PALMAS

CULTURA

Projeto Trilhas Tocantinenses, com incentivo do Governo do Tocantins, estreia nesta sexta, 15

Publicado em

CULTURA


Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Orquestra Viva Música, conjunto musical vinculado à Associação Viva Música, apresenta nesta sexta-feira, 15, e sábado, 16, às 20 horas, no auditório da Segunda Igreja Batista de Palmas – Sibapa (208 Sul), o projeto Trilhas Tocantinenses.

No repertório, canções como Passarim do Jalapão, Taquarulua e Senhor do Bonfim, já bastante conhecidas na voz do artista regional Dorivã Borges, ganharão ares de música clássica com interpretação de orquestra. O concerto musical será apresentado por 26 instrumentistas da Orquestra Viva Música com participação especial do cantor Dorivã, acompanhado da orquestra com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos.

As canções têm orquestração dos maestros Heitor Oliveira e Wilames da Costa, e arranjos de Dorivã, Carlos Fuchs, Luis Chaffin e Jessé Fonseca. De acordo com o maestro Bruno Barreto, responsável pelo projeto, a ideia surgiu da necessidade do fomento da prática e, consequentemente, da fruição da música instrumental de concerto, além da valorização da cultura regional tocantinense. “As canções do músico Dorivã ganham arranjos muito especiais, que certamente vão emocionar o público que prestigiar”, adianta o artista.

Leia Também:  Cine Cultura exibe Rocketman, cinebiografia do músico Elton John

“O projeto Trilhas Tocantinenses além de contribuir com a formação de plateia, mostra o potencial das canções regionais tocantinenses com arranjos clássicos interpretados por orquestra”, enfatizou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

Este é o primeiro de uma série de dois concertos musicais. Ambos contarão com gravação audiovisual e ficarão disponíveis nas redes sociais da Associação Viva Música.

Orquestra

A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto e é formada por 26 instrumentistas. Ao longo da sua existência, participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como: Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Adetuc, com apoio do Governo Federal, via Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Tocantins participa da 9ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA)

Publicados

em


Parte dos estados que compõem as Rotas Amazônicas Integradas (RAI), o Estado do Tocantins está presente na 9ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que acontece na Estação das Docas, em Belém. 

Aberta na última quinta-feira, 25, a feira ocorre de forma híbrida com programação presencial e on-line, com foco na divulgação de destinos, roteiros, atrativos que fazem parte da  Amazônia Legal Brasileira entre outros países que fazem parte da Amazônia Internacional, com o objetivo de gerar negócios e conectar profissionais do turismos, órgãos oficiais, estudantes e empresas do trade. Ao todo são 50 grupos expositores de diversos vários municípios da região norte e estados da Amazônia Legal. 

Participando do estande da Rotas Amazônicas Integradas, o Estado do Tocantins apresenta as paisagens e beleza ímpar do paraíso localizado no coração do Brasil, que reúne particularidades da biodiversidade da Amazônia, as riquezas do Cerrado e a exuberância do Pantanal, que proporcionam experiências inimagináveis, que unidas com os ritos e cultura tradicional, são o ponto chave para a imersão no turismo cultural, religioso, turismo de aventura, ecoturismo, turismo de pesca, além do etnoturismo e turismo de experiência. 

Leia Também:  Fenômenos da música sertaneja, Humberto e Ronaldo se apresentam em Palmas

Durante a cerimônia-show, que marcou a abertura da FITA, o Tocantins que tem sido referência na retomada consciente da atividade turística com ações que têm sido destaque em todo o país, foi mencionado pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado, que falou da sua relação pessoal com o Estado. Gilson ainda frisou a importância da integração das Rotas Amazônicas, projeto do que trabalha o desenvolvimento integrado de produtos ligados à natureza e à pesca esportiva nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.  “A região Norte do Brasil é única e seu potencial precisa ser conhecido. “O turista estrangeiro que conhece o Brasil se surpreende ao perceber que o que falam lá fora é mentira! A Amazônia não acabou. Ela está aí, firme e forte, para todo mundo ver, desfrutar e proteger. Somos o país mais preservado do mundo, sim”, destacou. 

Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Ayres Rodrigues Filho, a participação do Tocantins na Fita é fundamental para a integração dos roteiros tocantinenses com as rotas amazônicas. “O Tocantins está presente na Amazônia Legal e mostrar o nossos potenciais em uma feira importante como a FITA faz com que todo o trade turístico e os visitantes conheçam mais sobre o nosso estado e se interesse em visitá-lo como um dos portais de acesso para as rotas integradas”, mencionou Hercy. 

Leia Também:  Governador inaugura decoração natalina do Palácio Araguaia

Fortalecimento da RAI 

Antes da abertura da FITA, secretários de Estado, presidentes de órgãos ligados ao turismo e representantes do trade turístico estiveram reunidos em com a equipe do Ministério do Turismo, momento em que pautaram as demandas dos estados amazônicos para ampliação e fortalecimento das rotas integradas e do turismo na região. 

Entre as demandas estiveram a criação de políticas e um plano de ação estratégico para aumentar o fluxo turístico na região amazônica, a criação de uma campanha de marketing com foco nos destinos da RAI e a intervenção junto a Embraer e companhias aéreas para tornar mais acessível os valores das passagens para a região norte.

Estado do Tocantins apresenta roteiros turísticos no estande das Rotas Amazônicas Integradas (RAI) – Henrique Lopes / Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA