PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado

Comunidade Quilombola recebe informações sobre programas sociais

Na reunião foram explicadas a importância de manter o Cadastro Único atualizado e destacado que a população quilombola é um dos grupos prioritários para Programas Sociais do Governo.

Publicado em

A equipe de técnicos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) que está na região do Jalapão se reuniu na manhã desta quinta-feira, 7, com os moradores da Comunidade Quilombola do Prata para tirar dúvidas e ouvir demandas da população sobre o Cartão do Idoso, Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF).

 

As famílias foram convidadas a participar da reunião pelas técnicas da Setas que passaram de casa em casa na tarde desta quarta-feira, 6. Na reunião foram explicadas a importância de manter o Cadastro Único atualizado e destacado que a população quilombola é um dos grupos prioritários  para Programas Sociais do Governo. “Tem que estar cadastrado para receber os benefícios e, por meio desses dados, o Governo sabe quais as políticas públicas mais adequadas e pode até estudar novos programas para beneficiar a população quilombola”, explicou a técnica dos Sistemas do Cadastro Único e do PBF, Rosane Voltolini.

 

A população aproveitou o momento para tirar dúvidas sobre direitos e obrigações dos PBF. A beneficiária Amélia Souza, 37 anos, é mãe de 5 filhos e disse ter gostado da reunião pois já teve seu benefício bloqueado uma vez. “O Bolsa Família me ajuda a fazer a feirinha todo mês. Não vivo dele, mas é um auxílio muito bom. A reunião foi ótima porque às vezes temos  problemas por falta de informação e agora eu tirei todas as minhas dúvidas”, comentou.

Leia Também:  Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Mateiros lideram ranking com maior índice de focos de calor em 2016

 

Cartão do Idoso também foi um dos temas abordados pela equipe. Seu Olivero Souza, 78 anos, estava ansioso para saber sobre a utilização do cartão que garante duas vagas gratuitas para viagens intermunicipais. “Agora eu sei que se as duas vagas gratuitas já estiverem ocupadas, tenho direito de pagar metade da passagem. Como aprendi meus direitos, vou renovar o meu cartão, que está vencido”, afirmou.

 

Geração de Renda

Além dos esclarecimentos sobre os programas sociais a Setas também está aproveitando a movimentação da 3ª Festa da Rapadura que acontece na comunidade nesta sexta e sábado para realizar cursos de geração de renda com a população. Nesta quinta serão ministrados cursos de doces do cerrado e panificação. Os cursos são ofertados pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto) em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Como marco inédito, Governo do Tocantins empossa membros do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+

Published

on

Em uma iniciativa inédita no Estado, o Governo do Tocantins empossou na manhã desta sexta-feira, 21, os conselheiros que irão compor o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+), para o biênio 2025/2027.

Este é o primeiro Conselho da referida comunidade instituído por meio do Decreto nº 6.804, publicado no Diário Oficial nº 6.589, em junho de 2024, e estará vinculado à Superintendência de Direitos Humanos e Políticas de Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).

Durante a solenidade que ocorreu no Palácio Araguaia e foi aberta ao público, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, empossou os membros e falou do “empenho do Governo com esta política para garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+ e que a criação deste Conselho representa um avanço no trabalho conjunto entre a sociedade civil e Governo para elaboração de políticas inclusivas”, disse.

Composição do Conselho

O equipamento será composto por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil selecionados por meio de edital, e, tem como objetivos monitorar e avaliar ações governamentais que assegurem igualdade e equidade para as pessoas LGBTQIA+, promover estudos, debates, palestras e campanhas em prol da inclusão, acompanhar a execução de políticas públicas e orçamentos voltados à comunidade, entre outros.

Leia Também:  Cel. Ornelas é nomeado para chefiar Estado Maior dos Bombeiros

Representando a Seciju, o titular do Conselho e diretor de Diversidade e Inclusão Social, Wemerson Lima, enfatizou que o Conselho é um marco histórico no Estado. “A frente da diretoria há um ano, temos feito um trabalho equânime, ouvindo a população, discutindo e ouvindo as pautas plurais da diversidade, e este momento vai marcar a história, pois aqui têm pessoas de luta, e lá fora têm pessoas sem oportunidade, com falta de acesso à escola, à dignidade e à cidadania, e esse Conselho preza e lutará por isso todos os dias da sua existência”, salientou.

A suplente do Conselho e gerente de Promoção à Diversidade Religiosa e de Gênero da Seciju, Maysa Siqueira, também exaltou o papel da entidade e a satisfação em fazer parte desta causa. “Este momento marca a criação de um espaço dedicado à escuta, à representatividade e à construção de políticas públicas que promovam a dignidade, a equidade e o respeito a todas as pessoas, e juntos, construiremos um futuro de igualdade e respeito”, falou.

Presenças

A solenidade contou ainda com a presença do superintendente de Direitos Humanos e Política de Drogas da Seciju, Jessé Nascimento; representante da primeira-dama do Tocantins Karynne Sotero, Umbelina Costa; secretário-executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha; corregedora-geral do Estado, Vagléia Inácio; promotor de Justiça do MPE, Paulo Alexandre; secretário Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas, Eduardo Azevedo; diretor Programas Sociais da Polícia Militar do Tocantins, coronel De Souza; e subchefe do Estado maior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Alves.

Leia Também:  Governador discute construção da TO-500 com empresários e políticos do Tocantins e Mato Grosso

Eleição da Mesa Diretora

Após as assinaturas dos termos de posse, os conselheiros se reuniram para a primeira reunião ordinária e eleição da mesa diretora, cuja gestão é bipartite e elegeu com 13 votos, Wemerson Lima da Seciju, como presidente, representando o Poder Público, e como vice-presidente, Byanca Marchiore, com 11 votos, da Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), representando a Sociedade Civil.

Composição e Posse

Entre os titulares estão membros das secretarias de Estado de Participações Sociais, Saúde, Educação, Segurança pública, Trabalho e Desenvolvimento Social, Esportes e Juventude, Cultura, Mulher, Povos Originários e Tradicionais, além da Unitins, e demais integrantes da sociedade civil que marcaram presença na solenidade.

Veja a lista completa dos conselheiros e seus suplentes aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA