PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Empreendedores fazem sucesso nos negócios durante Festival de Taquaruçu

Segmentos do artesanato e da gastronomia contaram com o apoio do Sebrae para o evento.

Publicado em

Expositores e artesãos locais tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em capacitações e consultorias do Sebrae e realizaram bons negócios durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu. Somente na Loja de Artesanato TudoDaqui, foram mais de R$ 20 mil em produtos comercializados em apenas quatro dias de evento, realizados de 7 a 11 de setembro.

 

“O sucesso de público e de vendas no Festival mais uma vez ratifica a missão do Sebrae em transmitir conhecimento e proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O sucesso desses empreendedores é a nossa razão de existir. É contribuir para transformação das pessoas, melhorar a vida delas”, avaliou o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann.

 

A Loja TudoDaqui foi uma verdadeira vitrine para o artesanato local, por isso mesmo que a estrutura ficará permanente no local. Objetivo do Sebrae com a criação do espaço foi valorizar essa arte regional feita por mãos habilidosas de 15 mulheres oriundas daquela região serrana, também criar oportunidades para a realização de negócios e melhorar a renda e qualidade de vida das artesãs. E foi exatamente isso que uma das participantes avaliou. “Foi tudo ótimo. A loja ficou linda. Além das vendas, tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho para as pessoas conhecerem e fazer contatos para compras futuras”, afirmou Neuza Silva Gomes, que tornou o artesanato sua profissão há cinco anos.

Leia Também:  Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPD Tocantins está presente na Agrotins 2022

 

Foram diversos itens produzidos pelas mãos dos artesãos da região, que receberam consultorias em design e formação de preço, além de acompanhamento individual oferecidos pelo Sebrae. Além do legado em conhecimento, o espaço da loja na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca a partir do festival será permanente para comercialização do artesanato local. “As orientações que recebemos do Sebrae nos uniu. Nosso trabalho ficou mais desenvolvido, ajudamos umas as outras. Uma andorinha só não faz verão, mas juntas fizemos e faremos uma revoada”, avaliou Neuza Gomes.

 

Gastronomia

Além de apoiar os negócios do segmento de artesanato, o Sebrae também contribuiu para o sucesso em vendas e reconhecimento da gastronomia regional produzida pelos mais de 60 expositores no Festival Gastronômico de Taquaruçu, com diversas capacitações e consultorias. A apresentação do renomado chef francês Olivier Anquier no Espaço Cozinha Show foi outro destaque de apoio e promoção aos negócios tocantinenses do setor gastronômico.

 

Olivier Anquier, além de apresentar seu talento na gastronomia, fez questão de conhecer e degustar os pratos dos expositores no Festival. Um desses pratos foi o palpite do renomado chef para ser o grande vencedor, o “Filé de Peixe em camadas” feito pela chef Marise Sousa. E o palpite foi certeiro. O prato foi o vencedor na categoria “Prato salgado”.

Leia Também:  Tocantinenses podem quitar contas de luz em atraso com até 75% de desconto

 

“Sinto honrado em estar aqui, após 20 anos. Os ingredientes dessa região são riquíssimos e alguns eu pude conhecer hoje, como a farinha do coco babaçu”. O chef disse ter ficado impressionado com a popularidade do festival e com a quantidade de participantes.

 

Todas as ações de apoio a esses pequenos negócios fazem parte do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, que é uma parceria do Sebrae Tocantins com a Prefeitura de Palmas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ECONOMIA

Na Previdência, Sisepe e Fesserto cobram agilidade e atenção na análise de requerimentos de aposentadoria

Published

on

Delegação composta pelo presidente do Sisepe-TO (Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins), Elizeu Oliveira, o diretor administrativo da entidade, Natal Castro, e o presidente da Fesserto (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Tocantins), Carlos Augusto melo de Oliveira (Carlão), esteve, na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, em reunião com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Previdência, Trabalho e Emprego, Marcos Perioto.

Na pauta, os representantes tocantinenses pediram agilidade na análise dos requerimentos de aposentadoria de servidores públicos estaduais remanescentes de Goiás. Um contingente grande de pessoas que já trabalhava na gestão estadual ficou no Tocantins com a criação do Estado e vem, agora, pedindo aposentadoria, mas a tramitação dos processos está muito lenta, levando mais um ano para ter a resposta.

Além disso, Elizeu Oliveira explicou que a delegação solicitou uma análise mais cuidadosa destes casos. Hoje, o sistema é eletrônico e funciona por sorteio. Muitas vezes, o pedido de aposentadoria de um servidor tocantinense remanescente de Goiás fica com um analista de outra região do país que não conhece a história e acaba excluindo o tempo de contribuição para o antigo Ipertins. Isso cria muito transtorno, pois, para se aposentar, o servidor precisa entrar com pedido administrativo e assim ter o tempo reconhecido.

Leia Também:  Tocantinenses podem quitar contas de luz em atraso com até 75% de desconto

“O secretário se comprometeu em dar uma agilidade maior aos requerimentos do Estado e destacou que vai levar a demanda sobre a análise para o ministro Carlos Lupi”, frisou Elizeu Oliveira, ao explicar que quando o analista é do Tocantins geralmente o servidor não tem esse problema.

Reunião relevante

O diretor Natal Castro afirmou que a reunião em Brasília foi altamente relevante e falou da satisfação de o Sisepe estar na luta para resolver esse problema. “Cada vez aumenta mais a quantidade de remanescentes de Goiás que procuram o sindicato. Nós vamos seguir trabalhando para superar todas essas dificuldades”, salientou Natal Castro.

Sindicatos recebidos

Por sua vez, o presidente da Fesserto, que conseguiu marcar a reunião, destacou a importância de o sindicalismo ter as portas abertas para o diálogo com os representantes do governo federal. “O Sisepe é filiado na Fesserto e nós fazemos questão de ajudar em tudo que for benéfico para o servidor. Felizmente, temos as portas abertas aqui no Ministério e vamos conseguir encaminhar uma solução”, finalizou Carlão.

Leia Também:  Sine Tocantins disponibiliza 244 vagas em diversos postos de trabalho

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins – SISEPE-TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA