EMPREENDEDORISMO
Semana do MEI movimenta Paraíso com capacitação, networking e incentivo ao empreendedorismo
Teve início na noite desta segunda-feira (25), no Centro Pastoral Dom Heriberto Hermes, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) de Paraíso do Tocantins. O evento é realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Paraíso, por meio do Programa Qualifica Paraíso e da Sala do Empreendedor, com programação gratuita voltada à capacitação, formalização e fortalecimento dos pequenos negócios no município.
O evento contou com palestra do especialista em vendas Thiago Varejo, criador da “Cultura do Vendimento”, que apresentou o tema “Muito Além do Preço: Como Ser a Primeira Opção do Seu Cliente”. Com mais de 20 anos de atuação na área comercial, o palestrante abordou estratégias de diferenciação no mercado, fidelização de clientes, aumento do ticket médio e técnicas para ampliar resultados nos negócios.
Durante toda a semana, os participantes terão acesso a orientações sobre finanças, marketing, regularização de empresas e gestão de negócios. A programação também inclui atendimento voltado à formalização de trabalhadores informais, emissão de notas fiscais e informações sobre acesso a linhas de crédito.
A secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Juliana Martins, informou que a Sala do Empreendedor permanecerá disponível para auxiliar os microempreendedores em demandas relacionadas à regularização e desenvolvimento dos negócios. Segundo a pasta, a qualificação contínua dos MEIs integra as ações de desenvolvimento econômico promovidas pelo município.
Outro destaque do evento foi a Feira do Empreendedor – EXPOMEI em parceria com as Donas do Negócios do SICREDI, espaço destinado à exposição de produtos e serviços, além de promover networking e valorização dos empreendedores locais.
A Semana do MEI segue até sexta-feira (29), na Sala do Empreendedor localizada no Agiliza Paraíso. A iniciativa faz parte da programação nacional promovida pelo Sebrae em todo o país, com ações voltadas ao fortalecimento do microempreendedorismo e incentivo à formalização de pequenos negócios.
Participaram da abertura representantes do Sebrae, da gestão municipal, da câmara municipal, do Sicredi, parceiros estratégicos, empreendedores locais e integrantes da Sala do Empreendedor.

ECONOMIA
Empresários lançam Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA e reforçam união em defesa do desenvolvimento econômico da Capital
Um grupo de empresários de Palmas lançou, na noite desta quinta-feira (9), o Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA, iniciativa que nasce com o propósito de fortalecer o sentimento de pertencimento, ampliar a união da classe empresarial e incentivar a participação ativa do setor produtivo na construção de estratégias para o desenvolvimento econômico da Capital.

O encontro foi realizado na Ilha do Canela e teve como anfitrião o empresário pioneiro Ruy Adriano, primeiro detentor de Alvará de Funcionamento de Palmas. O evento reuniu empresários de diversos segmentos da economia, além de importantes lideranças do setor produtivo, entre elas o presidente da ACIPA, Joseph Madeira, o presidente da CDL Palmas, Lola Brito, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neres, o presidente da JUCETINS, Sidney, a presidente da ATOS, Maria de Fátima de Jesus além de representantes de entidades empresariais e convidados.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, e o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Léo Barbosa, que destacaram a importância do fortalecimento do ambiente de negócios, do empreendedorismo e da atuação organizada das entidades representativas do setor produtivo.
Idealizado por empresários palmenses, o Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA surge como um chamado à participação. A proposta é estimular uma cultura de colaboração entre empresários, fortalecer as entidades representativas e ampliar o protagonismo da iniciativa privada na discussão de políticas e ações voltadas ao crescimento sustentável da Capital.
Durante o evento, diversas manifestações ressaltaram a importância de uma classe empresarial cada vez mais unida, participativa e comprometida com o futuro de Palmas. Empresários também defenderam o fortalecimento da ACIPA e citaram o nome do empresário Zé Luiz da 63 como uma liderança para o futuro da entidade, em demonstrações espontâneas de apoio durante o encontro.
Zé Luiz agradeceu as manifestações e afirmou estar á disposição do movimento coletivo empresarial pela continuidade da união no Associativismo e na ACIPA. “Juntos somos mais fortes e a união de todos nos empresários por Palmas faz a diferença”, disse.
Em seu pronunciamento, Ruy Adriano relembrou os primeiros anos de Palmas, a criação da ACIPA e a trajetória de construção da Capital, destacando que o associativismo sempre esteve presente nos momentos decisivos da história da cidade.
“O desenvolvimento de Palmas sempre caminhou junto com a união dos seus empresários. Quando nos organizamos, fortalecemos nossas entidades e trabalhamos por objetivos comuns, quem ganha é toda a cidade”, destacou.
Ao final do encontro, os participantes realizaram um gesto simbólico de união, dando as mãos em defesa do fortalecimento do associativismo, da valorização do empreendedorismo e do compromisso coletivo com uma Palmas cada vez mais forte, competitiva e próspera.
Com o lema “Quem pertence, participa”, o Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA pretende promover novas mobilizações, ampliar o diálogo entre os empresários e fortalecer o engajamento da classe empresarial nas pautas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Palmas.
-
NEGÓCIOS5 dias atrásBotik, marca de skincare do Boticário, cria categoria ‘antiderretimento’ no Brasil e lança o primeiro protocolo que trata a flacidez do emagrecimento rápido
-
ELEIÇÕES 20265 dias atrásIratã Abreu reforça articulação com coordenação estratégica do MDB Tocantins para debate sobre o futuro do Tocantins
-
GERAL5 dias atrásMPTO aciona BRK na Justiça e pede medidas urgentes contra mau cheiro e poluição do ar na ETE Norte, em Palmas
-
ELEIÇÕES 20263 dias atrásJustiça Eleitoral do Tocantins realiza capacitação para partidos sobre novos sistemas das Eleições 2026
-
PALMAS5 dias atrásTCE alerta Eduardo Siqueira sobre uso de tabelas privadas em contratações da Prefeitura de Palmas
-
CIDADES7 dias atrásCom Wanderlei Barbosa e Karynne Sotero, Eduardo Fortes acompanha obras do HGG
-
NEGÓCIOS5 dias atrásDe Buriti para Brasil Terrenos: celebração de nova fase com a campanha milionária “Virada de Prêmios Brasil Terrenos”
-
SAÚDE3 dias atrásRicardo Ayres propõe restabelecer importação legal de medicamentos contra a obesidade e diabetes



