Estado
Avaliações apontam que Tocantins está mais transparente
Nas duas avaliações feitas pelo MPF, sobre a transparência, o Tocantins saltou da oitava para a segunda posição no ranking Estadual, com a nota 9,80.
O Portal da Transparência, assim como o acesso à informação são importantes instrumentos na gestão Pública Estadual, e principalmente, fortes aliados do cidadão no acompanhamento e monitoramento dos gastos públicos e no combate à corrupção. É pensando em uma administração cada vez mais transparente, que o Governo do Tocantins investe em melhorias e adequações para tornar estas ferramentas cada vez mais acessíveis ao cidadão.
“Desde o início desta gestão temos nos empenhado em facilitar o acesso do cidadão às informações, e podemos observar que temos alcançado resultados satisfatórios ao observar a evolução das notas nas avaliações dos Índices de Transparência dos Estados realizadas pelos órgãos de controle e fiscalização”, frisou o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luiz Antonio da Rocha.
Com relação à Lei de Acesso à Informação, atualmente o Tocantins ocupa a primeira colocação no ranking Panorama dos Governos Estaduais da avaliação Escala Brasil Transparente (EBT); e a segunda posição na avaliação do Ministério Público Federal (MPF) em relação ao Portal da Transparência, sendo este solicitado revisão da nota por considerar cumprir todos os requisitos.
Porém estas posições já estiveram bem distantes do que se considera satisfatório em índices de transparência. Em 2014, a Associação Contas Abertas avaliou os portais de transparência dos governos, e o Portal do Estado do Tocantins ficou entre os cinco piores, ocupando a 23º posição com a nota 3,92.
Em 2015, ao assumiu a pasta da Controladoria Geral do Estado, o secretário Luiz Antonio da Rocha, estruturou equipe técnica, juntamente com a Secretaria da Fazenda para disponibilizar dados e facilitar o acesso do cidadão às informações dispostas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação. Dentre as melhorias, o portal disponibilizou o campo “Fale Conosco”; as leis orçamentárias (PPA, LOA, LDO); o Quadro de Detalhamento de Despesas – QDD; os relatórios patrimoniais de bens móveis de todos os órgãos e entidade, entre outros.
No mesmo ano foi realizada a primeira avaliação da Escala Brasil Transparente, feita pela Controladoria Geral da União (CGU), quando o Tocantins ocupou a décima posição no Ranking Nacional de Transparência em relação aos atendimentos da Lei de Acesso à Informação, com a nota 8,61. Já na segunda avaliação, depois de uma correção, o Tocantins fica entre os primeiros colocados, com a nota 10.
Nas duas avaliações feitas pelo MPF, sobre a transparência, o Tocantins saltou da oitava para a segunda posição no ranking Estadual, com a nota 9,80, junto com o estado de Goiás; No entanto, mesmo com o resultado positivo, a CGE/TO, aguarda resposta sobre pedido de revisão de quesito não pontuado.
Para o secretário, estas avaliações, além de observar o cumprimento, por parte dos governos estaduais e municipais, das normas de publicidade dos gastos públicos, por meio da implantação e atualização do Portal da Transparência, estimulam também o Governo a buscar melhorias em suas ferramentas de transparência.
“Mesmo com as melhorias nos índices, continuamos a trabalhar de forma que o Portal de Transparência, bem como as demais ferramentas de acesso à informação, sejam cada vez mais eficientes e se tornem referência nacional”, ressaltou.
Para acessar o Portal clique aqui http://transparencia.to.gov.br/.
Estado
Ex-vereador Pedro Cardoso é Cotado para Assumir a Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional
O ex-vereador Pedro Cardoso, filiado ao Republicanos, está entre os cotados para integrar a equipe da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional. Reconhecido por sua atuação no legislativo, Pedro se destacou na defesa do desenvolvimento urbano e na formulação de políticas habitacionais inclusivas.
Caso confirmado, ele terá a oportunidade de ampliar sua contribuição por meio de projetos que promovam melhorias na infraestrutura e redução do déficit habitacional no estado. Sua possível nomeação reflete o compromisso do governo com políticas públicas que visam cidades mais organizadas e sustentáveis.
Pedro Cardoso encara o desafio como uma oportunidade de articular ações estratégicas, fortalecendo a qualidade de vida da população e o desenvolvimento regional de Tocantins.
-
PALMAS7 dias atrás
Taquari Conta com Nova Subprefeita: Valtonia Gonçalves dos Santos
-
ECONOMIA7 dias atrás
Pará encerra 2024 com saldo positivo na balança comercial
-
PALMAS6 dias atrás
Vereador Walter Viana Prestigia Revitalização da Quadra 408 Norte em Palmas
-
PROCESSO SELETIVO7 dias atrás
UFT lança Edital de Abertura do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025/1
-
GERAL7 dias atrás
Sorteio do Nota Palmense Premiada será sábado, 18
-
SAÚDE7 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira Lança Plano de Saúde para Servidores Municipais Nesta Sexta-Feira
-
Estado6 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Com investimento de cerca de R$ 300 milhões nos últimos anos, Palmas é a melhor capital em saneamento básico da região norte