Campeonato de Karatê
Alunas da ETI Luiz Gonzaga conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê
Representando a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Gonzaga no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Natal no Rio Grande do Norte, as alunas Ana Clara Guimarães, 8º ano, e Denielly Alexandre Cunha, 6º ano, fizeram bonito no tatame e trouxeram na bagagem as medalhas de ouro e prata respectivamente.
O primeiro lugar na categoria shiai kumitê (luta), 12 a 14 anos, faixas vermelha a laranja, foi conquistado por Ana Clara Guimarães. Denielly Alexandre Cunha conquistou a prata na categoria shiai kumitê, 10 a 11 anos, faixas branca a amarela. A competição reuniu 1.350 atletas de 26 federações, escolas e associações de todo o Brasil e o Tocantins foi representado por 33 atletas, sendo três deles da ETI Luiz Gonzaga.
Com a recente conquista no Campeonato Brasileiro de Karatê, Ana Clara e Denielly garantiram vaga para a próxima competição nacional, que será realizada em julho de 2025, em Camboriú, Santa Catarina.
Segundo a direção da ETI, a conquista das alunas é fruto dos seus esforços e talento, mas também, do treinamento esportivo escolar feito pelo professor Jones Dean Moreira, que vem desenvolvendo um projeto esportivo da unidade escolar, que integra as atividades complementares e tem sido um pilar importante para o desenvolvimento técnico e pessoal dos alunos/atletas. “O professor Jones é um exemplo de profissional comprometido. Ele tem sido peça-chave para os resultados que estamos alcançando, ajudando nossos alunos a superarem desafios e acreditarem em seu potencial”, destacou a diretora Michelle Morais.
A diretora também reforçou o papel do esporte na formação dos alunos. “A prática esportiva é um instrumento poderoso que promove disciplina, superação e valores fundamentais para a vida. Ver nossas alunas alcançando destaque nacional nos enche de orgulho e reforça o papel do esporte na educação”, afirmou, acrescentando que a escola segue incentivando e celebrando as conquistas dos alunos e exaltando o trabalho de profissionais como o professor Jones Dean, que transformam o esporte em um caminho de oportunidades e conquistas.
Outras conquistas
Além do reconhecimento nacional, Ana Clara e Denielly já se destacaram em competições municipais, estaduais e nacionais como nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em que Ana Clara conquistou o 5º lugar em Recife (2024), consolidando-se como uma promessa no esporte.
ESPORTES
Atletas do Projeto Compartilhe Amor brilham no Festival de Judô em Palmas
No último sábado, 23 de novembro, a Escola Padre Josino, em Palmas, foi palco de um emocionante Festival de Judô que reuniu jovens atletas de toda a região. Entre os destaques, estavam os quatro representantes do projeto “Compartilhe Amor”, iniciativa de jiu-jitsu desenvolvida na Escola de Tempo Integral Luiz Gonzaga, vinculada ao Instituto Nação Rap.
Dois dos participantes, crianças de 10 anos, participaram do festival em uma modalidade dedicada ao desenvolvimento técnico e lúdico, voltada para aprimorar habilidades como equilíbrio, coordenação e disciplina no tatame. Já na competição oficial, os outros dois atletas do projeto conquistaram resultados expressivos.
Arianne Sousa Araújo, de 14 anos, faixa branca, garantiu o segundo lugar em sua categoria feminina, demonstrando garra e técnica em todas as lutas. Enquanto isso, Vitor Manoel Pereira de Brito, de apenas 12 anos, também faixa branca, brilhou ao conquistar o primeiro lugar em sua categoria masculina, mostrando precisão nos golpes e domínio das técnicas básicas de judô, como o ippon e o osaekomi.
O projeto “Compartilhe Amor” é uma iniciativa do Instituto Nação Rap que utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de inclusão social, promovendo valores como respeito, superação e cooperação. Sobre o desempenho dos atletas, o presidente do Instituto, Bruno Mendes, destacou:
“Esses resultados reforçam o impacto positivo do esporte na vida das crianças. Mais do que medalhas, o que celebramos são as conquistas pessoais e o fortalecimento da autoestima desses jovens.”
Heli de Souza Guimarães Junior, instrutor de jiu-jitsu do projeto, também comentou a experiência:
“Foi gratificante ver nossos alunos no tatame representando o projeto. A dedicação deles nos treinos foi refletida em cada movimento, e o espírito esportivo demonstrado por todos foi exemplar.”
O festival foi mais uma etapa no desenvolvimento esportivo e pessoal desses jovens atletas, que, com o suporte do projeto “Compartilhe Amor” e a parceria com o Instituto Nação Rap, seguem construindo um futuro promissor dentro e fora do tatame.
Para quem deseja saber mais sobre o projeto “Compartilhe Amor”, que é gratuito e acontece na Escola de Tempo Integral Luiz Gonzaga, basta entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99103-8599.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Empresas do agro têm oportunidade para crescer com aceleradora
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
A importância de um assessoramento especializado ao produtor rural
-
Estado5 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 489
-
GERAL5 dias atrás
Detran/TO reforça segurança viária durante Meia Maratona do Tocantins
-
GERAL5 dias atrás
Prazo para recadastramento de feirantes é ampliado até 10 de dezembro
-
GERAL5 dias atrás
Projeto Reinventar da BRK é destaque na 9ª Edição do Encontro Nacional das Águas
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Aluna do Colégio Mackenzie Palmas é aprovada em Universidade Federal de Tocantins