PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governador recebe empresários de piscicultura para reunião

O Tocantins conta com excelentes condições climáticas, localização, logística e água de boa qualidade.

Publicado em

O governador Marcelo Miranda recebeu na manhã desta terça-feira, 28, o secretário executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, e o executivo da Aquagen/Aquabel Ricardo Neurkischner. Eles vieram ao Tocantins tratar com o governador sobre a viabilidade da produção da espécie de peixe chamada de tilápia e a implantação de um centro de melhoramento genético no Estado.

 

Marcelo Miranda disse que o Tocantins está em busca de bons parceiros e de projetos sustentáveis para o Estado. “Nós queremos que os bons projetos sejam implantados no Estado. Especialmente essa demanda que eles nos apresentaram, de certa forma, é algo novo, mas o Tocantins está de portas abertas para aprofundar nessa questão”, assegurou o governador, colocando sua equipe técnica à disposição para avançar nas discussões do projeto.

 

Ricardo Neurkischner explicou que o Tocantins conta com excelentes condições climáticas, localização, logística e água de boa qualidade, fatores determinantes para a implantação de um centro de melhoramento genético e de uma unidade de criação da tilápia. “A tilápia é uma mercadoria muito importante no mundo inteiro e o Estado do Tocantins reúne todas as condições para ser um dos maiores produtores da espécie no Brasil”, comentou.  Segundo ele, o centro de melhoramento idealizado deve contar com pesquisadores geneticistas de outros países, para trabalhar exclusivamente nesse centro. De acordo com ele, o centro forneceria reprodutores para suas unidades espalhadas no Brasil e também exportaria para outros países do mundo.

Leia Também:  Energisa amplia investimentos no Tocantins: até dezembro serão investidos R$ 453 milhões na rede elétrica

 

O presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, fez uma breve explanação sobre as vantagens da tilápia com relação a outras espécies de peixes. Os dados comparativos dão conta que a produção anual em um tanque-rede de 8 metros cúbicos é de 1.600 quilos, enquanto a do tambaqui, por exemplo, chega apenas a 350 quilos. Outro fator relevante citado pelo empresário foi o período de criação. A tilápia pode ser abatida com apenas seis meses, enquanto o tambaqui demora 12 meses.

 

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito Barros, explicou que a legislação ambiental tocantinense não proíbe a criação da tilápia, desde que observadas as disposições na Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) nº 27/2011, cabendo ao setor de licenciamento ambiental o enquadramento da espécie para o licenciamento da atividade.

 

Acompanharam os empresários o chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura Palmas, Carlos Magno Campos, e técnicos da empresa. Também participaram da reunião o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva; e o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  Energisa amplia investimentos no Tocantins: até dezembro serão investidos R$ 453 milhões na rede elétrica

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  Governo e municípios discutem políticas de assistência social no Tocantins

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA