PALMAS

ECONOMIA

Palestra da FIETO na Agrotins nesta quinta-feira,12, atendeu as expectativas, dizem empresários

Publicado em

ECONOMIA

“Foi uma palestra maravilhosa, trouxe muitas e boas perspectivas para o meu negócio”. Assim reagiu a empresária Maria Edivângela da Silva ao avaliar a palestra do professor Rolando Vargas Vallejos, realizada na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) na manhã desta quinta-feira, 12. Ele é doutor em Engenharia de Produção, mestre em Engenharia Mecânica, titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI Goiás e veio a Palmas palestrar a convite do SENAI Tocantins.

A empresária, que produz e comercializa carne de jaca, destacou que a palestra de Vallejos foi uma provocação. “Ascendeu a vontade de enriquecer a minha proteína (carne de já) com tecnologia que já está disponível, como bem mostrou o palestrante. Além disso, ele apresentou dados importantes e relevantes para o meu negócio. Foi ótimo, vai me ajudar muito”, disse ela.

Ao discorrer sobre o tema “Tendências de Tecnologia e Inovação para o setor da Agroindústria”, Vallejos destacou que todos precisam inovar, não só as empresas, mas as pessoas também. Mas alertou que é preciso ter muito cuidado com essas tecnologias, “porque nós não estamos preparados e ninguém nos ensina a lidar com elas”.

Leia Também:  Cai o número de famílias palmenses endividadas

“Eu trouxe uma série de conceitos e tecnologias que estão entrando com força no nosso dia a dia e um alerta também: quem está preparado para nos ensinar a utilizar essas novas tecnologias? É algo que está entrando em nossas vidas sem percebermos e daqui a pouco estaremos muito dependentes e, às vezes, não percebemos o grau de invasão de privacidade que nós estamos tendo e o que vai ser daqui para frente”, questionou Vallejos.

O professor destacou ainda que existem hoje mais de 80 institutos do SENAI, que juntos são considerados a maior rede de tecnologia e inovação do Brasil neste momento. “ Trata-se de um projeto estratégico da CNI para aumentar a competitividade da indústria e tudo trabalha em rede. O fato do Tocantins ter um SENAI já abre a oportunidade de trabalho com esses institutos. Eles têm competências em áreas específicas”, explicou, revelando que durante sua estada em Palmas foi feito contato com um instituto de inovação de Minas Gerais na área de mineração. “Quem vai coordenar o projeto é o SENAI do Tocantins, só que ele vai trazer o conhecimento, a estrutura e os doutores que existem lá em Minas Gerais para atender uma necessidade local da indústria do Tocantins. Essa é a ideia do trabalho em rede. É assim que se trabalha nos institutos do SENAI”, asseverou.

Leia Também:  Governo do Estado vai pagar R$ 136 milhões para servidores públicos nesta quinta-feira

Por Júnior Veras

Foto: Adilvan Nogueira

Serviço de Assessoria FIETO: (63) 3229 5775 | 9.9956-5926

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

​Sistema Fecomércio Tocantins elege nova diretoria para os próximos 4 anos

Publicados

em

Sistema Fecomércio Tocantins elege nova diretoria para os próximos 4 anos

No mês em que o Sistema Fecomércio Tocantins comemora 30 anos de criação, acontece também a posse da nova diretoria que ficará à frente da Federação no período de 2022 a 2026. O empresário e sindicalista Itelvino Pisoni continuará na presidência da Fecomércio, vencendo a eleição por meio de chapa única. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, dia 18, no prédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, localizado na avenida Teotônio Segurado, Quadra 101 Norte, em Palmas.

“Hoje o Sistema Fecomércio tem uma atuação sólida e forte, onde atua e apoia o empresário tocantinense, o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e porque não dizer toda a sociedade tocantinense. Temos mais quatro anos de desafio pela frente e o nosso objetivo é de continuar ampliando nossas ações e serviços por todo o estado. Com a Fecomércio, Sesc e Senac vamos ajudar no fortalecimento da nossa economia seja com qualidade de vida ou qualificando a mão de obra de nossos trabalhadores.” declarou o Presidente eleito Itelvino Pisoni.

Chapa Integração

Presidente: Itelvino Pisoni

1º Vice Presidente: Domingos Tavares

2º Vice Presidente: Romeu Capra

3º Vice Presidente: Anselmo José Martins da Silva Moraes Filho

4º Vice Presidente: Sandra Regina da Silva

Vice Presidente da Região Norte: Vicente de Paulo Ribeiro

Suplente de Vice Presidente da Região Norte: Willians Santos Ferreira

Vice Presidente da Região Sul: Maria Lúcia Dorta Pompeu

Suplente de Vice Presidente da Região Sul: Silvério Maciel Filho

Suplente de Vice-Presidente da Região Sul: Valdemir de Sá

Diretor Financeiro (Tesoureiro): Rubens Pereira da Luz

Diretor Sindical: José Vicente Franco Castroviejo

Conselheiros Fiscais titulares: Gilmar José Bonzanini, José Machado Filho e Roberto Vieira do Prado

Leia Também:  Lançamento do livro Ramos da Administração

Conselheiros Fiscais Suplentes: Ronnyer Anderson da Silva, Davi Aparecido Silva e Maura Divina Camargo

Representante Titulares junto à CNC: Itelvino Pisoni e Vicente de Paulo Ribeiro

Representantes suplentes junto à CNC: Willians Santos Ferreira e Romeu Capra.

Sobre Itelvino Pisoni

Em 1989, coordenou a criação do SICOVAR – Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Tocantins. Assumiu a presidência provisória e, após organizar a administração da entidade, foi eleito presidente definitivo para um mandato de três anos, sendo reeleito para outros mandatos consecutivos. Itelvino Pisoni coordenou a fundação da Fecomércio em conjunto com outros empresários da região, sendo seu primeiro presidente. Durante o período de transição, quando houve um grande acordo entre todos os sindicatos para formar uma diretoria abrangente e forte, ficou com o cargo da 2ª Vice-Presidência. Foi eleito presidente novamente em 2014 e em 2018 e, em sua gestão, foram implementados diversos projetos, entre eles o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) e a Câmara das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios (CMEG).

Membros da Chapa INTEGRAÇÃO

Presidente – Itelvino Pisoni; 1º Vice Presidente – Domingos Tavares de Sousa; 2º Vice Presidente – Romeu Capra; 3º Vice Presidente – Anselmo José Martins da Silva Moraes; 4º Vice Presidente – Sandra Regina da Silva; Vice Presidente da Região Norte – Vicente de Paulo Ribeiro; Suplente de Vice Presidente da Região Norte – Willians Santos Ferreira; Vice Presidente da Região Sul – Maria Lúcia Dorta Pompeu; Suplente de Vice Presidente da Região Sul – Silvério Maciel Filho; Suplente de Vice-Presidente da Região Sul – Valdemir de Sá; Diretor Financeiro (Tesoureiro) – Rubens Pereira da Luz; Diretor Sindical – José Vicente Franco Castroviejo; Suplente de Diretor Sindical; Conselheiros Fiscais Titulares – Gilmar José Bonzanini, José Machado Filho e Roberto Vieira do Prado; Conselheiros Fiscais Suplentes – Ronnyer Anderson da Silva, Davi Aparecido Silva Pereira e Maura Divina Camargo; Representante Titulares junto à CNC – Itelvino Pisoni e Vicente de Paulo Ribeiro; e Representantes Suplentes junto à CNC – Willians Santos Ferreira e Romeu Capra.

Leia Também:  Intenção de consumo cai 2,1% e volta para zona de insatisfação

Sistema Fecomércio Tocantins

O Sistema Fecomércio Tocantins é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD). É uma entidade privada sem fins lucrativos, que representa e leva qualificação profissional e qualidade de vida aos empresários do comércio e seus comerciários. Criada em 1992, a entidade tem como missão assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerarem resultados positivos e desenvolver a sociedade.

Entre suas competências, destacam-se: a defesa da classe empresarial; a representatividade legal das empresas do comércio de bens, serviços e turismo ante os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade como um todo; a busca por soluções, estudos e reivindicações que visem ao fomento da atividade empresarial e a celebração de convenções e contratos coletivos de trabalho com as entidades sindicais representantes dos trabalhadores.

Fique por dentro de todas as novidades do Sistema Fecomércio Tocantins, acesse:

www.sistemafecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPD Tocantins – Contato: (63) 9 9974-9726.

Assessor de Comunicação: Renato Klein

Texto e Assessoria de Imprensa: Marina Bitar

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA