PALMAS

ECONOMIA

Torneio de Robótica: Alunos competidores e familiares movimentam Escola SESI em Araguaína

Publicado em

ECONOMIA

Centenas de crianças e jovens entusiasmados com a ciência, a tecnologia e a inovação. Esse é o resumo da edição de 2022 do Torneio Interno de Robótica First Lego promovido pela Escola SESI Marlei Maria Moreira na última terça-feira (14/06) na sede do colégio em Araguaína. Lotaram os espaços organizados e decorados para o evento, pais, familiares, alunos e jurados convidados.

Por causa da pandemia, o tradicional Torneio não pode ser realizado nos 2 anos anteriores, mas voltou em 2022 com o tema central “A tecnologia e a influência dela no dia a dia das pessoas. A competição é um jeito de ensinar indo além dos métodos tradicionais e de preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e exigente. 

Para a superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI) no Tocantins, Roseli Sarmento, a busca por um ensino que vai além do tradicional é o diferencial das escolas da instituição.  “O SESI é hoje a maior rede de educação privada do país e nós trabalhamos muito o uso das tecnologias dentro das salas de aulas. Diante da transformação digital que estamos passando a Robótica vem agregar valor ao ensino diferenciado que o SESI disponibiliza aos seus alunos”, pontuou Sarmento. 

“Já é missão da escola trazer a tecnologia na sala de aula no dia a dia, pois trabalhamos o conteúdo não somente por ele, mas para formar essas crianças e jovens preparadas para o mercado de trabalho. A tecnologia é muito importante na formação profissional. Hoje uma pessoa sem aptidões tecnológicas, dificilmente, terá uma posição de destaque. Eles aprendem brincando, essas habilidades tecnológicas são desenvolvidas nas salas de aulas, dia a dia, e isso faz com que eles adquiram gostos por profissões que eles desconheciam”, reforçou a diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante.

Leia Também:  Shoppings, bares e restaurante da Capital têm boa movimentação no feriado de Carnaval

O Torneio é o resultado de meses de vivências nas salas de aulas e as sete equipes, além de desenvolveram seus protótipos (robôs), que foram testados em duas etapas na competição,  velocidade e desafio, também precisavam montar uma sala temática e apresentar soluções tecnológicas frente ao tema.

Nesta primeira fase foram avaliados o domínio da tecnologia, do trabalho em equipe, da proatividade e do desenvolvimento de projetos de inovação. Assuntos como a influência da tecnologia no mercado de trabalho, na ajuda com a inclusão social, no meio ambiente, no isolamento durante a pandemia, no mercado financeiro foram exemplificados e explicados pelos alunos competidores.

A equipe da Maria Eduarda Lima, aluna da 1ª série do ensino médio, apresentou a influência tecnológica nos vários nichos de trabalho abordando o quanto a pandemia deu um boom nesta necessidade. Ela, que começou em 2022 na Escola SESI, disse nunca ter imaginado que aprenderia tanto com uma competição de robótica. “Eu achei uma coisa completamente diferente do que eu já tinha vivenciado, nunca tinha visto algo parecido e eu amei. EÉ uma experiência que, com toda certeza, eu vou levar para vida.”

Leia Também:  Confiança do empresário sofre primeira queda do ano em Palmas

Cada equipe ainda é responsável por idealizar e criar um protótipo de um carro (robô) que compete por velocidade e por resposta de comando. Nestas etapas, o entusiasmo e vibração da torcida são semelhantes às competições de corrida de fórmula 1. Na etapa velocidade, um aluno de cada uma das sete equipes, tem que fazer o protótipo percorrer um circuito em menos tempo que o outro competidor.  Já na etapa de resposta de comando os robôs são programados, precisam reconhecer a pista e fazer todas as manobras pré- comandadas. 

Além das competições, os alunos tiveram acesso a oficinas e palestras sobre empreendedorismo digital ministradas por influenciadores digitais que empreenderam nas redes sociais e curtiram a festa da amizade que marcou o encerramento do Torneio.

Veja como ficou o pódio:

Trabalho em Equipe – ACTEC

Desempenho do Robô – Equipe Sonic

Melhor Programação – Equipe Odin

Pesquisa Inovadora – Equipe Metaverso

Melhor Apresentação Verbal – STARTUP

1º GERAL- Equipe CapRobots

2º GERAL – Equipe Tecno Power

3º GERAL – Equipe ACTEC

Por Najara Barros

Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Cetur participa de reunião com Agência Municipal de Turismo de Palmas

Publicados

em

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur) esteve presente na reunião com o novo presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Tom Lyra, nesta quarta-feira, 22, na sede da agência, localizada no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues. O encontro teve como objetivo reunir representantes do trade turístico da capital para apresentação de projetos e também do novo gestor da pasta, bem como ouvir as demandas do setor.

De acordo com o presidente do Cetur, Marcelo Perim, a reunião demonstrou o êxito do trabalho contínuo realizado pelo Cetur e pela Fecomércio Tocantins, representando as demandas do trade turístico do Tocantins. “A disposição da prefeitura em ouvir as demandas do trade turístico, está sendo atendida com a posse do atual presidente da Agtur, Tom Lyra, que, agora atendendo exclusivamente essa pasta, poderá ser mais efetivo na valorização do turismo na capital”, ressalta o presidente, ao destacar, também, o potencial a ser explorado no turismo de negócios e eventos, assim como os diversos atrativos turísticos que dependem de investimento ou manutenção de infraestrutura na capital.

Leia Também:  Vestuário e calçados devem representar 37% das vendas para o Dia dos Namorados

Além do presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim, participaram, também, presidentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e Entretenimento (Abrasel/TO), Ana Paula Setti Nogueira, da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/TO), Rodolfo José Antunes Ferreira e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/TO), Marcos Koche.

Cetur

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins – Cetur é um órgão consultivo e propositivo, que tem como missão desenvolver ações para melhoria do turismo no estado. O Cetur é composto em sua diretoria por 16 entidades no conselho efetivo, que debatem e levantam as demandas propícias para a elaboração das ações a serem desenvolvidas, e mais 10 entidades que compõem o conselho consultivo.

Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:

www.fecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins – Contato: (63) 9 9974-9726.

Assessor de Comunicação: Renato Klein

Texto e Assessoria de Imprensa: Marina Bitar

Leia Também:  Palestra da FIETO na Agrotins nesta quinta-feira,12, atendeu as expectativas, dizem empresários

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA