PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado

Artesanato em capim dourado será destaque na Olimpíadas 2016

As Mandalas e os suportes para pratos feitos em capim dourado foram as peças selecionadas no Estado para divulgação internacional.

Publicado em

Peças de artesanato em capim dourado confeccionadas pela Associação dos Artesãos Extrativistas do povoado Mumbuca, localizado no município de Mateiros, a 342 km de Palmas, comporão os catálogos virtual e físico e serão expostas em showroom, no Rio de Janeiro, durante a realização das Olimpíadas Rio 2016. A ação faz parte do Projeto Chama Empreendedora, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), os governos Federal e Estadual e outras instituições.

 

As Mandalas e os suportes para pratos feitos em capim dourado foram as peças selecionadas no Estado. De acordo com a gerente de Capacitação de Empreendedores e à Exportação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Andréia Teles, essas peças atenderam a uma série de critérios exigidos para compor o catálogo e exposição. “O objetivo é promover o Estado e suas potencialidades, criar acessos a mercados internacionais, dar visibilidade a produtos tipicamente regionais que tenham apelo cultural e fortalecer a cultura exportadora no Tocantins”, observa a gerente, informando ainda que todo o processo teve início em março deste ano.

Leia Também:  Mãe busca novo leito de UTI para filho com hidrocefalia

 

Para a assessora voluntária da Associação do povoado Mumbuca, Ilana Ribeiro Cardoso, a aprovação dos produtos pelo Ministério é uma oportunidade de divulgar os produtos e conquistar novas fronteiras. “Para nós é uma grande conquista depois de muitos anos de trabalho e aperfeiçoamento do nosso artesanato, que agora tem sua qualidade reconhecida. Estar em um evento dessa natureza, mostrando nosso produto para pessoas do mundo inteiro, é um privilégio que vai abrir para nós as portas do comércio internacional”, afirma Ilana.

 

Durante a exposição no Rio, os produtos não serão comercializados, mas haverá uma intensa divulgação do artesanato em capim dourado, além da promoção das potencialidades do Estado com foco na ampliação da exportação e na atração de investidores ao Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Como marco inédito, Governo do Tocantins empossa membros do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+

Published

on

Em uma iniciativa inédita no Estado, o Governo do Tocantins empossou na manhã desta sexta-feira, 21, os conselheiros que irão compor o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+), para o biênio 2025/2027.

Este é o primeiro Conselho da referida comunidade instituído por meio do Decreto nº 6.804, publicado no Diário Oficial nº 6.589, em junho de 2024, e estará vinculado à Superintendência de Direitos Humanos e Políticas de Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).

Durante a solenidade que ocorreu no Palácio Araguaia e foi aberta ao público, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, empossou os membros e falou do “empenho do Governo com esta política para garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+ e que a criação deste Conselho representa um avanço no trabalho conjunto entre a sociedade civil e Governo para elaboração de políticas inclusivas”, disse.

Composição do Conselho

O equipamento será composto por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil selecionados por meio de edital, e, tem como objetivos monitorar e avaliar ações governamentais que assegurem igualdade e equidade para as pessoas LGBTQIA+, promover estudos, debates, palestras e campanhas em prol da inclusão, acompanhar a execução de políticas públicas e orçamentos voltados à comunidade, entre outros.

Leia Também:  Mãe busca novo leito de UTI para filho com hidrocefalia

Representando a Seciju, o titular do Conselho e diretor de Diversidade e Inclusão Social, Wemerson Lima, enfatizou que o Conselho é um marco histórico no Estado. “A frente da diretoria há um ano, temos feito um trabalho equânime, ouvindo a população, discutindo e ouvindo as pautas plurais da diversidade, e este momento vai marcar a história, pois aqui têm pessoas de luta, e lá fora têm pessoas sem oportunidade, com falta de acesso à escola, à dignidade e à cidadania, e esse Conselho preza e lutará por isso todos os dias da sua existência”, salientou.

A suplente do Conselho e gerente de Promoção à Diversidade Religiosa e de Gênero da Seciju, Maysa Siqueira, também exaltou o papel da entidade e a satisfação em fazer parte desta causa. “Este momento marca a criação de um espaço dedicado à escuta, à representatividade e à construção de políticas públicas que promovam a dignidade, a equidade e o respeito a todas as pessoas, e juntos, construiremos um futuro de igualdade e respeito”, falou.

Presenças

A solenidade contou ainda com a presença do superintendente de Direitos Humanos e Política de Drogas da Seciju, Jessé Nascimento; representante da primeira-dama do Tocantins Karynne Sotero, Umbelina Costa; secretário-executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha; corregedora-geral do Estado, Vagléia Inácio; promotor de Justiça do MPE, Paulo Alexandre; secretário Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas, Eduardo Azevedo; diretor Programas Sociais da Polícia Militar do Tocantins, coronel De Souza; e subchefe do Estado maior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Alves.

Leia Também:  Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou médicos

Eleição da Mesa Diretora

Após as assinaturas dos termos de posse, os conselheiros se reuniram para a primeira reunião ordinária e eleição da mesa diretora, cuja gestão é bipartite e elegeu com 13 votos, Wemerson Lima da Seciju, como presidente, representando o Poder Público, e como vice-presidente, Byanca Marchiore, com 11 votos, da Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), representando a Sociedade Civil.

Composição e Posse

Entre os titulares estão membros das secretarias de Estado de Participações Sociais, Saúde, Educação, Segurança pública, Trabalho e Desenvolvimento Social, Esportes e Juventude, Cultura, Mulher, Povos Originários e Tradicionais, além da Unitins, e demais integrantes da sociedade civil que marcaram presença na solenidade.

Veja a lista completa dos conselheiros e seus suplentes aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA