PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Manifestação do Musme gera confusão com PM

Policiais Militares realizaram a retirada de faixas de protesto. Manifestantes reivindicam pagamento da data-base.

Publicado em

Nesta quinta-feira, dia 23, foi realizado mais uma manifestação na Praça dos Girassóis, pelo Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (Musme-TO). Na ocasião, houve confusão entre os manifestantes e os Policiais Militares (PM), que realizaram a retirada das faixas de protesto posicionadas na frente da Secretária de Administração (Secad).

 

O intuito da manifestação é reivindicar o pagamento da data-base referente ao ano de 2015. Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe) Cleiton Pinheiro, os policias agiram com abuso de autoridade devido determinação de retirada dos materiais e manifestantes caso contrário, eles iriam serem conduzidos até à delegacia.

 

Cleiton Pinheiro diz que, “Os sindicatos estão preparados para o enfrentamento que for necessário para garantir o pagamento da data-base dos servidores públicos”. Os manifestantes continuaram no local que estava marcado reunião entre o movimento e o Estado.  

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Banco do Brasil e Bradesco são obrigados a cumprir lei que limita o tempo de espera por atendimento
Advertisement

Estado

Em Brasília, Tocantins recebe Selo Ouro em reconhecimento a políticas educacionais do Governo do Estado na alfabetização de crianças

Published

on

O governador Wanderlei Barbosa participou nesta segunda-feira, 10, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF, da cerimônia de entrega do prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero e do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz. A premiação reconhece os esforços empreendidos pelos estados e municípios na busca pela alfabetização das crianças na idade certa.

Na solenidade, o Tocantins foi um dos estados premiados com o Selo Ouro. O governador Wanderlei Barbosa destacou o empenho do Governo do Estado, aliado aos municípios, em avançar na qualidade da educação básica. “O Tocantins foi destaque na alfabetização, com 35 municípios recebendo o Selo Ouro. Parabenizo todos os prefeitos e prefeitas pelo excelente desempenho e pelo compromisso com a educação. Fico muito feliz que nosso estado tenha conquistado esse reconhecimento tão importante. Seguiremos trabalhando juntos para ampliar ainda mais a alfabetização no tempo certo, garantindo uma educação de qualidade para nossas crianças. Essa é uma prioridade minha e sei que também é de cada gestor municipal. Minha gratidão e parabéns a todos os premiados”, expressou o governador.
O Tocantins ainda se destacou no cenário nacional ao ser prestigiado, em maio de 2023, pelo Ministério da Educação (MEC) como o que mais evoluiu ao atingir o patamar de 44% das crianças das redes públicas alfabetizadas. Em comparação com avaliações anteriores, o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2021, foi de 30 pontos percentuais abaixo do de 2023, e o de 2019 ficou 6 pontos percentuais abaixo (38%). Esse reconhecimento destaca os avanços na alfabetização infantil no estado, integrando o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Na primeira edição do Selo, foram contemplados 2.592 municípios, 13 estados e o Distrito Federal,  com o Selo Ouro. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo MEC, e a meta nacional é assegurar que, até 2030, 80% das crianças sejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. Durante o evento, foram homenageados os municípios que conquistaram o selo na categoria Ouro, além dos estados reconhecidos nas categorias Ouro, Prata e Bronze.

Entre os municípios tocantinenses reconhecidos com o Selo Ouro estão: Almas; Araguaçu; Araguaína; Araguatins; Bandeirantes do Tocantins; Bom Jesus do Tocantins; Centenário; Conceição do Tocantins; Crixás do Tocantins; Dianópolis; Dueré; Formoso do Araguaia; Guaraí; Itaguatins; Itaporã do Tocantins; Jaú do Tocantins; Oliveira de Fátima; Paraíso do Tocantins; Paranã; Pedro Afonso; Peixe; Piraquê; Ponte Alta do Bom Jesus; Porto Nacional; Presidente Kennedy; Recursolândia; Riachinho; Sandolândia; Santa Maria do Tocantins; Santa Terezinha do Tocantins; São Sebastião do Tocantins; Tabocão; Tocantinópolis; Tupirama e Xambioá.

Leia Também:  Governo do Estado entrega sede de Companhia Independente da Polícia Militar em Cachoeirinha

O secretário de Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância do Selo Nacional para o Tocantins. “Hoje colhemos os frutos dessa integração e dessa política territorial. Estado e municípios, de forma colaborativa, trabalham juntos para garantir que todas as nossas crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano. Parabéns ao governador, aos prefeitos e a toda a comunidade escolar do Tocantins por esse compromisso com a educação”, finalizou o secretário.

Programa Alfabetiza Mais Tocantins

No Tocantins, as políticas públicas de alfabetização são implementadas pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins, que tem como meta atender 78 mil estudantes dos 139 municípios. O investimento total destinado ao programa é de R$ 8 milhões, beneficiando 56 mil estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental, 22 mil crianças da educação infantil (pré-escola), 2 mil professores do ensino fundamental e 2,3 mil professores da educação infantil. As principais ações incluem formação continuada de profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de materiais estruturados para professores e estudantes e premiação de boas práticas.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa federal voltado à recomposição da alfabetização nos anos iniciais. Suas estratégias incluem a organização de um regime de colaboração entre União, estados e municípios, o monitoramento e acompanhamento de metas, o apoio técnico e financeiro para a infraestrutura das escolas públicas, a oferta de materiais didáticos para estudantes e pedagógicos para professores, a implementação de sistemas de avaliação da alfabetização e estratégias formativas com orientações curriculares. Com esses avanços, o Tocantins reforça seu compromisso com a alfabetização infantil, garantindo que cada vez mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e oportunidades para um futuro melhor.
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA