Estado
Ministro garante andamento de obras de infraestrutura do Tocantins
O ministro Maurício Quintella reconheceu a importância estratégica do Tocantins para a infraestrutura logística nacional .

O Governo do Estado tem buscado, com o governo federal, agilidade na construção de importantes obras de infraestrutura para o Tocantins. Nesta quarta-feira, 15, o governador Marcelo Miranda se reuniu com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e sua equipe técnica, para tratar das obras de três aeroportos e de rodovias federais que passam pelo Tocantins.
Marcelo Miranda pediu a priorização dessas obras nesse novo momento de gestão do governo federal. O ministro reconheceu a importância estratégica do Tocantins para a infraestrutura logística nacional e garantiu a continuidade e a agilidade nos processos relativos às obras que já estão em andamento. Maurício Quintella afirmou que o Tocantins tem portas abertas no Ministério dos Transportes.
“O Tocantins é um estado central no país, com grande produção agrícola e por onde passa grande parte das riquezas nacionais. É fundamental que a estrutura avance em aeroportos, portos, estradas e ferrovias. O governador Marcelo Miranda tem as portas abertas no Ministério dos Transportes e, hoje, nós discutimos com as equipes como podemos avançar”, afirmou o ministro Maurício Quintella.
O governador Marcelo Miranda estava acompanhado do chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; do secretário de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Sérgio Leão; e dos deputados federais Josi Nunes e Lázaro Botelho. “O ministro nos deu a certeza de que estamos apresentando bons projetos estruturantes para o Tocantins. A presença da bancada federal aqui, hoje, independentemente da cor partidária, reforça que o nosso intuito, acima de tudo, é fazer avançar esses projetos”, destacou o governador.
Aviação Regional
A ampliação da rede de aeroportos no Tocantins faz parte do Programa de Aviação Regional, criado pelo governo federal, com o objetivo de dotar o Brasil de uma rede de aeroportos regionais operando a preços competitivos. O Tocantins será contemplado com a ampliação e a reforma dos aeroportos de Gurupi e Araguaína, bem como com a construção de um aeroporto em Mateiros, para atender a demanda turística da região do Jalapão.
O projeto de Araguaína caminha para a etapa de licitação das obras de adequações na pista, que permitirá a operação de voos de maior porte. Gurupi possui um projeto pronto em fase de estudos para a construção de uma nova pista e a ampliação do terminal de passageiros. Para Mateiros, o projeto está em fase de elaboração e o ministério informou que uma companhia área já manifestou formalmente o interesse de operar voos diretos para o local.
Rodovias do Tocantins
O governador Marcelo Miranda aproveitou a oportunidade para reforçar os pedidos para andamento nas obras pendentes em rodovias do Estado: a duplicação da BR-153, no trecho que liga Aliança à Anápolis; a duplicação da BR-010, no trecho entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins; a construção da BR-242, conhecida como Transbananal, que ligará o Tocantins ao estado do Mato Grosso; e o início das obras na ponte de Xambioá. Todas essas obras já têm projetos em andamento no Ministério, em diferentes etapas, algumas com recursos já garantidos.

Estado
Governador Wanderlei Barbosa assina convênio para implantação do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado no Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu na sexta-feira, 14, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a visita institucional do presidente do Banco da Amazônia S.A. (Basa), Luiz Lessa. Além de estreitar a relação com instituição bancária, o encontro foi marcado pela assinatura de convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, e o Basa, que visa estabelecer o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) em todo o estado.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Banco da Amazônia é um grande parceiro no processo de desenvolvimento do Tocantins. “Esse convênio que assinamos agora é muito importante para a nossa economia, porque vai beneficiar pessoas que até então não tiveram acesso ao crédito, principalmente nas pequenas localidades”, pontuou o chefe do Executivo.
O programa destina-se à concessão de financiamento de investimento e ao custeio das atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, assim como implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e prestação de serviços agropecuários e não agropecuários, observadas as propostas ou os planos simples específicos, podendo os créditos cobrir qualquer demanda que possa gerar renda para a família atendida.
Durante o encontro, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, destacou a importância do programa para inserir as pequenas comunidades no processo produtivo. “Esse programa do governo federal visa àquela pessoa que está dando o primeiro passo no desenvolvimento do seu negócio. Ele é importante, porque não vem somente com o crédito, é associado a um treinamento e a uma orientação do beneficiado, daí a importância da junção dos nossos esforços com o Governo do Tocantins”, salientou o presidente da instituição.
Trabalho conjunto
Para assegurar que esse crédito do Banco da Amazônia chegue até as famílias, será realizado um trabalho conjunto entre a Agência de Fomento do Estado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Por meio do convênio, o Basa repassa os recursos para a Agência de Fomento, que fará a intermediação desses recursos para o pequeno agricultor.
O presidente da Fomento, Portilho Prado, explicou que a orientação do governador Wanderlei Barbosa é que o maior número de pessoas sejam inseridas no processo produtivo. “Vamos buscar todos os agricultores familiares, indígenas, quilombolas e assentados para fazer o financiamento do programa. É um recurso que vai atingir todos, com juros subsidiados e prazos dilatados. A meta é atingir aproximadamente 15 mil pessoas em todo o estado com esse benefício”, explicou o gestor, ao complementar que, para isso, serão realizadas caravanas com o Ruraltins e o Naturatins, em parceria com os prefeitos, para que esses recursos cheguem ao maior número possível de pessoas.
O presidente do Ruraltins, Osires Damaso, ressaltou que o órgão é responsável pelo cadastramento dos produtores e que o Ruraltins vai dar condições jurídicas para que uma grande parcela dos pequenos produtores tenham acesso ao crédito. “O Ruraltins conta com técnicos capacitados e vamos realizar uma força-tarefa para poder levar o CAR [Cadastro Ambiental Rural] à maioria dos nossos pequenos produtores, para que possam ter acesso ao recurso. É uma iniciativa do governador Wanderlei Barbosa que vai inserir esse segmento no processo produtivo e aquecer a economia dos municípios”, concluiu.
Presenças
Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura; o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; além do superintendente regional do Basa, Edmar Bernaldino; e da diretora comercial do banco, Joana Lima.
-
Estado5 dias atrás
Protagonismo feminino é tema de palestra da Mineratins em evento comemorativo ao Dia das Mulheres
-
ESPORTES5 dias atrás
Final do “Viva o Futebol” reúne maiores campeões em Porto Nacional
-
SAÚDE6 dias atrás
Projeto de Lei do deputado Júnior Geo garante fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas
-
ESPORTES6 dias atrás
Deputado Gutierres através do Instituto Gratidão Tocantins inicia a semana lançando o novo Centro de Treinamento que atenderá mais de 300 crianças em Gurupi
-
Estado4 dias atrás
Corregedoria-Geral da Justiça discute com prefeituras avanços nos processos de regularização fundiária no Tocantins
-
CIDADES6 dias atrás
Não Perca! Última chance de aproveitar até 35% de desconto e concorrer a carros, motos e outros prêmios
-
Estado6 dias atrás
Semana Justiça pela Paz em Casa nesta segunda-feira (10/3)
-
POLÍCIA6 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa lança edital do concurso da PMTO com inscrições a partir de 17 de março