PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde e infraestrutura

Governador Laurez Moreira articula com ministro da Saúde avanços para construção do Hospital Universitário de Palmas

Publicado em

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou, nessa quarta-feira, 22, de uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília/DF. O encontro teve como pauta principal o Hospital Universitário de Palmas, além de outras demandas relacionadas ao custeio da saúde nos municípios. Estiveram presentes na reunião o senador Irajá; o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues; a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana; e o vice-reitor Marcelo Leineker.

O objetivo do encontro foi garantir a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a liberação das emendas de bancada para garantir a continuidade do processo licitatório. O ministro recebeu a cópia do projeto e o plano de necessidades que foram construídos em conjunto com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição pública federal responsável pela administração dos hospitais universitários do país. O projeto já está concluído e ocupa a 45ª posição no ranking nacional do Plano Plurianual (PPA).

O governador Laurez Moreira destacou a importância do tema para o Tocantins. “Nós estamos tratando de um assunto muito importante para o estado. São várias pautas, mas a principal é o Hospital Universitário de Palmas. Estamos aqui pedindo o apoio do ministro para que esse projeto avance”, pontuou.

Leia Também:  Nota de pesar pelo falecimento do poeta e jornalista Gilson Cavalcante

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou o compromisso do governo federal em apoiar o Tocantins nessa etapa e reforçou o acompanhamento do processo pela Ebserh. “É uma honra receber o governador e o senador Irajá. O projeto já está no orçamento dos ministérios da Educação e da Saúde, e a bancada do Tocantins tem defendido essa pauta com muita firmeza. A expectativa é que a gente possa começar o mais rápido possível. Podem contar com a gente”, declarou.

“Também reforçamos o nosso pedido ao ministro por novos recursos para a Secretaria de Estado da Saúde. Destacamos os altos investimentos financeiros que temos realizado, exclusivamente com recursos próprios, para estruturar e manter a rede de atenção à saúde do estado. A obtenção desses novos recursos permitirá fortalecer e ampliar os serviços em rede, aumentando o acesso e qualificando ainda mais a assistência prestada à população”, salientou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

Hospital Universitário de Palmas

O hospital será um importante marco para a saúde e a educação no estado, com foco na formação de profissionais da área da saúde, pesquisa científica e atendimento de alta complexidade à população tocantinense. A unidade integrará a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a estrutura hospitalar pública e ampliando o acesso a serviços especializados.

Leia Também:  Procon recomenda número limitado de venda para produtos de limpeza e alimentos

A reitora da UFT, Maria Santana, enfatizou a importância do hospital para a universidade e para o fortalecimento da rede pública de saúde. “É isso que queremos enquanto Estado e enquanto Universidade Federal do Tocantins. Estamos aqui pedindo novamente esse olhar especial para o nosso hospital, para que ele possa ser inserido no PAC e, assim, iniciarmos as obras no próximo ano”, salientou.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião o deputado federal Tiago Dimas e o secretário interino de Representação do Tocantins em Brasília, Elfas Elvas.
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Desembargadora Ângela Haonat é homenageada com moeda comemorativa pela UFT

Published

on

A Diretora Adjunta da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargadora Ângela Issa Haonat, foi homenageada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) com a entrega da Moeda Comemorativa pelos 20 anos de dedicação ao magistério superior. A cerimônia ocorreu no dia 12 de novembro, no auditório dos Conselhos da Reitoria da UFT, em Palmas, e reuniu servidores(as), docentes e gestores(as) da Instituição.

Ao receber a homenagem, a magistrada destacou a dimensão simbólica e afetiva do momento. “Este gesto simboliza muito mais do que o tempo transcorrido, representa uma trajetória construída com amor pela docência, compromisso com o saber e respeito pela formação de presentes e futuras gerações. Tenho muita gratidão e honra da minha caminhada acadêmica e das experiências que vivi ao lado de colegas, estudantes e servidores(as) que partilham o mesmo ideal de transformar vidas por meio da educação”, ressaltou.

A distinção integra o Programa de Reconhecimento e Valorização da UFT, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), que celebra as trajetórias profissionais de servidores(as) que completam 10 ou 20 anos de serviços prestados à Universidade.

Leia Também:  Tocantins registra crescimento de 22,68% na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos em 2023

A cerimônia contou com a presença da reitora da UFT, professora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, além de representantes da Instituição e demais homenageados(as).

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA