PALMAS

Estado

Com ações integradas de 29 instituições, Tocantins apresenta resultado positivo no combate às queimadas

Publicado em

Estado


O Tocantins, neste ano de 2021, apresentou resultado positivo no combate às queimadas, deixando de figurar em 3° lugar como o Estado brasileiro que mais queima, caindo para a 9ª posição. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 24, durante apresentação do relatório final das atividades desenvolvidas pelo Comitê do Fogo ao longo deste ano. Quanto aos índices de área queimada, a redução foi de 32% em comparação ao mesmo período de 2020.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erisvaldo Alves, atribuiu os bons resultados à união das 29 instituições que compõem o Comitê Estadual do Fogo e atuaram nas ações deste ano. 

“Nós contamos com as brigadas dos Bombeiros, da Semarh e do Naturatins, que ficaram nos Parques Estaduais; do PrevFogo, nas áreas federais; além das brigadas instituídas em 90 municípios. Esse grupo todo se manteve em contato e se ajudando quando necessário, então essa aproximação, com certeza, foi o que nos levou ao resultado positivo deste ano”, destacou o tenente-coronel Alves. 

Ao todo, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar treinaram 1.584 pessoas para atuarem nas ações de combate às queimadas.

Representando o governador em exercício, Wanderlei Barbosa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Farias, parabenizou todas as instituições pela atuação. “Este ano, nós conseguimos colher o fruto, não somente do ano de 2021, mas de muitos anos de trabalho em prol do combate às queimadas e aos incêndios florestais. Com certeza, a experiência deste ano nos ajudará a desenvolver os trabalhos do ano que vem e alcançar melhores resultados”, destacou. 

A titular da Semarh, Miyuki Hyashida, destacou que os bons resultados do Tocantins foram destaques na Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP 26), evento realizado neste mês de novembro na Escócia. “Esses resultados, além da queda no número de desmatamento, trouxeram para nós na COP-26, um diferencial. Hoje, o Estado do Tocantins consegue pleitear recursos para combater o aumento das temperaturas e o lançamento de gases de efeito estufa”, frisou a secretária. 

Leia Também:  MPE pede suspensão total da retirada de água dos rios Formoso e Urubu

Parques Estaduais

Dentro dos Parques Estaduais, a redução de área queimada foi ainda mais significativa, um total de 48% em relação ao mesmo período de 2020. O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jaime, comemorou o resultado.

“Esse é um resultado histórico para o Tocantins, que foi conseguido por meio de diversas ações como a manutenção dos brigadistas, com o cuidado do Naturatins com as áreas de proteção, visita às comunidades e produtores rurais, orientando sobre a responsabilidade com o meio ambiente, e sobretudo, com as ações de prevenção e conscientização da população que são a base desse sucesso”, destacou Renato Jaime.

O Governo do Tocantins mantém a contratação permanente de 60 brigadistas para atuarem na proteção dos Parques Estaduais. 

Também na manhã desta quarta-feira, 24, foram entregues aos brigadistas do Naturatins, novos equipamentos de trabalho, sendo: 150 kits completos de fardamento, Equipamentos de proteção individual (EPIs), 20 Sopradores Sthil BR 600, 60 mochilas costas, 12 pingas fogos, 10 kits Pick-up para Incêndio Florestal.

Atuação no ar

Uma das instituições parceiras que também atuaram nas ações do Comitê do Fogo, foi o Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer). Foram quase 31 horas de voo para prevenção e combate a incêndios florestais, sendo realizados aproximadamente 190 lançamentos de água (com helibalde) em ação direta de combate. 

Outra importante ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) com a educação básica. Atendendo a um pedido do governador Wanderlei Barbosa, foi disponibilizado material interdisciplinar fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para 331 escolas, favorecendo a abordagem da temática queimadas e atendendo a mais de 73 mil estudantes. 

Leia Também:  Governador Carlesse recebe visita de líderes indígenas e convida para audiência pública sobre a Transbananal

Comitê do Fogo

O Comitê do Fogo foi instituído pelo Decreto n° 645 de 20 de agosto de 1998, no sentido de aperfeiçoar as ações de controle e prevenção das queimadas no Estado do Tocantins, adotando a estratégia preconizada pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), criado pelo Decreto n° 2.662, de 8 de julho de 1998.

Em 2002, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), em parceria com a Secretaria do Planejamento e Orçamento, propôs a criação de Lei que estabelecesse o ICMS Ecológico do Estado. Em 4 de abril de 2002, entrou em vigor a Lei n° 1.323, que estabelece os critérios de cálculo da parcela do ICMS Ecológico pertencente aos municípios. Em parceria com o Comitê, ficou definido que os municípios que criassem suas brigadas civis teriam uma pontuação para o recebimento do referido tributo. 

O bom resultado foi alcançado por meio da atuação de 29 instituições que compõem o Comitê Estadual do Fogo – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Farias, destacou que a experiência deste ano ajudará a alcançar melhores resultados – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Alves, destacou também o trabalho feito pelas brigadas – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

A secretária Miyuki Hyashida disse que os bons resultados do Tocantins foram destaques na COP 26, realizada neste mês de novembro na Escócia – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O presidente do Naturatins, Renato Jaime, destacou que dentro dos parques estaduais, a redução de área queimada foi ainda mais significativa, um total de 48% em relação ao mesmo período do ano passado – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estado

Governador Wanderlei Barbosa leva cidadania à população ao inaugurar Núcleo de Identificação e Posto de Atendimento do Detran em Ananás

Publicados

em


Como parte da política de descentralização dos serviços público da esfera estadual, o governador do Estado do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, entregou à população de Ananás e região na manhã deste sábado, 27, o Posto de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito(Detran) e o Núcleo de Identificação Civil. A iniciativa é resultado da parceria do Governo do Tocantins com a Prefeitura local com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelos respectivos órgãos.

As unidades representam  uma antiga demanda reclamada pela população e vai atender ainda os moradores de cidades circunvizinhas como Cachoeirinha, Angico, Riachinho, que somam de mais de 20 mil habitantes.

A expectativa da gestão ao implantar o posto do Detran na cidade é melhorar o atendimento à população tocantinense, facilitando o acesso e ampliando a disponibilização dos serviços relacionados ao órgão estadual de trânsito na região. Essa é a trigésima quarta unidade do Detran no Estado.

Quanto aos núcleos de Identificação, o Tocantins passa a contar com 79 unidades de atendimento para emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade. Os serviços são coordenados pela Superintendência de Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ao defender a política de descentralização dos serviços públicos, em prática na sua gestão, o governador Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins não para e que ao interiorizar os serviços com a implantação da representação dos órgãos em cidades polos vai proporcionar cidadania e facilitar a vida dos usuários que necessitam dos serviços dos órgãos estaduais.

Leia Também:  MPE pede suspensão total da retirada de água dos rios Formoso e Urubu

“Descentralizar os serviços para aproximar das pessoas é um ato de cidadania e uma missão de Governo. Já fazíamos esse trabalho e agora estamos aperfeiçoando para prestar um serviço melhor aos tocantinenses. As parcerias são fundamentais e tenho falado aos prefeitos que faremos um trabalho confiando na capacidade administrativa de cada um, porque estabelecer parceria é confiar nos prefeitos e nas suas capacidades de gestão”, frisou o Governador.

Para o prefeito de Ananás, Valdemar Batista Nepomoceno, a implantação dos dois órgãos foi importante é constitui um sonho realizado não só para Ananás, mas para todas as cidades circunvizinhas. “São mais de 25 mil pessoas que estão sendo beneficiadas. Quantas vezes os usuários tiveram que se deslocar a outros centros com todas as dificuldades para realizar um serviço do Detran ou no Centro de Identificação! Agora esses serviços estão bem próximos, portanto, essas parcerias são importantes e demonstram a sensibilidade do governador Wanderlei ao estabelecer essa descentralização dos serviços”, frisou o Prefeito.

O presidente do Detran, Paulo Roberto de Castro Nogueira, destacou que a descentralização dos serviços do órgão vai proporcionar satisfação à população. “Essa unidade que inauguramos é uma demonstração disso. Vai atender mais de 35 mil pessoas e o que queremos é prestar o melhor serviço possível. A nossa meta é levar esses serviços a todos os municípios tocantinenses”, disse.

Leia Também:  CORONAVÍRUS: Tocantins tem mais duas mortes e 256 novos casos de Covid-19

O secretário de Segurança  Pública, Wlademir Costa, ressaltou que essa aproximação dos serviços do órgão da população é uma forma de proporcionar cidadania às pessoas. “Implantar esse Núcleo de Identificação vai permitir que as pessoas tenham acesso ao documento de identidade é garantir sua cidadania. É isso que o Governo do Tocantins está proporcionando às pessoas aqui da região”, pontuou o Secretario.

Inauguração

Ainda em Ananás o Governador Wanderlei Barbosa participou da inauguração da recuperação da estrada vicinal, bueiros e aterros que dão acesso aos Projeto de Assentamentos Antônio Alves Moreira, Luar do Sertão é Cacuri. As obras foram realizadas com recursos do Governo federal é do município de Ananás.

Presenças

O evento foi prestigiados pelo deputados estaduais Fabion Gomes; Walderez Castelo Branco; Ricardo Ayres; Issan Saado; pelos prefeitos de Cachoeirinha, Paulo Macedo; de Wanderlândia, Djalma Júnior; Muricilândia, Alessandro Borges, vereadores e outros líderes políticos da região.

A expectativa da gestão ao implantar o posto do Detran na cidade é melhorar o atendimento à população tocantinense – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Tocantins passa a contar com 79 unidades de atendimento para emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA