PALMAS

Estado

Cuidados com a saúde devem ser reforçados durante período de praias

Nessa época de férias muitas pessoas aproveitam para curtir as praias que o Tocantins oferece em abundância, mas é preciso ter cuidado com a alimentação e hidratação.

Publicado em

Julho já chegou ! É época de férias escolares e muitas famílias aproveitam para curtir acampamentos e praias, lazer que o Tocantins oferece em abundância. Toda forma de diversão é válida, mas segundo especialistas do Hospital Geral de Palmas (HGP), os cuidados com a saúde devem ser preservados também durante o lazer.  Com a temperatura perto do 40º, clima seco e quente, a ingestão de líquido, cuidados com alimentação, a não exposição excessiva ao sol e a proteção com uso de bloqueadores solar são essenciais para evitar insolação, queda ou alta da pressão arterial, situações de tonturas, desidratação, infecção intestinal, entre outras complicações.

 

No período quente é preciso cuidado redobrado com a alimentação e a hidratação para não prejudicar o organismo. Este é o alerta da nutricionista clínica do HGP, Paola Guerra. “Manter o corpo hidratado com muita água, água de coco e sucos naturais é essencial. Para as pessoas que gostam de ingerir bebida alcoólica, o ideal é intercalar uma garrafinha de água ou suco natural entre uma dose e outra, para evitar a ressaca no outro dia e minimizar os danos ao fígado”, recomenda.

Leia Também:  Em entrevista, Quesede Henrique fala sobre pré-candidatura e Aliança entre Wanderlei e Dorinha

 

Para quem vai acampar, escolher frutas, legumes e todas as opções mais naturais possíveis é o mais aconselhado, segundo Paola, devido as opções de acondicionamento dos alimentos que acabam sendo expostos a uma temperatura muito alta e, consequentemente, perdendo propriedades ou alterando substâncias. “É necessário alimentação de três em três horas, seja no trabalho, passeio ou festas. Carregue frutas secas, castanhas, barrinhas de cereais ou até mesmo água de coco. São alimentos simples, fáceis de carregar e abastecem o organismo”, orienta.

 

Para a população que for curtir córregos, rios, cachoeiras e praias, a pele exigirá um cuidado especial, segundo o dermatologista do HGP, José Tarciso da Silva. “O principal cuidado é com o sol, deve-se evitar exposição direta, com uso de guarda-sol, bonés, chapéus e sempre usar o protetor solar, sem esquecer da reaplicação a cada duas horas. Para quem vai entrar na água ou transpira muito, este prazo é menor. Existem protetores solares que não saem facilmente na água e há também roupas adequadas para quem gosta de esportes náuticos”, destacou.

Leia Também:  Tratamentos estéticos ajudam a aumentar a autoestima e reduzir a ansiedade

 

Além dos cuidados com a alimentação, hidratação e pele, o cardiologista intervencionista, médico do HGP, Ibsen Suetônio Trindade, explica que a aferição da pressão arterial é fundamental, principalmente em hipertensos. “O calor excessivo provoca a baixa da pressão arterial, por isso recomenda-se que a aferição seja feita com maior frequência, pois os sintomas da alta e baixa da pressão arterial costumam ser os mesmos”, destacou.

 

Dicas gerais

– Beber de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;

 

– Evitar bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;

 

– Comer frutas, verduras e legumes ricos em água como pepino, melancia, melão, abacaxi e maçã;

 

– Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 9 e 16 horas;

 

– Usar chapéu ou boné e roupas leves e claras;

 

– Passar protetor solar 20 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;

 

– Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Conceição Alves Irmã é empossada vereadora de Palmas

Published

on

A Câmara de Palmas deu posse nesta quarta-feira, 17, à suplente da vaga do Patriota, Maria da Conceição Alves de Melo. Ela substituirá José do Lago Folha Filho, que se licenciou para assumir a Secretaria de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Palmas.

Em seu discurso, a vereadora agradeceu a todos e falou sobre a linha de trabalho que pretende adotar no período que estiver na Casa de Lei. “Defenderei e apoiarei mulheres, jovens, crianças e adolescentes. Atuarei pela valorização dos servidores públicos, zelando pela garantia dos seus direitos. Irei ainda fortalecer a relação do Legislativo com os representantes de bairros. Assim poderemos desenvolver políticas públicas e sociais”, comentou.

Natural de Porto Nacional, Maria da Conceição é moradora de Palmas desde 1991. Ela tem 58 anos e se define como uma mulher de atitude, trabalhadora, dedicada às causas sociais, que zela pela família, emprego e bem estar de todos. A vereadora angariou 546 votos na eleição de 2020.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo mantém operação de combate às queimadas, monitoramento e controle de focos
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA