Estado
MPE participa de reunião sobre aumento da tarifa de energia elétrica
Objetivo foi dar andamento à discussão que envolve o Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público Federal para apurar possíveis irregularidades no aumento da tarifa de energia elétrica.
O Ministério Público Estadual (MPE), representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Caocon), a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D’Alessandro, participou na tarde desta segunda-feira, 15, na sede do Ministério Público Federal (MPF), de uma reunião que tratou sobre o aumento da tarifa de energia elétrica no Tocantins. Além do MPE e MPF, estiveram presentes representantes da Defensoria Pública Estado, Defensoria Pública da União, Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Tocantins (OAB/TO) e Assembleia Legislativa.
A reunião teve como objetivo dar andamento à discussão que envolve o Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público Federal com o fim de apurar possíveis irregularidades no aumento da tarifa de energia elétrica repassado pela Energisa em julho deste ano. O aumento de 13,75% foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para subsidiar os trabalhos, a coordenadora do Caocon, Araína D’Alessandro apresentou ações civis públicas ajuizadas pelas Promotorias de Justiça do Tocantins com a finalidade de regularizar os serviços de fornecimento de energia elétrica em diversas cidades do Tocantins, bem como sentenças condenatórias que atestam vícios de qualidade no fornecimento do serviço.
O Procurador da República do MPF, Fernando Antônio Alencar Alves Oliveira Júnior, destacou a reunião com o presidente do Conselho de Consumidores do Tocantins, Rudnei Fonseca, a fim de obter dados para subsidiar o procedimento.
Na ocasião, a Defensoria Pública Estadual comprometeu-se em realizar um levantamento sobre reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor contra a concessionária de energia elétrica.
Estado
Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins
O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou Decreto que altera o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS) que visa isentar os criadores de peixe em cativeiro do pagamento do imposto. Com o Decreto, ficam isentos da tributação as operações internas e interestaduais de pescados criados no Tocantins, sejam frescos, resfriados ou congelados, bem como, suas carnes e partes in natura.
O Governador destacou que essa Lei é importante para impulsionar o setor, que vem experimentando um crescimento significativo no Estado, mas precisa desse benefício para crescer ainda mais, gerar emprego e, automaticamente, o desenvolvimento da piscicultura e do Tocantins. “Essa Lei vai permitir que aqueles que criam peixe em cativeiro possam comercializar sem imposto. É mais um incentivo do nosso Governo para crescer essa vertente e melhorar a vida dos tocantinenses”, enfatizou o governador Wanderlei Barbosa.
-
Em Pauta7 dias atrás
Diego Marinho Assume a Secretaria Municipal de Relações Institucionais
-
CIDADES7 dias atrás
Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério
-
PROCESSO SELETIVO6 dias atrás
UFT lança Edital de Abertura do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025/1
-
EDUCAÇÃO7 dias atrás
Município nomeia aprovados no concurso da Educação
-
PALMAS6 dias atrás
Taquari Conta com Nova Subprefeita: Valtonia Gonçalves dos Santos
-
PARLAMENTAR7 dias atrás
José da Guia é empossado vereador na Câmara de Araguaína; sessão extraordinária aprova projeto do IMPAR
-
GERAL7 dias atrás
Em primeira ação, Projeto Produtivo do Município atende produtores do Taquari
-
GERAL6 dias atrás
Com investimento de cerca de R$ 300 milhões nos últimos anos, Palmas é a melhor capital em saneamento básico da região norte