PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Estado capacita profissionais para atendimentos pediátricos

Curso traz orientação para atendimento emergencial à crianças que nasçam ou que tenham problemas cardiorrespiratórios.

Publicado em

Um curso que traz pedagogia teórica e ativa para atendimento emergencial a crianças que nasçam ou que chegam às unidades hospitalares do Estado com problemas cardiorrespiratórios e de desidratação foi ministrado pela Escola Técnica do SUS (Etsus), em Palmas, durante todo este final de semana, 11 e 12. O público alvo são enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas que atuam nas salas de emergências e Unidade de Terapias Intensivas (UTIs), das unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual.

 

Com módulos teóricos pela manhã e práticos à tarde, os estudantes manejaram bonecos com casos próximos à realidade. Os bonecos respondem aos estímulos feitos pelas equipes e as medidas serão avaliadas pelos monitores.

 

Segundo a enfermeira Edilma Fiel Barbosa, isso é um diferencial e o curso traz um alinhamento do Ministério da Saúde para que a equipe do Tocantins esteja apta de igual forma as equipes de outras unidades. “Esse curso surgiu de uma necessidade do atendimento de emergência à criança, incluindo uma parte neonatal, em eminência de uma parada cardiorrespiratória. Esse paciente vai ser atendido em nossas unidades com equipe atenta a uma situação de risco”, explicou.

 

Há 14 anos atuando dentro do Hospital e Maternidade Dona Regina, o fisioterapeuta Leandro Augusto Almeida, também destacou as abordagens no curso. “Aqui enfatizamos a importância da fisioterapia dentro das unidades de terapias intensivas e neonatais de forma a aprimorar o atendimento destes profissionais em todo o Estado, com aprofundamento em fisiologia e patologia. Com isso, sem dúvida, o atendimento nas unidades será melhorado e teremos uma diminuição de sequelas e até de mortalidade”, completou.

Leia Também:  Governo do Tocantins inicia distribuição de 134 mil doses de vacinas contra Covid-19

 

A enfermeira especialista em neonatologia e gestão, Mirelli Terra, disse que a capacitação da enfermagem é muito importante, pois eles são os primeiros profissionais a receberem o paciente pediátrico neonatal na emergência. “Para isso precisamos ter um número significativo de profissionais e aqui no Tocantins já estamos na terceira turma, tornando estes profissionais capazes de identificar precocemente a criança que tem capacidade de agravamento dentro da emergência, para que esta não aguarde um período inaquedado a ponto de fazê-la piorar”, enfatizou.

 

A enfermeira especialista acrescenta ainda que a abordagem aos pacientes que tem estado agravado  já estando internado dentro da unidade e aos que chegam tem que ser liderada por alguém extremamente capacitado para auxiliar a equipe médica. “Sintomas como desconforto respiratório de leve a moderado, na grande maioria das vezes, se não tiver uma avaliação adequada, acaba aguardando por uma ou duas horas e quando se consegue o atendimento o quadro respiratório já está pior. Nossa missão é identificar as questões do cotidiano, inclusive desidratação devido a vômitos e diarreias, por exemplo”, disse Mirelli, acrescentando que a formação oferecida nas universidades é feita de forma generalizada e não específica para a pediatria, por isso trabalhamos esta especificidade para as abordagens no dia a dia das unidades”.

Leia Também:  Na Expo Gurupi, governador Carlesse destaca agronegócio como pilar da economia

 

Fisioterapeuta atuante há cinco anos na emergência do Hospital Regional de Araguaína, Ana Flávia Albuquerque, afirmou que “temos em nossa rotina mais casos de adultos e isso, muitas vezes, acaba por nos condicionar a um aprimoramento só com este público. Ter a oportunidade de saber atender especificamente a parte de pediatria neonatal nos ajuda a ter um posicionamento mais preciso e eficiente quando recebermos no futuro, este tipo de paciente”.

 

Segundo a gerência de Educação na Saúde da Etsus mais de 200 profissionais já passaram pela capacitação no Tocantins e apesar de ainda não existir uma avaliação da otimização dos trabalhos, a partir do curso, há uma pesquisa junto aos profissionais que participaram na qual foi relatada uma melhora de até 100% nas atuações. “É um curso com carga horária curta, mas que prima pela efetividade de abordagem e prática”, afirmou a gerente Raimunda Fortaleza.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins

Published

on

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou Decreto que altera o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS) que visa isentar os criadores de peixe em cativeiro do pagamento do imposto. Com o Decreto, ficam isentos da tributação as operações internas e interestaduais de pescados criados no Tocantins, sejam frescos, resfriados ou congelados, bem como, suas carnes e partes in natura.

O Governador destacou que essa Lei é importante para impulsionar o setor, que vem experimentando um crescimento significativo no Estado, mas precisa desse benefício para crescer ainda mais, gerar emprego e, automaticamente, o desenvolvimento da piscicultura e do Tocantins. “Essa Lei vai permitir que aqueles que criam peixe em cativeiro possam comercializar sem imposto. É mais um incentivo do nosso Governo para crescer essa vertente e melhorar a vida dos tocantinenses”, enfatizou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Assembleia Legislativa entrega títulos de cidadania
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA