PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governo traça ações para revitalização das casas de farinha do Tocantins

As ações estão previstas para iniciarem no dia 15 de agosto com a realização de um levantamento dos sistemas produtivos locais, diagnósticos e disponibilidades de equipamentos e custos.

Publicado em

A revitalização de casas de farinha e o desenvolvimento da produção da mandioca no Estado, foram os assuntos discutidos durante reunião realizada nesta quarta-feira, 13, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura ( Seden) com representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa), Secretaria da Agricultura  e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Ainda foi esboçado um planejamento das ações necessárias para fomentar a cadeia produtiva da mandioca no Tocantins, com foco na produção de farinha junto às associações de produtores do Estado. Para tanto, ficou definido um plano de trabalho, por meio do Arranjo Produtivo Local da Mandioca (APL), que é gerenciado pela Seden, inicialmente nas cidades de Cariri, Araguaçu e Figueirópolis.

 

As ações estão previstas para iniciarem no dia 15 de agosto com a realização de um levantamento dos sistemas produtivos locais, diagnósticos e disponibilidades de equipamentos e custos. Ainda informações sobre as condições sanitárias, de assistência técnica e extensão rural, de empreendedorismo, transferência de tecnologias e situação ambiental das casas de farinha serão levantadas junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e Vigilância Sanitária do Estado (Anvisa), dentre outros.

Leia Também:  MPE ajuíza ação para regularizar transporte escolar no município de Centenário

 

“A ideia é organizar o setor produtivo da cadeia da mandioca para promover o melhoramento da qualidade da fabricação de farinha, tornando o produto mais competitivo no mercado, melhorando a geração de renda e, consequentemente, o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras” pontou Eremilson Leite, diretor de Desenvolvimento Econômico da Seden.

 

Produção

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins produz de 15 a 18 toneladas de mandioca por hectare. Atualmente existem 37 casas de farinha ativas no Estado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto

Published

on

O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) parabenizou o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) por sua reeleição como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) com todos os 23 votos válidos. A única abstenção foi do deputado Júnior Geo (PSDB). Amelio foi reeleito em 2022 com 22.921 votos para seu quinto mandato como deputado estadual.

“Gostaria de parabenizar o deputado Amélio Cayres pela recondução à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Sua vitória com 23 por unanimidade demonstra a maturidade pautada no diálogo e no bom senso do nosso parlamento que nestes próximos dois anos e dois meses certamente continuará mantendo todos os canais abertos entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo em busca do melhor para a população do Estado do Tocantins”, disse o Governador Wanderlei Barbosa.

PERFIL

Amélio Cayres de Almeida, nasceu no dia 10 de setembro de 1961, em Érico Cardoso (BA). Veio para o Tocantins em 1976, ficando raízes na região do Bico do Papagaio. É casado há 28 anos com Genecí Pepértua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul.

Leia Também:  Governo do Tocantins amplia quantidade de salas cirúrgicas no HGP e estima aumento de 40% nos procedimentos

Em 1996, entrou para a política e foi eleito a prefeito de Esperantina – TO, sendo reeleito em 2000.

Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez e está no quinto mandato consecutivo.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022, partido do qual é 2º vice-presidente estadual, e em outubro do mesmo ano, conquistou 22.921, o quinto mais votado em todo o estado. Em fevereiro de 2023 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, com 23 votos dos 23 deputados estaduais presentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA