PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Lavar as mãos é cuidado fundamental dentro dos hospitais

A lavagem incorreta ou a falta dela pode ser a principal causa da transmissão de micoorganismos tanto de uma superfície para outra como por meio do contato direto com o paciente.

Publicado em

Dentro das unidades hospitalares, a lavagem das mãos é, sem dúvidas, um dos critérios mais importantes para evitar qualquer transmissão de bactérias, já que elas são as principais vias de transmissão de microorganismos durante a assistência prestada ao paciente. No Hospital Regional de Gurupi (HRG), profissionais são orientados, fiscalizados e passam por capacitação constante sobre os cuidados com a higiene.

 

A enfermeira, Marília Pantoja Soares, que faz parte da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, explica que dentro da unidade o profissional de saúde precisa ficar atento a esses cuidados. Lavar as mãos e higienizá-las com álcool são obrigações de cada um. “Por isso, são realizadas capacitações com os profissionais para orientá-los sobre esses cuidados e os tipos de bactérias que são transmitidas por meio das mãos”, explicou a enfermeira.

 

A lavagem incorreta ou a falta dela pode ser a principal causa da transmissão de micoorganismos tanto de uma superfície para outra como por meio do contato direto com o paciente. Por isso, os mais de 500 enfermeiros e técnicos do Hospital de Gurupi são orientados sobre esses cuidados. Além disso, nos corredores e leitos são disponibilizados álcool em gel para que a higienização seja mantida diariamente tanto por servidores, quando por pacientes e acompanhantes.

Leia Também:  Detran contribui na desarticulação de organização criminosa que revendia veículos furtados

 

“São cuidados como esses que evitam muitas doenças dentro do hospital. As pessoas podem trazer uma bactéria, como também sair com ela de dentro da unidade. Por isso, todos devem passar por esses procedimentos”, explicou o diretor do hospital, Celso de Alencar.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa assina convênio para implantação do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado no Tocantins

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu na sexta-feira, 14, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a visita institucional do presidente do Banco da Amazônia S.A. (Basa), Luiz Lessa. Além de estreitar a relação com instituição bancária, o encontro foi marcado pela assinatura de convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, e o Basa, que visa estabelecer o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) em todo o estado.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Banco da Amazônia é um grande parceiro no processo de desenvolvimento do Tocantins. “Esse convênio que assinamos agora é muito importante para a nossa economia, porque vai beneficiar pessoas que até então não tiveram acesso ao crédito, principalmente nas pequenas localidades”, pontuou o chefe do Executivo.

O programa destina-se à concessão de financiamento de investimento e ao custeio das atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, assim como implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e prestação de serviços agropecuários e não agropecuários, observadas as propostas ou os planos simples específicos, podendo os créditos cobrir qualquer demanda que possa gerar renda para a família atendida.

Leia Também:  Com escassez de água, Defensoria solicita abastecimento em Aldeia do Povo Kanela

Durante o encontro, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, destacou a importância do programa para inserir as pequenas comunidades no processo produtivo. “Esse programa do governo federal visa àquela pessoa que está dando o primeiro passo no desenvolvimento do seu negócio. Ele é importante, porque não vem somente com o crédito, é associado a um treinamento e a uma orientação do beneficiado, daí a importância da junção dos nossos esforços com o Governo do Tocantins”, salientou o presidente da instituição.

Trabalho conjunto

Para assegurar que esse crédito do Banco da Amazônia chegue até as famílias, será realizado um trabalho conjunto entre a Agência de Fomento do Estado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Por meio do convênio, o Basa repassa os recursos para a Agência de Fomento, que fará a intermediação desses recursos para o pequeno agricultor.

O presidente da Fomento, Portilho Prado, explicou que a orientação do governador Wanderlei Barbosa é que o maior número de pessoas sejam inseridas no processo produtivo. “Vamos buscar todos os agricultores familiares, indígenas, quilombolas e assentados para fazer o financiamento do programa. É um recurso que vai atingir todos, com juros subsidiados e prazos dilatados. A meta é atingir aproximadamente 15 mil pessoas em todo o estado com esse benefício”, explicou o gestor, ao complementar que, para isso, serão realizadas caravanas com o Ruraltins e o Naturatins, em parceria com os prefeitos, para que esses recursos cheguem ao maior número possível de pessoas.

Leia Também:  ATM celebra 36 anos de lutas em favor do desenvolvimento e consolidação dos Municípios tocantinense

O presidente do Ruraltins, Osires Damaso, ressaltou que o órgão é responsável pelo cadastramento dos produtores e que o Ruraltins vai dar condições jurídicas para que uma grande parcela dos pequenos produtores tenham acesso ao crédito. “O Ruraltins conta com técnicos capacitados e vamos realizar uma força-tarefa para poder levar o CAR [Cadastro Ambiental Rural] à maioria dos nossos pequenos produtores, para que possam ter acesso ao recurso. É uma iniciativa do governador Wanderlei Barbosa que vai inserir esse segmento no processo produtivo e aquecer a economia dos municípios”, concluiu.

Presenças

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura; o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; além do superintendente regional do Basa, Edmar Bernaldino; e da diretora comercial do banco, Joana Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA