PALMAS

ECONOMIA

Parceria: Projeto Dona Empresa certifica participantes e viabiliza geração de renda para mulheres

Publicado em

ECONOMIA

Doze novas profissionais estão aptas a empreender e gerar renda após certificação no curso de Produção de Confeitaria Saudável oferecido por meio do projeto Dona Empresa. O projeto foi realizado por meio da parceria entre Polícia Militar (PM), a Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Quavi Biomercado, Instituto Aurum, Ronã Contadores e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O objetivo é qualificar e inserir no mercado de trabalho mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha da PM. A entrega dos certificados aconteceu nesta terça-feira, 14/06, na sede da ACIPA em Palmas.

Ao concluírem o curso, foi oferecida orientação de profissionais da Ronã Contadores às mulheres participantes para a formalização como Micro Empreendedoras Individuais. Com a parceria da Quavi Bio Mercado elas terão a chance de vender seus produtos e gerar renda no espaço da loja.

A iniciativa do projeto surgiu como uma forma de dar independência financeira para mulheres que sofrem algum tipo de violência atendidas pela Patrulha Maria da Penha que atende mulheres em situação de violência doméstica com medida protetiva de urgência, como explica a capitã da PM, Roberta de Oliveira.

Leia Também:  Grupo bilionário multinacional chinês quer investir em diversos setores do Tocantins

“A gente já vem fazendo esse trabalho há quase 4 anos e uma das demandas que percebíamos era a dependência financeira do agressor e, muitas vezes, voltava para situação de violência. O projeto foi muito importante por conseguir dar essa possibilidade dessa mulher empreender e sair de vez deste ciclo de violência”, conta a responsável pela Patrulha.

O curso foi ministrado pelo SENAI por meio da escola de Taquaralto. “O SENAI tem como missão capacitar para atender a indústria, mas ela também vai além ao focar no desenvolvimento. Quando nós fechamos essa parceria com a PM para atender esse público esse foi o foco, o desenvolvimento deste público e da comunidade”, destacou a gerente da unidade, Patrícia Vaz.

O presidente interino da ACIPA, Davi Goveia, destacou a bandeira social da instituição que abraçou o projeto por sugestão de sua diretoria entendendo ser um trabalho “firme, consistente e de grande alcance”. O projeto Dona Empresa conta ainda com a parceria do Instituto Aurum que somou às capacitações oferecidas pelo curso às alunas.

Leia Também:  Bolsonaro pede para caminhoneiros liberarem as rodovias bloqueadas

Mudança de vida

Recebendo seu certificado na ocasião, a então aluna do curso Lua Cavalcante, de 38 anos, afirmou que pretende viver da renda gerada pelo seu futuro negócio que já tem até nome. “Eu, de certa forma, estava isolada e com o projeto eu pude estar de volta com outras pessoas, vendo, aprendendo e sabendo outras histórias. O curso foi bom pra gente aprender a ministrar nossa culinária, pois eu já sabia fazer, mas não da forma que foi ensinado com a gramatura, calculando ingredientes, pra ter uma base de preço, proporção e variedade. Pretendo viver da minha venda, da produção, e seguir em frente, quem sabe todo mundo vai conhecer um dia o Cantinho da Lua”, planeja.

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Cetur participa de reunião com Agência Municipal de Turismo de Palmas

Publicados

em

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur) esteve presente na reunião com o novo presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Tom Lyra, nesta quarta-feira, 22, na sede da agência, localizada no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues. O encontro teve como objetivo reunir representantes do trade turístico da capital para apresentação de projetos e também do novo gestor da pasta, bem como ouvir as demandas do setor.

De acordo com o presidente do Cetur, Marcelo Perim, a reunião demonstrou o êxito do trabalho contínuo realizado pelo Cetur e pela Fecomércio Tocantins, representando as demandas do trade turístico do Tocantins. “A disposição da prefeitura em ouvir as demandas do trade turístico, está sendo atendida com a posse do atual presidente da Agtur, Tom Lyra, que, agora atendendo exclusivamente essa pasta, poderá ser mais efetivo na valorização do turismo na capital”, ressalta o presidente, ao destacar, também, o potencial a ser explorado no turismo de negócios e eventos, assim como os diversos atrativos turísticos que dependem de investimento ou manutenção de infraestrutura na capital.

Leia Também:  José Ricardo da Veiga ligado ao Ministério da Economia discute incentivo a pequenos negócios

Além do presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim, participaram, também, presidentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e Entretenimento (Abrasel/TO), Ana Paula Setti Nogueira, da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/TO), Rodolfo José Antunes Ferreira e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/TO), Marcos Koche.

Cetur

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins – Cetur é um órgão consultivo e propositivo, que tem como missão desenvolver ações para melhoria do turismo no estado. O Cetur é composto em sua diretoria por 16 entidades no conselho efetivo, que debatem e levantam as demandas propícias para a elaboração das ações a serem desenvolvidas, e mais 10 entidades que compõem o conselho consultivo.

Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:

www.fecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins – Contato: (63) 9 9974-9726.

Assessor de Comunicação: Renato Klein

Texto e Assessoria de Imprensa: Marina Bitar

Leia Também:  Mutirão de Negociações Fiscais começa dia 19 em Palmas

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA