Estado
Corregedoria-Geral da Justiça discute com prefeituras avanços nos processos de regularização fundiária no Tocantins

O Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins intensifica tratativas com prefeituras tocantinenses. O objetivo é avançar nos processos de regularização fundiária.
O Nupref presta assistência jurídica aos municípios na emissão de títulos de legitimação fundiária, prevenindo impasses e apontando soluções eficazes quando necessário. Além disso, acompanha todas as etapas do processo, incluindo audiências públicas, onde são esclarecidos à população os benefícios da regularização fundiária. Orientadas pelo núcleo, as prefeituras são responsáveis por contratar empresas para os serviços de medição e cadastro das famílias, além de criar uma comissão, por meio de portaria, para coordenar o processo no município.
Atualmente, 116 municípios tocantinenses firmaram termo de cooperação técnica com o Nupref para regularização fundiária.
Agenda
Na segunda-feira (10/03), o coordenador do Nupref, juiz Jordan Jardim, recebeu o prefeito de São Félix do Tocantins, Gercimar Xavier, na Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins. O chefe do Executivo, acompanhado dos servidores municipais que integram a Comissão de Regularização Fundiária do município, deu continuidade ao processo de Reurb (Regularização Fundiária Urbana).
Durante a reunião, ele destacou a importância da iniciativa e buscou apoio jurídico do Nupref para avançar nos trabalhos de regularização. Também participaram do encontro o assessor jurídico Poliano Coelho e os assessores Danilo Brito e Faelma Mendes, que esclareceram o funcionamento da parceria e os próximos passos do processo.
Já nesta terça-feira (11/03), o coordenador Jordan Jardim e sua equipe se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária da Prefeitura de Palmas, Israel Henrique de Melo Sousa, para discutir os avanços e as próximas etapas da Reurb na capital. Durante o encontro, foram debatidas as situações dos loteamentos Vista Alegre, Belo Horizonte, Irmã Dulce, e Capadócia, além do avanço do plano Coqueirinho e Tiúba. Outros encontros estão previstos para esta semana.
Confira os detalhes: https://corregedoria.tjto.

Estado
Governo do Tocantins promove Curso de Empreendedorismo no Sine de Palmas

Com o propósito de despertar o espírito empreendedor, e capacitar os participantes com conhecimentos práticos e estratégias eficientes para iniciar e gerenciar seus próprios negócios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Superintendência do Trabalho, promove o Curso de Empreendedorismo – Seja Seu Próprio Chefe.
O curso é inteiramente gratuito, na modalidade presencial, e ocorre da segunda-feira, 7, até a sexta, 11, das 19 às 22 horas, no auditório do Sine Central de Palmas, localizado na avenida Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, Conjunto 01, no Centro Empresarial Gold Star.
O facilitador e orientador profissional do Sine, Aeronssaytt Gomes de Oliveira, explica que o curso acontece por meio de metodologias dinâmicas e exemplos reais. “O curso incentiva a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos participantes na construção de soluções sustentáveis e rentáveis. Além de apostila completa com técnicas e exercícios práticos, e acesso aos materiais complementares, o curso fornece também certificado de participação”, destaca.
Quem deseja participar pode se inscrever por meio do link: https://forms.office.com/r/AAUSVxijSM
PÚBLICO-ALVO
O curso, com carga-horária total de 15 horas, é voltado para Jovens e adultos interessados em iniciar seu próprio negócio, trabalhadores informais que desejam formalizar suas atividades, pessoas em transição de carreira e profissionais que buscam independência financeira por meio do empreendedorismo.
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
No curso serão trabalhadas visão estratégica de negócios, tomada de decisão com foco em resultados, liderança e autogerenciamento, planejamento e organização, comunicação e negociação, criatividade e inovação, e gestão financeira básica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Durante o curso serão vistos a Introdução ao Empreendedorismo, com conceito, perfil e importância do empreendedor; Mentalidade Empreendedora, que inclui autoconhecimento, propósito e comportamento; Identificação de Oportunidades, destacando leitura de mercado, tendências e necessidades locais; Planejamento do Negócio, introduzindo Canvas, plano de ação, metas e indicadores; Marketing e Posicionamento com estratégias de comunicação, redes sociais e branding; Vendas com Inteligência, com Técnicas de venda, negociação e fidelização; e Gestão Financeira Simplificada, com precificação, fluxo de caixa e controle de custos.
-
PUBLICIDADE LEGAL4 dias atrás
Demonstrações Contábeis da Empresa AgroSB Agropecuária S/A
-
NEGÓCIOS4 dias atrás
Banquete Empresarial discutirá o impacto da Inteligência Artificial na liderança
-
PUBLICIDADE LEGAL6 dias atrás
Edital de Citação
-
FLASH SOCIAL6 dias atrás
Feliz Aniversário, Apóstola Vera!
-
Estado4 dias atrás
Governo do Tocantins recebe suporte de 155 mil euros da União Europeia para implementação do Selo Verde CAR 2.0
-
BRASIL4 dias atrás
Banco da Amazônia atinge marca histórica em crédito e reforça protagonismo no desenvolvimento sustentável da região
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição Digital de 29 de Março de 2025
-
Estado3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa destaca fortalecimento do agronegócio durante o lançamento da obra da nova sede da Faet/Senar