CULTURA
Olivier Anquier traz um verdadeiro show de sabores ao Festival Gastronômico de Taquaruçu
O chef trouxe ao público o preparo de tucunaré recheado com castanhas de caju, acompanhando de arroz ao leite de coco babaçu e vinagrete de cajuí.

A Cozinha Show faz jus ao nome e seguindo os sucessos das edições anteriores do Festival Gastronômico de Taquaraçu traz o renomado chef Olivier Anquier, que se rendeu aos encantos dos ingredientes regionais.
O chef que faz questão de se intitular brasileiro, mesmo tendo sua origem francesa, trouxe ao público o preparo de tucunaré recheado com castanhas de caju, acompanhando de arroz ao leite de coco babaçu e vinagrete de cajuí. E preservando suas raízes, não deixou de utilizar em sua receita o mais francês dos alimentos, o pão, tanto no recheio quanto no empanado.
Para ajudá-lo no preparo do prato, o chef contou com participação de Maria Ruth de Souza, uma chef tocantinense, que participa do reality show “Cozinheiros em Ação”, no qual Olivier é apresentador no GNT.
Olivier diz que foi Ruth quem o convidou a vir a Palmas. “Sinto honrado em estar aqui, após 20 anos. Os ingredientes dessa região são riquíssimos e alguns eu pude conhecer hoje, como a farinha do coco babaçu”. O chef disse ter ficado impressionado com a popularidade do festival e com a quantidade de participantes.
Olivier com sua simpatia atraiu a atenção do público que interagiu com o apresentador. O mineiro Márcio Vieira, de Patrocínio, disse ter percorrido 1400 km só para participar do Festival Gastronômico de Taquaraçu, que neste ano chega a sua 10° edição. ” Estou encantado com a apresentação, uma receita deliciosa, antes de conhecer o circuito tive que vir ao Cozinha Show, pois minha esposa e eu somos amantes da boa gastronomia.”
Ruth disse ter procurado uma receita para surpreender o seu mentor, Olivier, e mostrar para o público a diversidade de pratos que podem ser feitos com os ingredientes locais. “Eu quis trazer algo novo e mostrar que o cajuí pode ser utilizado não apenas nos pratos doces”. A chef apresentou um vinagrete de cajuí, temperado com limão, coentro, pimenta, sal e azeite.
Olivier questionou como o cajuí ainda não virou especiaria. O vinagrete serviu de acompanhamento do filé de tucunaré, com recheio de castanhas do pará, coentro, pão, azeites e pimentas, e frito na manteiga.
Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, o Festival tornou referência não só no Tocantins, mas no Brasil. “Temos caravanas vindas de várias partes do Brasil e temos informações que o FGT já é notícia no país”, acrescentou.
O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemam, falou da importância desse tipo de evento para impulsionar os negócios. “Não existe a possibilidade de não sermos parceiros em eventos como este. E para este FGT também trouxemos um espaço permanente para impulsionar o artesanato de Taquaraçu”, complementou, se referindo a Loja de Artesanato TudoDaqui. O espaço é uma promoção do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Palmas, para que artesãos locais possam expor e comercializar suas artes. A loja vai funcionar todos os dias do festival das 18 horas às 22h30, na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca.
O chef francês, naturalizado brasileiro, mora no Brasil há 36 anos e hoje apresenta o programa Diário do Olivier e o reality show Cozinheiros em Ação, no GNT.
Hoje, além de apresentador, também é empresário. Seu mais recente empreendimento é o reconhecido restaurante L’Entrecot do Olvier, em São Paulo.

CULTURA
Raksha Bandhan: festival indiano que promove a pureza humana chega ao Brasil

O festival de Raksha Bandhan, ou Rakhi, é celebrado na Índia há milênios, sempre no mês de agosto. Considerado um símbolo da pureza interna nas relações humanas, a celebração da data tem por objetivo promover a abstenção de vícios e a prática de ações puras e virtuosas.
Dentre os costumes relacionados à data, está o uso do rakhi, um fio que pode ser amarrado no pulso tanto por sacerdotes quanto por irmãs de sangue. Em tempos antigos, era comum que sacerdotes Brahmins visitassem as casas de sua região e amarrassem o fio sagrado no pulso das pessoas, conferindo-lhes proteção. O hábito, segundo a tradição, afastava a negatividade e os maus atos.
A simbologia do Raksha Bandhan toca em valores humanos universais, como a pureza e a virtude. Anualmente, a ONG Brahma Kumaris (BK) celebra estes e outros valores durante o festival. A BK é um movimento espiritual dedicado à transformação pessoal e à aplicação prática de valores positivos.
A ONG, que tem sedes espalhadas por todo o território nacional, criou um calendário de eventos presenciais públicos em celebração ao festival:
GRAVATÁ/PE
13/08 – 17h
Raksha Bandhan – No toldo do amor da proteção de Deus
Local: Condomínio Nossa Senhora Rainha da Paz – Salão de Festas
Rua Maria Auxiliadora, S/N – Gravatá/PE
SÃO PAULO/SP
18/08 – 18h: meditação; 18h30: programa
Raksha Bandhan – O vínculo de amor e proteção
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Sede da Brahma Kumaris em São Paulo
Rua Dona Germaine Burchard, 589 – Perdizes
SERRA NEGRA/SP
21/08 – 16h
Raksha Bandhan – O elo de amor e proteção
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Sede da Brahma Kumaris em Serra Negra – Vila Serra Serena
Rodovia SP-360 Km 155 (entre Serra Negra e Lindoia)
FLORIANÓPOLIS/SC
21/08 – 18h
Raksha Bandhan – Festival indiano da fraternidade
Local: Sede da Brahma Kumaris em Florianópolis
Rua Fernando Ferreira de Mello, 41 – Abraão
FORTALEZA/CE
21/08 – 17h
Raksha Bandhan – O compromisso de amor com Deus
Local: Sede da Brahma Kumaris em Fortaleza
Rua Gonçalves Lêdo, 1438 – Centro
LIMEIRA/SP
23/08 – 19h
Raksha Bandhan – Conectar com nossa pureza para servir ao mundo
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Sede da Brahma Kumaris em Limeira
Rua Deputado Otávio Lopes, 291 – Centro
PIRACICABA/SP
28/08 – 17h
Raksha Bandhan – Celebrando a realeza da pureza e o vínculo do amor
Local: Sede da Brahma Kumaris em Piracicaba
Rua João de Oliveira Algodoal, 84 – Bairro: Jardim Elite
PORTO ALEGRE/RS
28/08 – 17h30: meditação; 18h: palestra e celebração
Raksha Bandhan – Pureza, proteção e paz
Local: Sede da Brahma Kumaris em Porto Alegre
Rua Ferreira Viana 812 – Bairro: Petrópolis
SALVADOR/BA
29/08 – 19h
Festival de Raksha Bandhan
Com a participação especial de Gopi Patel
Local: Teatro Jorge Amado
Av. Manoel Dias da Silva, 2177 – Bairro: Pituba
Além dos encontros presenciais, haverá também um evento online sobre o festival, conduzido por Gopi Patel, liderança internacional da Brahma Kumaris. A ação está prevista para o dia 21 de agosto, às 18h30, e será transmitida pelo canal da Brahma Kumaris Brasil no YouTube.
Neste mesmo mês de agosto, a ONG disponibilizará diversos conteúdos ao vivo e gratuitos em celebração ao Dia dos Pais. É possível conferir tudo isso e muito mais no site https://brahmakumaris.org.br/ e no Instagram @brahmakumarisbrasil.
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição6 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022
-
Edicao Digital3 dias atrás
Edição 368
-
Eleição3 dias atrás
Em Taguatinga, Ataídes Oliveira participa de Festejo e defende mais incentivo à valorização da cultura regional
-
CIDADES1 dia atrás
Nota de Esclarecimento
-
Eleição3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa participa de missa do vaqueiro em Taguatinga e destaca importância tradicional do evento