PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Avaliações apontam que Tocantins está mais transparente

Nas duas avaliações feitas pelo MPF, sobre a transparência, o Tocantins saltou da oitava para a segunda posição no ranking Estadual, com a nota 9,80.

Publicado em

O Portal da Transparência, assim como o acesso à informação são importantes instrumentos na gestão Pública Estadual, e principalmente, fortes aliados do cidadão no acompanhamento e monitoramento dos gastos públicos e no combate à corrupção. É pensando em uma administração cada vez mais transparente, que o Governo do Tocantins investe em melhorias e adequações para tornar estas ferramentas cada vez mais acessíveis ao cidadão.

 

“Desde o início desta gestão temos nos empenhado em facilitar o acesso do cidadão às informações, e podemos observar que temos alcançado resultados satisfatórios ao observar a evolução das notas nas avaliações dos Índices de Transparência dos Estados realizadas pelos órgãos de controle e fiscalização”, frisou o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luiz Antonio da Rocha.

 

Com relação à Lei de Acesso à Informação, atualmente o Tocantins ocupa a primeira colocação no ranking Panorama dos Governos Estaduais da avaliação Escala Brasil Transparente (EBT); e a segunda posição na avaliação do Ministério Público Federal (MPF) em relação ao Portal da Transparência, sendo este solicitado revisão da nota por considerar cumprir todos os requisitos.

Leia Também:  Wanderlei Barbosa oficializa com ministro da Infraestrutura a federalização das rodovias TO-020 e TO-050

 

Porém estas posições já estiveram bem distantes do que se considera satisfatório em índices de transparência. Em 2014, a Associação Contas Abertas avaliou os portais de transparência dos governos, e o Portal do Estado do Tocantins ficou entre os cinco piores, ocupando a 23º posição com a nota 3,92.

 

Em 2015, ao assumiu a pasta da Controladoria Geral do Estado, o secretário Luiz Antonio da Rocha, estruturou equipe técnica, juntamente com a Secretaria da Fazenda para disponibilizar dados e facilitar o acesso do cidadão às informações dispostas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação. Dentre as melhorias, o portal disponibilizou o campo “Fale Conosco”; as leis orçamentárias (PPA, LOA, LDO); o Quadro de Detalhamento de Despesas – QDD; os relatórios patrimoniais de bens móveis de todos os órgãos e entidade, entre outros.

 

No mesmo ano foi realizada a primeira avaliação da Escala Brasil Transparente, feita pela Controladoria Geral da União (CGU), quando o Tocantins ocupou a décima posição no Ranking Nacional de Transparência em relação aos atendimentos da Lei de Acesso à Informação, com a nota 8,61.  Já na segunda avaliação, depois de uma correção, o Tocantins fica entre os primeiros colocados, com a nota 10.

Leia Também:  Ações preventivas de vigilância e controle do calazar são intensificadas

 

Nas duas avaliações feitas pelo MPF, sobre a transparência, o Tocantins saltou da oitava para a segunda posição no ranking Estadual, com a nota 9,80, junto com o estado de Goiás; No entanto, mesmo com o resultado positivo, a CGE/TO, aguarda resposta sobre pedido de revisão de quesito não pontuado.

 

Para o secretário, estas avaliações, além de observar o cumprimento, por parte dos governos estaduais e municipais, das normas de publicidade dos gastos públicos, por meio da implantação e atualização do Portal da Transparência, estimulam também o Governo a buscar melhorias em suas ferramentas de transparência.

 

“Mesmo com as melhorias nos índices, continuamos a trabalhar de forma que o Portal de Transparência, bem como as demais ferramentas de acesso à informação, sejam cada vez mais eficientes e se tornem referência nacional”, ressaltou.

 

Para acessar o Portal clique aqui http://transparencia.to.gov.br/.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Ex-vereador Pedro Cardoso é Cotado para Assumir a Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional

Published

on

O ex-vereador Pedro Cardoso, filiado ao Republicanos, está entre os cotados para integrar a equipe da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional. Reconhecido por sua atuação no legislativo, Pedro se destacou na defesa do desenvolvimento urbano e na formulação de políticas habitacionais inclusivas.

Caso confirmado, ele terá a oportunidade de ampliar sua contribuição por meio de projetos que promovam melhorias na infraestrutura e redução do déficit habitacional no estado. Sua possível nomeação reflete o compromisso do governo com políticas públicas que visam cidades mais organizadas e sustentáveis.

Pedro Cardoso encara o desafio como uma oportunidade de articular ações estratégicas, fortalecendo a qualidade de vida da população e o desenvolvimento regional de Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Wanderlei Barbosa entrega veículo a pesquisadores e laboratório à Unitins
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA