PALMAS

ECONOMIA

​Fecomércio Tocantins comemora 30 anos com atuação em defesa do comércio

Publicado em

ECONOMIA

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins comemora 30 anos de atuação nesta quarta-feira, dia 4. A instituição, fundada em 1992, atua como representante legal dos interesses do setor terciário no âmbito estadual. Com a missão de assegurar às empresas as melhores condições para gerarem resultados positivos e fortalecer a sociedade, a Fecomércio também tem um importante papel social para o desenvolvimento do Tocantins.

Filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Fecomércio Tocantins congrega 10 sindicatos patronais em todo o estado e é responsável pela administração do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, relembra que tudo começou com a criação do Sindicato do Comércio Varejista do Tocantins. E foi a partir da união de empresários que a Federação foi fundada no dia 4 de maio de 1992, atendendo aos anseios do recém-criado estado do Tocantins. “Nós tínhamos na época um livro de ata, uma caneta e muitos empresários colaborando, nos ajudando e participando. Esses empresários deixaram seus afazeres para se juntar numa missão de transformar, a partir de um livro de ata, em uma estrutura grandiosa que, atualmente, é a Federação do Comércio”, destaca o presidente ao ressaltar que as instituições que compõe o Sistema Fecomércio são motivo de orgulho para todos os tocantinenses.

Resultados

A história de sucesso da Fecomércio, Senac, Sesc e Instituto foi construída por meio da dedicação e do trabalho dos colaboradores e corpo técnico dessas instituições. “Faço um agradecimento especial aos colaboradores do nosso sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto. São técnicos, administradores, contadores, advogados, pessoal dos serviços gerais, enfim, todos vestiram a camisa e estão hoje nos ajudando a manter esse Sistema no topo das federações e confederações deste Brasil afora”, agradece o presidente.

Leia Também:  Araguaína continua na lista das Melhores Cidades para Fazer Negócios no Brasil

Itelvino Pisoni também celebra os resultados alcançados pelo Sistema Fecomércio e reforça o compromisso de melhorar e ampliar as ações e a assistência aos comerciários e empresários do comércio: “Hoje, quando completamos trinta anos, podemos sim dizer que a missão foi cumprida. Nós estamos orgulhosos do que nossa instituição se transformou. Precisamos manter o mesmo ímpeto, a mesma vontade, a mesma garra e a mesma determinação de quando fundamos essa Federação”.

No ano em que o Sistema celebra 30 anos, será inaugurada a nova sede administrativa da Fecomércio, construída na Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 101 Norte, bem no centro de Palmas.

História

A Fecomércio Tocantins foi criada em 1992 e dois anos depois foi reconhecida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e tem exercido papel de grande relevância, atuando em prol do empresário e na defesa do desenvolvimento econômico e social do Tocantins.

Ao longo desses 30 anos, foram implantadas 21 unidades fixas e criadas 05 unidades móveis no Sistema Fecomércio, com sedes da Federação nas três maiores cidades do Estado: Palmas, Araguaína e Gurupi. Nessas unidades, também estão localizados os Sindicatos Patronais filiados à Fecomércio, e são oferecidos serviços gratuitos ou com descontos para os empresários como: certificação digital, câmara de conciliação, carteira empresarial, orientação jurídica, atendimentos aos que buscam aderir ao Repis ou informações sobre as Convenções Coletivas de Trabalho.

Leia Também:  Prefeitura de Lajeado faz parceria com Sebrae e agora é Cidade Empreendedora

Sindicatos

É por meio da Fecomércio e seus Sindicatos Patronais, que acontece a negociação que resulta na Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio, documento que regulamenta os direitos e deveres dos empresários e colaboradores. Além disso, a Federação dispõe da Assessoria Parlamentar, que busca representatividade junto aos órgãos executivos e legislativos e reúne representações em mais de 20 fóruns e conselhos municipais e estaduais ligados à temas relacionados aos setores afins.

A Fecomércio também atua em iniciativas voltadas ao turismo e ao empreendedorismo: o Conselho Empresarial de Turismo (CETUR) e a Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios (CMEG), com o objetivo de discutir e incentivar ações que fomentem a geração e troca de conhecimento.

Sesc e Senac

Junto com cada comerciante, a Fecomércio é responsável pela administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), criados em 1946, mas que chegaram ao Tocantins em 1996 e 1997, respectivamente. As duas instituições vêm evoluindo permanentemente, tornando-se agentes de transformação para a educação profissional e para o bem-estar social do trabalhador do comércio de bens, de serviços e turismo, aprimorando o desempenho do comércio e garantindo qualidade de vida aos tocantinenses.


Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:

www.fecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPD Tocantins – Contato: (63) 9 9974-9726.

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

​Sistema Fecomércio Tocantins elege nova diretoria para os próximos 4 anos

Publicados

em

Sistema Fecomércio Tocantins elege nova diretoria para os próximos 4 anos

No mês em que o Sistema Fecomércio Tocantins comemora 30 anos de criação, acontece também a posse da nova diretoria que ficará à frente da Federação no período de 2022 a 2026. O empresário e sindicalista Itelvino Pisoni continuará na presidência da Fecomércio, vencendo a eleição por meio de chapa única. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, dia 18, no prédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, localizado na avenida Teotônio Segurado, Quadra 101 Norte, em Palmas.

“Hoje o Sistema Fecomércio tem uma atuação sólida e forte, onde atua e apoia o empresário tocantinense, o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e porque não dizer toda a sociedade tocantinense. Temos mais quatro anos de desafio pela frente e o nosso objetivo é de continuar ampliando nossas ações e serviços por todo o estado. Com a Fecomércio, Sesc e Senac vamos ajudar no fortalecimento da nossa economia seja com qualidade de vida ou qualificando a mão de obra de nossos trabalhadores.” declarou o Presidente eleito Itelvino Pisoni.

Chapa Integração

Presidente: Itelvino Pisoni

1º Vice Presidente: Domingos Tavares

2º Vice Presidente: Romeu Capra

3º Vice Presidente: Anselmo José Martins da Silva Moraes Filho

4º Vice Presidente: Sandra Regina da Silva

Vice Presidente da Região Norte: Vicente de Paulo Ribeiro

Suplente de Vice Presidente da Região Norte: Willians Santos Ferreira

Vice Presidente da Região Sul: Maria Lúcia Dorta Pompeu

Suplente de Vice Presidente da Região Sul: Silvério Maciel Filho

Suplente de Vice-Presidente da Região Sul: Valdemir de Sá

Diretor Financeiro (Tesoureiro): Rubens Pereira da Luz

Diretor Sindical: José Vicente Franco Castroviejo

Conselheiros Fiscais titulares: Gilmar José Bonzanini, José Machado Filho e Roberto Vieira do Prado

Leia Também:  Mostra de pratos FGT supera expectativas de expositores e clientes

Conselheiros Fiscais Suplentes: Ronnyer Anderson da Silva, Davi Aparecido Silva e Maura Divina Camargo

Representante Titulares junto à CNC: Itelvino Pisoni e Vicente de Paulo Ribeiro

Representantes suplentes junto à CNC: Willians Santos Ferreira e Romeu Capra.

Sobre Itelvino Pisoni

Em 1989, coordenou a criação do SICOVAR – Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Tocantins. Assumiu a presidência provisória e, após organizar a administração da entidade, foi eleito presidente definitivo para um mandato de três anos, sendo reeleito para outros mandatos consecutivos. Itelvino Pisoni coordenou a fundação da Fecomércio em conjunto com outros empresários da região, sendo seu primeiro presidente. Durante o período de transição, quando houve um grande acordo entre todos os sindicatos para formar uma diretoria abrangente e forte, ficou com o cargo da 2ª Vice-Presidência. Foi eleito presidente novamente em 2014 e em 2018 e, em sua gestão, foram implementados diversos projetos, entre eles o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) e a Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios (CMEG).

Membros da Chapa INTEGRAÇÃO

Presidente – Itelvino Pisoni; 1º Vice Presidente – Domingos Tavares de Sousa; 2º Vice Presidente – Romeu Capra; 3º Vice Presidente – Anselmo José Martins da Silva Moraes; 4º Vice Presidente – Sandra Regina da Silva; Vice Presidente da Região Norte – Vicente de Paulo Ribeiro; Suplente de Vice Presidente da Região Norte – Willians Santos Ferreira; Vice Presidente da Região Sul – Maria Lúcia Dorta Pompeu; Suplente de Vice Presidente da Região Sul – Silvério Maciel Filho; Suplente de Vice-Presidente da Região Sul – Valdemir de Sá; Diretor Financeiro (Tesoureiro) – Rubens Pereira da Luz; Diretor Sindical – José Vicente Franco Castroviejo; Suplente de Diretor Sindical; Conselheiros Fiscais Titulares – Gilmar José Bonzanini, José Machado Filho e Roberto Vieira do Prado; Conselheiros Fiscais Suplentes – Ronnyer Anderson da Silva, Davi Aparecido Silva Pereira e Maura Divina Camargo; Representante Titulares junto à CNC – Itelvino Pisoni e Vicente de Paulo Ribeiro; e Representantes Suplentes junto à CNC – Willians Santos Ferreira e Romeu Capra.

Leia Também:  Sobe o número de famílias endividadas em Palmas

Sistema Fecomércio Tocantins

O Sistema Fecomércio Tocantins é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD). É uma entidade privada sem fins lucrativos, que representa e leva qualificação profissional e qualidade de vida aos empresários do comércio e seus comerciários. Criada em 1992, a entidade tem como missão assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerarem resultados positivos e desenvolver a sociedade.

Entre suas competências, destacam-se: a defesa da classe empresarial; a representatividade legal das empresas do comércio de bens, serviços e turismo ante os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade como um todo; a busca por soluções, estudos e reivindicações que visem ao fomento da atividade empresarial e a celebração de convenções e contratos coletivos de trabalho com as entidades sindicais representantes dos trabalhadores.

Fique por dentro de todas as novidades do Sistema Fecomércio Tocantins, acesse:

www.sistemafecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPD Tocantins – Contato: (63) 9 9974-9726.

Assessor de Comunicação: Renato Klein

Texto e Assessoria de Imprensa: Marina Bitar

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA