PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado

Governo quer retirar previsão de aumento de investimento na educação

O Governo alega que o acréscimo é incompatível com a realidade financeira do Estado e tem acompanhando o difícil cenário econômico nacional, o Tocantins tende a não se recuperar em curto prazo.

Publicado em

O projeto do Governo que revoga do Plano Estadual de Educação (PEE) previsão de acréscimo no investimento da educação estadual foi encaminhado pela Mesa Diretora da Assembleia à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na manhã desta quarta-feira, dia 24. A matéria propõe retirar o item 24.5 das Estratégias para o alcance da Meta 24, que prevê a ampliação de 0,5% aos 25% constitucionais para gastos da área educacional a cada ano, perfazendo o total de 5% ao final da vigência do Plano de Educação em 2025.

O Governo alega que o acréscimo é incompatível com a realidade financeira do Estado e diz ainda que, acompanhando o difícil cenário econômico nacional, o Tocantins tende a não se recuperar em curto prazo. O projeto lembra o dever de zelar pelas demais áreas de interesse social, defendendo que o investimento na educação se limite aos 25%, conforme o artigo 212 da Constituição Federal.

A justificativa é também de que a previsão de aumento do percentual não foi previsto nas leis orçamentárias de 2015 e 2016, nem no Plano Plurianual 2016/2019. O Executivo cita ainda que a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes, à época da elaboração do Plano, não submeteu o aumento do percentual à análise dos especialistas da Secretaria do Planejamento e Orçamento, órgão que poderia orientar sobre a matéria.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Focos de calor estão concentrados em terras indígenas e à beira de rodovias
Advertisement

Estado

Prefeito de Palmas participa de solenidade de entrega dos primeiros blindados Guarani no Tocantins

Published

on

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, participou, na manhã desta quarta-feira, 16, da solenidade de entrega de duas viaturas blindadas Guarani ao 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (22º BI Mec), sediado na Capital. Estes são os primeiros blindados do modelo a integrarem o efetivo militar no Tocantins.

A cerimônia, realizada nas dependências do Batalhão, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e o comandante do 22º BI Mec, Tenente-Coronel Ribeiro Filho.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância da parceria entre o poder público e as Forças Armadas para a segurança e o desenvolvimento da região. “É um orgulho para Palmas receber esses equipamentos modernos, que fortalecem nossa defesa e demonstram o compromisso com a proteção da população”, afirmou Eduardo Siqueira Campos.

Os veículos Guarani são blindados de transporte de pessoal, com alta tecnologia, projetados para operar em diferentes tipos de terreno, contribuindo para a modernização da tropa e o aumento da capacidade operacional do Exército Brasileiro no Estado.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria da Indústria e Comércio recebe diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, em reunião de alinhamento
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA