PALMAS

Estado

Governo apoia realização da 13ª Semana da Diversidade Sexual e de Gênero em Palmas

O principal objetivo da realização da Semana da Diversidade Sexual e de Gênero no Tocantins é promover a visibilidade da comunidade LGBT por meio do reforço enfático na condição humana da diversidade.

Publicado em

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) apoia a realização da Semana da Diversidade Sexual e de Gênero, que acontecerá entre os dias 09 e 14 de agosto, em Palmas. O tema da 13ª edição do evento é “Ocupar e Resistir: Lutando e Viabilizando os Direitos das Pessoas LGBT”. O principal objetivo da realização da Semana da Diversidade Sexual e de Gênero no Tocantins é promover a visibilidade da comunidade LGBT por meio do reforço enfático na condição humana da diversidade.

 

Além disso, busca-se com a iniciativa denunciar as atrocidades que a homofobia pode provocar na sociedade, a partir da premissa da Declaração Universal dos Direitos Humanos em que diz que “o reconhecimento da dignidade é inerente a todos os membros da família humana e seus direitos são iguais e inalienáveis como fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”.

 

A junção e a contribuição dos Coletivos LGBTs do Estado são os principais responsáveis pela determinação e resistência em discutir e apresentar à sociedade as demandas da população que ainda sofre com a homofobia. Ao todo são mais de 10 coletivos envolvidos na organização direta da Semana, dentre eles o Coletivo Equidade Tocantins; a Articulação Brasileira de Gays (Artgay); o Coletivo da Diversidade Tocantinense; o Movimento Universitário de Diversidade Afetivo Sexual (Mudas) da Universidade Federal do Tocantins; o Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins; o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Neges) e outros tantos que contribuem com os preparativos.

Leia Também:  Governo do Estado discute regularização fundiária dos distritos industriais

 

Assim como a Seciju, a Prefeitura de Palmas, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins são os principais apoiadores da organização, cuja programação semanal conta ainda com atrações em boates LGBT (The Cave e Lanterna Lounge Bar) na Capital.

 

O surgimento do movimento de luta pelos direitos LGBT nasceu na década de 60, quando um grupo de ativistas se rebelou contra a as repreensões das autoridades locais de Greenwich Village (NY). No Brasil, a primeira parada do orgulho LGBT aconteceu no Rio de Janeiro, em junho de 1995. No Tocantins, já são treze anos de luta pela visibilidade e viabilidade de direitos básicos e específicos para as pessoas LGBT.

 

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

XIII Semana da Diversidade Sexual e de Gênero do Tocantins – Ocupar e Resistir: Lutando e Visibilizando os Direitos das Pessoas LGBT

 

09/08 (terça-feira) – 19 horas

Talk Show LGBTQ

Questão Social: Visibilidade e Cidadania em Debate

Local: Auditório do Campus Palmas – IFTO (Palmas)

 

11/08 (quinta-feira) – 19 horas

Abertura Oficial

Escola e Família: Espaço de Opressão?

Com Dr. Damião Rocha, Maria Regina e Dra Bruna Irineu

Mediadora: Jessika Villalon

Leia Também:  Deputados cobram ações do Governo para Saúde e Segurança Pública

Local: Auditório da Assembléia Legislativa (Palmas)

 

12/08 (sexta-feira) – 19 horas

Exibição e roda de conversa sobre o filme “Orgulho e Esperança” de Matthew Warchus

Local: a definir (Palmas)

 

13/08 (sábado) – 16h30

Piquenique LGBT

Local: Parque Cesamar (Palmas)

Leve sua contribuição em comidas e bebidas

 

14/08 (domingo) – 14 horas

Concentração na Avenida Palmas Brasil

Atividades Culturais

 

14/08 (domingo) – 18 horas

Caminhada com percurso via Avenida Theotônio Segurado até a Praça do Bosque

 

14/08 (domingo) – 20 horas

Show com Malu Lopes e Banda Mestre Kuca

Local: Praça do Bosque (Palmas)

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DAS CASAS NOTURNAS

10/08 (quarta-feira) – 20 horas

Quartaneja com Savio DeLucca

Local: Boate The Cave (Palmas)

 

11/08 (quinta-feira) – 23 horas

QueSeFolk

Local: The Cave (Palmas)

 

11/08 (quinta-feira) – 23 horas

Love Colors (festa de lançamento)

Local: Lanterna Lounge Bar (Palmas)

 

12/08 (sexta-feira) – 23 horas

FNC Special Pride

Local: Lanterna Lounge Bar (Palmas)

 

12/08 (sexta-feira) – 23 horas

Bagasexta Colors

Local: Boate The Cave (Palmas)

 

13/08 (sábado) – 23 horas

Festa Rainbow

Local: Boate The Cave (Palmas)

 

13/08 (sábado) – 23 horas

Freedom Fest

Local: Lanterna Lounge Bar (Palmas)

 

14/08 (domingo) – 23 horas

Domingayra

Local: Boate The Cave (Palmas)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Conceição Alves Irmã é empossada vereadora de Palmas

Published

on

A Câmara de Palmas deu posse nesta quarta-feira, 17, à suplente da vaga do Patriota, Maria da Conceição Alves de Melo. Ela substituirá José do Lago Folha Filho, que se licenciou para assumir a Secretaria de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Palmas.

Em seu discurso, a vereadora agradeceu a todos e falou sobre a linha de trabalho que pretende adotar no período que estiver na Casa de Lei. “Defenderei e apoiarei mulheres, jovens, crianças e adolescentes. Atuarei pela valorização dos servidores públicos, zelando pela garantia dos seus direitos. Irei ainda fortalecer a relação do Legislativo com os representantes de bairros. Assim poderemos desenvolver políticas públicas e sociais”, comentou.

Natural de Porto Nacional, Maria da Conceição é moradora de Palmas desde 1991. Ela tem 58 anos e se define como uma mulher de atitude, trabalhadora, dedicada às causas sociais, que zela pela família, emprego e bem estar de todos. A vereadora angariou 546 votos na eleição de 2020.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Universidade da Maturidade representa o Tocantins em evento nacional em Santa Catarina
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA