PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado

Escolas têm até amanhã para cadastrar textos da Olimpíada de Língua Portuguesa

As escolas dos 20 melhores textos ganham 10 computadores, impressora, projetor com telão para projeção e livros.

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) têm alertado as escolas quanto ao prazo de envio dos textos dos alunos que participarão da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o futuro. As unidades têm até a próxima sexta-feira, 19, para cadastrar os textos dos estudantes, por meio do site:  www.escrevendoofuturo.org.br e enviar para a Comissão Julgadora Escolar.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos voltado para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

 

De acordo com a assessora de currículo da Seduc e coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, Roseli Bitzcof, quanto mais escolas enviarem textos, mais vagas os municípios têm na Olimpíada. “Cada município tem até quinze vagas na olimpíada. Então, se a quantidade de textos que cada escola encaminhar for expressiva, aumenta o número de participação do estado também”, explicou.

 

Na 4ª edição do concurso aderiram à Olimpíada no Tocantins, 137 secretarias de educação municipais, totalizando em 2.773 estudantes inscritos, além de 1.698 professores participantes.

Leia Também:  Campanha de multivacinação tem início na próxima semana em todo Estado

 

Para Roseli, além de desenvolverem o potencial da Língua Portuguesa, os estudantes terão a oportunidade de participar de formações. “Na seleção regional eles [os alunos] farão cursos com pessoas especializadas, com acompanhamento dos professores. Além de ganharem prêmios”, afirmou.

 

Podem ser inscritos trabalhos em quatro gêneros: poemas (para alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental), memórias literárias (para 7º e 8º anos), crônica (para 9º ano fundamental e 1º do ensino médio) e artigo de opinião (para os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio). A iniciativa também propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

 

Premiação

 Os 500 alunos semifinalistas e seus professores receberão medalha, livros e participação de oficinas culturais e de formação. Os 152 alunos finalistas e seus professores ganham medalha e 1 tablet.  Para os 28 professores semifinalistas o prêmio será notebooks e para 20 alunos vencedores e seus professores: medalha, notebook e impressora. As escolas dos 20 melhores textos ganham 10 computadores, impressora, projetor com telão para projeção e livros.

Leia Também:  Governo do Tocantins anuncia pagamento de R$ 46,6 milhões de progressões a professores da educação básica

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Desembargadora Ângela Haonat é homenageada com moeda comemorativa pela UFT

Published

on

A Diretora Adjunta da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargadora Ângela Issa Haonat, foi homenageada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) com a entrega da Moeda Comemorativa pelos 20 anos de dedicação ao magistério superior. A cerimônia ocorreu no dia 12 de novembro, no auditório dos Conselhos da Reitoria da UFT, em Palmas, e reuniu servidores(as), docentes e gestores(as) da Instituição.

Ao receber a homenagem, a magistrada destacou a dimensão simbólica e afetiva do momento. “Este gesto simboliza muito mais do que o tempo transcorrido, representa uma trajetória construída com amor pela docência, compromisso com o saber e respeito pela formação de presentes e futuras gerações. Tenho muita gratidão e honra da minha caminhada acadêmica e das experiências que vivi ao lado de colegas, estudantes e servidores(as) que partilham o mesmo ideal de transformar vidas por meio da educação”, ressaltou.

A distinção integra o Programa de Reconhecimento e Valorização da UFT, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), que celebra as trajetórias profissionais de servidores(as) que completam 10 ou 20 anos de serviços prestados à Universidade.

Leia Também:  Médicos do serviço público estadual entram em greve a partir desta terça-feira

A cerimônia contou com a presença da reitora da UFT, professora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, além de representantes da Instituição e demais homenageados(as).

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA