ESPORTES
Tocantinense define os dois finalistas nesta quarta-feira
Equipes do Interporto x Gurupi e Tocantins de Miracema x Paraíso se enfrentam para as finais.
Serão conhecidos nesta quarta-feira, 15, os dois finalistas do Campeonato Tocantinense, durante a disputa das partidas envolvendo as equipes do Interporto x Gurupi e Tocantins de Miracema x Paraíso. Os dois jogos começam às 20h15. As finais estão programadas para os dias 18 e 25, respectivamente.
Gurupi e Tocantins de Miracema têm a vantagem de jogar pelo empate para ir à final. O Gurupi venceu o jogo de ida em casa por 1 x 0 sobre o Interporto, em Gurupi, no último sábado, 11. Já o Tocantins, por ter a melhor campanha do campeonato na primeira fase (31 pontos), joga pelo empate diante do Paraíso, que terminou na quarta colocação, com 19 pontos. Na partida de ida disputada sábado à noite, em Paraíso, houve empate por 0 x 0.
Porto Nacional
O Gurupi joga fora de casa contra o Interporto às 20h15, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional. Por ter vencido o jogo de ida por 1 x 0, o Camaleão do Sul joga pelo empate. Já o time portuense, com uma vitória simples pelo mesmo resultado, garante vaga na final, já que fez melhor campanha que o Gurupi na primeira fase (25 x 23 na pontuação). O Interporto nos últimos três anos chegou à final vencendo 2013 e 2014 e sendo vice no ano passado. Além de contar com o técnico Carlos Magno, maior vencedor de conquistas no futebol tocantinense, com seis títulos em 13 finais.
Já o Gurupi, do técnico Roberto Oliveira, terá força total com o retorno dos volantes Leonan e Hemerson, que cumpriram suspensão do terceiro amarelo, e o meia Welington Cabeça liberado pelo departamento médico. Roberto Oliveira tem em seu currículo cinco títulos estaduais no Tocantins por times diferentes. De 2006 para cá o Gurupi sempre chegou às semifinais e se for a mais uma final será a quinta nos últimos dez anos.
Miracema
No Estádio Castanheirão, que pertence ao Governo do Estado, o Tocantins recebe o Paraíso às 20h15, e joga pelo empate para ir à final após duas décadas sem saber o que é chegar numa decisão de campeonato da elite tocantinense. Expectativa de pelo menos mil torcedores prestigiando o Tecão Maravilha, que terá apenas um desfalque, o lateral-esquerdo Jean, que pegou dois jogos de suspensão. Toda renda será revertida para ajudar duas pessoas da cidade que estão enfermas.
O Paraíso, do técnico Léo Goiano, não poderá contar com o atacante Célio Mata Boi, que pegou quatro jogos de suspensão na Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do futebol do Tocantins (TJD). No primeiro turno, o Paraíso venceu o Tocantins por 1 x 0 em Miracema, mas o rival deu o troco fora de casa vencendo por 2 x 1.
ESPORTES
Vó Vôlei: Atletas de Palmas se preparam para Super Liga da Américas
“Vôlei é vida! Antes de jogar eu tomava 11 medicamentos e hoje graças ao esporte eu passei a tomar apenas cinco. Eu mudei de vida”, conta dona Erenita Almeida de Araújo, de 64 anos. Ela é uma das atletas palmenses que irão participar da Superliga Melhor Idade, campeonato nacional de voleibol adaptado à melhor idade, organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) que acontecerá de 22 a 26 de janeiro de 2025 na Capital.
A 5ª Final Nacional da Superliga Melhor Idade das Américas, com competições de voleibol adaptado para atletas idosos e para atletas a partir de 45 anos, trará para Palmas atletas de vários estados.
Cinco equipes representarão a capital tocantinense e todas fazem parte do Projeto Vó Vôlei, mantido pela Secretaria Municipal de Ação Social e pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
A competição será uma etapa classificatória para a Super Liga das Américas de Voleibol Adaptado. “Estamos com duas equipes femininas inscritas, sendo elas nas categorias +58 e +68, e três equipes masculinas nas categorias +58, +68 e +75”, explica o treinador e coordenador do projeto Vó Vôlei, o professor Allan Dutra.
Ainda, de acordo com o educador físico, trata-se de um projeto público do Município de Palmas, “que tem o orgulho de ser o formador das primeiras equipes de voleibol adaptado à melhor idade a representar o Estado do Tocantins e as regiões Norte e Nordeste em competições nacionais da modalidade, ainda em janeiro de 2023”.
Projeto
O Projeto Vó Vôlei iniciou suas atividades no ano de 2019, como mais uma opção de exercício físico para os idosos e idosas frequentadores do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. Atualmente, aproximadamente 70 pessoas idosas, com idades de 60 a 87 anos participam das atividades semanais realizadas no parque.
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Vereador Folha prestigia entrega de revitalização da quadra 408 Norte, em Palmas; “cuidar da cidade é cuidar das pessoas”
-
Estado7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa discute regularização ambiental e cadastro rural com representantes do agronegócio
-
SAÚDE6 dias atrás
Confira tabela de valores, benefícios e quem pode aderir ao plano de saúde
-
GERAL2 dias atrás
Movimento Mulheres Conectadas realiza encontro gratuito para empoderar mulheres.
-
Estado2 dias atrás
Ex-vereador Pedro Cardoso é Cotado para Assumir a Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Farm Day Fazendão
-
GERAL7 dias atrás
Palmas avança com regularização fundiária do Setor Universitário