer o circuito tive que vir ao Cozinha Show, pois minha esposa e eu somos amantes da boa gastronomia.”

Ruth disse ter procurado uma receita para surpreender o seu mentor, Olivier, e mostrar para o público a diversidade de pratos que podem ser feitos com os ingredientes locais. “Eu quis trazer algo novo e mostrar que o cajuí pode ser utilizado não apenas nos pratos doces”. A chef apresentou um vinagrete de cajuí, temperado com limão, coentro, pimenta, sal e azeite.

Olivier questionou como o cajuí ainda não virou especiaria. O vinagrete serviu de acompanhamento do filé de tucunaré, com recheio de castanhas do pará, coentro, pão, azeites e pimentas, e frito na manteiga.

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, o Festival tornou referência não só no Tocantins, mas no Brasil. “Temos caravanas vindas de várias partes do Brasil e temos informações que o FGT já é notícia no país”, acrescentou.

Leia Também:  Babado Novo anima aniversário de Porto Nacional

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemam, falou da importância desse tipo de evento para impulsionar os negócios. “Não existe a possibilidade de não sermos parceiros em eventos como este. E para este FGT também trouxemos um espaço permanente para impulsionar o artesanato de Taquaraçu”, complementou, se referindo a Loja de Artesanato TudoDaqui. O espaço é uma promoção do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Palmas, para que artesãos locais possam expor e comercializar suas artes. A loja vai funcionar todos os dias do festival das 18 horas às 22h30, na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca.

 

Olivier Anquier
O chef francês, naturalizado brasileiro, mora no Brasil há 36 anos e hoje apresenta o programa Diário do Olivier e o reality show Cozinheiros em Ação, no GNT.

Hoje, além de apresentador, também é empresário. Seu mais recente empreendimento é o reconhecido restaurante L’Entrecot do Olvier, em São Paulo.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Raksha Bandhan: festival indiano que promove a pureza humana chega ao Brasil

Published

on

O festival de Raksha Bandhan, ou Rakhi, é celebrado na Índia há milênios, sempre no mês de agosto. Considerado um símbolo da pureza interna nas relações humanas, a celebração da data tem por objetivo promover a abstenção de vícios e a prática de ações puras e virtuosas.

Dentre os costumes relacionados à data, está o uso do rakhi, um fio que pode ser amarrado no pulso tanto por sacerdotes quanto por irmãs de sangue. Em tempos antigos, era comum que sacerdotes Brahmins visitassem as casas de sua região e amarrassem o fio sagrado no pulso das pessoas, conferindo-lhes proteção. O hábito, segundo a tradição, afastava a negatividade e os maus atos.

A simbologia do Raksha Bandhan toca em valores humanos universais, como a pureza e a virtude. Anualmente, a ONG Brahma Kumaris (BK) celebra estes e outros valores durante o festival. A BK é um movimento espiritual dedicado à transformação pessoal e à aplicação prática de valores positivos.

A ONG, que tem sedes espalhadas por todo o território nacional, criou um calendário de eventos presenciais públicos em celebração ao festival:

GRAVATÁ/PE

13/08 – 17h

Raksha Bandhan – No toldo do amor da proteção de Deus

Local: Condomínio Nossa Senhora Rainha da Paz – Salão de Festas

Leia Também:  Nova temporada da Escolinha do Professor Raimundo terá Paulo Vieira, a partir do próximo domingo

Rua Maria Auxiliadora, S/N – Gravatá/PE

 

SÃO PAULO/SP

18/08 – 18h: meditação; 18h30: programa

Raksha Bandhan – O vínculo de amor e proteção

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em São Paulo

Rua Dona Germaine Burchard, 589 – Perdizes

 

SERRA NEGRA/SP

21/08 – 16h

Raksha Bandhan – O elo de amor e proteção

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em Serra Negra – Vila Serra Serena

Rodovia SP-360 Km 155 (entre Serra Negra e Lindoia)

 

FLORIANÓPOLIS/SC

21/08 – 18h

Raksha Bandhan – Festival indiano da fraternidade

Local: Sede da Brahma Kumaris em Florianópolis

Rua Fernando Ferreira de Mello, 41 – Abraão

 

FORTALEZA/CE

21/08 – 17h

Raksha Bandhan – O compromisso de amor com Deus

Local: Sede da Brahma Kumaris em Fortaleza

Rua Gonçalves Lêdo, 1438 – Centro

 

LIMEIRA/SP

23/08 – 19h

Raksha Bandhan – Conectar com nossa pureza para servir ao mundo

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Sede da Brahma Kumaris em Limeira

Leia Também:  Aluno do Tocantins é 3º colocado no Festival Internacional de Dança de Goiás

Rua Deputado Otávio Lopes, 291 – Centro

 

PIRACICABA/SP

28/08 – 17h

Raksha Bandhan – Celebrando a realeza da pureza e o vínculo do amor

Local: Sede da Brahma Kumaris em Piracicaba

Rua João de Oliveira Algodoal, 84 – Bairro: Jardim Elite

 

PORTO ALEGRE/RS

28/08 – 17h30: meditação; 18h: palestra e celebração

Raksha Bandhan – Pureza, proteção e paz

Local: Sede da Brahma Kumaris em Porto Alegre

Rua Ferreira Viana 812 – Bairro: Petrópolis

SALVADOR/BA

29/08 – 19h

Festival de Raksha Bandhan

Com a participação especial de Gopi Patel

Local: Teatro Jorge Amado

Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Bairro: Pituba

 

Além dos encontros presenciais, haverá também um evento online sobre o festival, conduzido por Gopi Patel, liderança internacional da Brahma Kumaris. A ação está prevista para o dia 21 de agosto, às 18h30, e será transmitida pelo canal da Brahma Kumaris Brasil no YouTube.

Neste mesmo mês de agosto, a ONG disponibilizará diversos conteúdos ao vivo e gratuitos em celebração ao Dia dos Pais. É possível conferir tudo isso e muito mais no site https://brahmakumaris.org.br/ e no Instagram @brahmakumarisbrasil.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA