PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governador recebe empresários de piscicultura para reunião

O Tocantins conta com excelentes condições climáticas, localização, logística e água de boa qualidade.

Publicado em

O governador Marcelo Miranda recebeu na manhã desta terça-feira, 28, o secretário executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, e o executivo da Aquagen/Aquabel Ricardo Neurkischner. Eles vieram ao Tocantins tratar com o governador sobre a viabilidade da produção da espécie de peixe chamada de tilápia e a implantação de um centro de melhoramento genético no Estado.

 

Marcelo Miranda disse que o Tocantins está em busca de bons parceiros e de projetos sustentáveis para o Estado. “Nós queremos que os bons projetos sejam implantados no Estado. Especialmente essa demanda que eles nos apresentaram, de certa forma, é algo novo, mas o Tocantins está de portas abertas para aprofundar nessa questão”, assegurou o governador, colocando sua equipe técnica à disposição para avançar nas discussões do projeto.

 

Ricardo Neurkischner explicou que o Tocantins conta com excelentes condições climáticas, localização, logística e água de boa qualidade, fatores determinantes para a implantação de um centro de melhoramento genético e de uma unidade de criação da tilápia. “A tilápia é uma mercadoria muito importante no mundo inteiro e o Estado do Tocantins reúne todas as condições para ser um dos maiores produtores da espécie no Brasil”, comentou.  Segundo ele, o centro de melhoramento idealizado deve contar com pesquisadores geneticistas de outros países, para trabalhar exclusivamente nesse centro. De acordo com ele, o centro forneceria reprodutores para suas unidades espalhadas no Brasil e também exportaria para outros países do mundo.

Leia Também:  Mais 23 tocantinenses perdem a vida para a COVID-19 nas últimas 24 horas

 

O presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, fez uma breve explanação sobre as vantagens da tilápia com relação a outras espécies de peixes. Os dados comparativos dão conta que a produção anual em um tanque-rede de 8 metros cúbicos é de 1.600 quilos, enquanto a do tambaqui, por exemplo, chega apenas a 350 quilos. Outro fator relevante citado pelo empresário foi o período de criação. A tilápia pode ser abatida com apenas seis meses, enquanto o tambaqui demora 12 meses.

 

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito Barros, explicou que a legislação ambiental tocantinense não proíbe a criação da tilápia, desde que observadas as disposições na Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) nº 27/2011, cabendo ao setor de licenciamento ambiental o enquadramento da espécie para o licenciamento da atividade.

 

Acompanharam os empresários o chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura Palmas, Carlos Magno Campos, e técnicos da empresa. Também participaram da reunião o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva; e o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto

Published

on

O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) parabenizou o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) por sua reeleição como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) com todos os 23 votos válidos. A única abstenção foi do deputado Júnior Geo (PSDB). Amelio foi reeleito em 2022 com 22.921 votos para seu quinto mandato como deputado estadual.

“Gostaria de parabenizar o deputado Amélio Cayres pela recondução à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Sua vitória com 23 por unanimidade demonstra a maturidade pautada no diálogo e no bom senso do nosso parlamento que nestes próximos dois anos e dois meses certamente continuará mantendo todos os canais abertos entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo em busca do melhor para a população do Estado do Tocantins”, disse o Governador Wanderlei Barbosa.

PERFIL

Amélio Cayres de Almeida, nasceu no dia 10 de setembro de 1961, em Érico Cardoso (BA). Veio para o Tocantins em 1976, ficando raízes na região do Bico do Papagaio. É casado há 28 anos com Genecí Pepértua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul.

Leia Também:  Comissão divulga locais de provas para Promotor de Justiça

Em 1996, entrou para a política e foi eleito a prefeito de Esperantina – TO, sendo reeleito em 2000.

Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez e está no quinto mandato consecutivo.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022, partido do qual é 2º vice-presidente estadual, e em outubro do mesmo ano, conquistou 22.921, o quinto mais votado em todo o estado. Em fevereiro de 2023 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, com 23 votos dos 23 deputados estaduais presentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA