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CULTURA

Tocantinenses serão selecionados para expor produtos em feira nacional de artesanato

O objetivo é escolher 12 artesãos e/ou representantes de associações para exporem as diversas tipologias do artesanato que representam o Estado durante a programação da 1ª Feira de Artesanato Brasil Original, a ser realizada de 20 a 23 de outubro, em SP.

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Equipes técnicas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deram início nesta semana às discussões em torno da elaboração e  divulgação de um edital de chamamento público para artesãos tocantinenses. O objetivo é escolher 12 artesãos e/ou representantes de associações para exporem as diversas tipologias do artesanato que representam o Estado durante a programação da 1ª Feira de Artesanato Brasil Original, a ser realizada de 20 a 23 de outubro, em São Paulo.

 

Durante reunião realizada na Seden, foram discutidos os critérios de seleção e a necessidade de cadastro dos artesãos na plataforma Mapas Culturais e no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Para que o edital seja lançado, Sebrae e Secretaria assinarão um termo de cooperação, ficando a cargo do Sebrae a parte de capacitação dos artesãos selecionados e curadoria das peças a serem expostas no evento. O edital será elaborado pela Seden, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, em parceria com o Sebrae.

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Técnica da Seden e coordenadora estadual do Programa de Artesanato, Núbia Cursino destaca a importância de parcerias para alavancar o artesanato tocantinense. “Todas as nossas parcerias com o Sebrae culminam com trabalhos de artesanato belíssimos. A participação neste evento vai projetar nossos artesãos no cenário nacional e internacional”, ressalta. Eva Ludimilla Rodrigues, analista técnica do Sebrae, reforça que a proposta é levar várias tipologias de artesanato que o Tocantins oferece. “Não queremos levar apenas capim dourado. A intenção é fazer um mix de produtos, com várias tipologias, inclusive artesanato indígena”, explica.

 

Também participaram da reunião, a assessora jurídica da Seden, Lísia Daniella, a assessora técnica e de planejamento da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, Luara Aquino, e analista técnica do Sebrae, Celina Soares.

 

A feira

A Feira de Artesanato Brasil Original acontecerá na cidade de São Paulo, de 20 a 23 de outubro de 2016, em uma área de 18 mil metros quadrados. O evento é uma grande vitrine de exposição e venda de produtos artesanais que objetiva ampliar a visibilidade e reposicionar o artesanato brasileiro perante o mercado paulista. O visitante terá acesso ao artesanato de todo o Brasil e conhecerá diferentes técnicas empregadas em uma grande variedade de matérias primas.

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CULTURA

Plataforma Sommos Amazônia faz evento de pré-lançamento no Matapi

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Com lançamento previsto para janeiro de 2025, iniciativa é dedicada aos conteúdos culturais da Amazônia

A cultura amazônica vai ganhar um espaço exclusivo para reunir diferentes tipos de conteúdo audiovisual e um marketplace totalmente dedicado aos produtos e temas da região. A Sommos Amazônia é a primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região. Com previsão de lançamento para janeiro de 2025, a iniciativa será apresentada em um pré-lançamento, no dia 27 de Novembro, durante o Matapi, evento do mercado audiovisual da região amazônica, que será realizado, entre 26 e 29 de novembro, em Manaus.

A plataforma apresenta oito verticais de conteúdos diversos, que incluem filmes, música, livros, artes, alimentação, notícias e parceiros, além de um marketplace de produtos físicos. O acervo da Sommos Amazônia é formado pelo licenciamento constante de conteúdos, com especial foco na produção de uma ampla rede de parceiros locais, composta por artistas e produtores independentes; pequenas e médias empresas; instituições culturais e socioambientais; e agências de notícias, e poderão ser acessados através de uma única assinatura, em um único app.

A plataforma será lançada em protuguês, inglês e espanhol e a expectativa é que já estejam disponíveis cerca de 300 filmes, 25 mil músicas, 200 obras de artistas visuais e mais de 2 mil livros. O acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$ 9,90, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.

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“Queremos promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da Sommos Amazônia é resultado da percepção da escassez na mídia de espaços dedicados à difusão digital de conteúdo cultural da Amazônia. Além disso, a plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o desenvolvimento sustentável e geração de renda para a população da região e que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais, contribui para o enfrentamento da emergência climática”, explica Ricardo Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações da Sommos Amazônia.

“A nossa missão é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas. Além disso, estamos trabalhando para ser a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia”, afirma Alexandre Agra, sócio fundador da Sommos Amazônia.

“A plataforma vem para somar e difundir ainda mais as produções amazônicas, abrindo espaço para mais uma possibilidade de visualização e reverberação de artistas e obras importantes para nossa região. O Matapi segue acreditando em novas iniciativas e fortalecendo o crescimento do nosso segmento”, disse Carlos Barbosa, um dos organizadores do Matapi.

Desenvolvida pela Sommos Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira, a plataforma é liderada por Alexandre Agra, Ricardo Ribenboim, Roberto Nunes, Mariana Dupas e Yeda Oliveira.

Sobre o Matapi

Em sua 7ª edição, o marcado do Matapi acontece de 26 a 29 de novembro e traz como tema a internacionalização das produções, juntamente com nomes de relevância nacional e internacional.

 

O Mercado é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem realização da Leão do Norte e Casa Ninja Amazônia, co-realização com o Instituto Audiovisual Em Todos os Eixos, e apoio do Projeto Paradiso, Ibis Styles Sebrae Amazonas, Cinema do Brasil e Brazilian Content.

Para mais informações sobre a SOMMOS Amazônia:
Gabriela Murad – [email protected].br – 21 99964-4521
FOTOS: Juliana Pesqueira/Matapi | Divulgação/Sommos Amazônia
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